Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de janeiro, de 2023 | 12:11

Governo estuda proposta de fundo para segurar alta nos preços dos combustíveis

Divulgação Petrobras
A nova diretoria da petroleira será comandada pelo presidente, Senador pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, cujo nome foi confirmado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre SilveiraA nova diretoria da petroleira será comandada pelo presidente, Senador pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, cujo nome foi confirmado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Medida provisória publicada segunda-feira (2), prorroga a desoneração dos impostos federais (PIS/Pasep e Cofins ) incidentes sobre os combustíveis até o fim do mês que vem. Anteriormente, a medida editada pelo governo Bolsonaro iria terminar no domingo.

Com a decisão do atual governo, impostos federais que são aplicados nos preços da gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular permanecem zeradas até 28 de fevereiro. A MP também zerou a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) sobre a gasolina pelo mesmo período.

Para os preços do diesel, o biodiesel, o gás natural e o gás de cozinha, a isenção de imposto foi prorrogada até o fim do ano.

Questionado sobre as medidas nesta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a medida serve para dar tempo à nova diretoria da Petrobras para tomar posse e definir, com calma, uma nova política de preços para os combustíveis, que possa 'suavizar' a alta de preços esperada com a retomada da tributação.

A nova diretoria da petroleira será comandada pelo presidente, Senador pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, cujo nome foi confirmado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Prates é um empresário que atua nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais

Haddad afirmou que o presidente Lula quer tomar a decisão sobre a incidência dos impostos sobre os combustíveis quando a diretoria sob o comando de Prates tomar posse. Prates já tinha afirmado que a prorrogação é uma "trégua" na tributação.

Fernando Haddad era contra a manutenção da desoneração concedida pelo governo anterior. A volta da cobrança dos impostos representaria aos cofres públicos a arrecadação de aproximadamente R$ 53 bilhões somente em 2023.

Entretanto, o novo presidente da Petrobras, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, pediram que a desoneração fosse estendida. A ideia é evitar reclamação da população na estreia do novo governo.

A proposta em estudo no governo é a criação de um fundo para conter a pressão pela alta dos combustíveis. A ideia é embrionária ainda, sem decisão. Prates da Petrobrás, já afirmou a jornalistas que a política de preços dos combustíveis é "assunto de governo, e não apenas de uma empresa de mercado", mas ponderou que a empresa vai se ajustar às diretrizes que o governo determinar.

"Todos neste processo irão levar em conta a conciliação entre ter vantagem de se produzir petróleo e combustíveis no Brasil e o retorno do investimento de acionistas e parceiros", concluiu. (Com agências)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer

03 de janeiro, 2023 | 14:18

“Interessante, pois essa foi exatamente a mesma proposta do Paulo Guedes no ano passado.”

Envie seu Comentário