28 de janeiro, de 2023 | 10:39
Prefeitos da região se reúnem com IBGE para ampliar números de recenseadores e concluir Censo 2022
Divulgação
O encontro aconteceu em Fabriciano, a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius; Na cidade, ACS já ajudam na sensibilização da população para responder questionários
O encontro aconteceu em Fabriciano, a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius; Na cidade, ACS já ajudam na sensibilização da população para responder questionários
Os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço seguem num esforço conjunto para concluir e revisar o Censo 2022. Nesta sexta-feira, 27/1, os chefes dos Executivos de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso se reuniram com representantes da Superintendência do IBGE no Estado de Minas Gerais.
O objetivo foi buscar alternativas para assegurar a contagem correta da população, evitando a perda de repasses federais aos municípios e prejuízos na elaboração de políticas públicas locais. O encontro aconteceu a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius.
Na ocasião, a Superintendente do IBGE do Estado, Maria Antônia Esteves informou sobre a chegada de novos recenseadores e continuidade dos trabalhos no Vale do Aço até o final de fevereiro. Apenas para Fabriciano, serão 17 novos agentes censitários.
O IBGE produz dados para colocá-los à disposição da sociedade, serem materializados em políticas públicas. Por isso, estamos aqui hoje, junto com os municípios, para garantir que as informações estejam corretas, em conformidade com a realidade da região. Todas as rotas e dados coletados até então serão revisadas; domicílios revisitados e novos recenseadores já chegaram ao Vale do Aço”, informou Maria Antônia Esteves.
O anfitrião da reunião, Dr. Marcos Vinicius, agradeceu ao IBGE e aos prefeitos do Vale do Aço que de pronto atenderam ao chamado e se uniram para buscar soluções para saber qual é a população real dos municípios da região. A importância dessa reunião é o fortalecimento das políticas públicas da região metropolitana do Vale do Aço. Há duas semanas, estive com a Superintendente do IBGE do Estado e ela também se mostrou preocupada com os dados do Vale do Aço. Daí nasceu esta necessidade da reunião de alinhamento para firmar um termo de parceria e cooperação”, disse.
No encontro estavam presentes os prefeitos de Ipatinga, Gustavo Nunes; Santana do Paraíso, Bruno Morato; e o secretário de Fazenda de Timóteo, Wanderson Moura, representando o prefeito Douglas Willkys. Também participaram da reunião representantes do IBGE que coordenam os trabalhos do Censo 2022 na região e respectivos municípios e das Secretarias de Governança Política e de Desenvolvimento Econômico de Fabriciano.
Cooperação de todos
À exemplo de Fabriciano, os municípios firmaram convênios de cooperação com o IBGE para colocar um efetivo maior de recenseadores nas ruas. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ajudam no trabalho no trabalho de sensibilização da população; ações de comunicação foram reforçadas; e as visitas podem ser agendadas, inclusive aos finais de semana e à noite.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes elogiou a iniciativa e também corre contra o tempo” para vencer a resistência de alguns moradores em responder o Censo 2022 e concluir os trabalhos.
Agradeço a iniciativa do prefeito Dr. Marcos Vinicius, que também preside a AMM, em trazer representantes do IBGE do Estado, traçar estratégias juntos aos prefeitos da região, traçar estratégias conjuntas e garantir a conclusão do Censo 2022. Estamos num esforço para ampliar o efetivo nas ruas. Mas é preciso que a população receba bem os recenseadores e ajude na realização do seu trabalho, que é fundamental para a cidade”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Anônimo
30 de janeiro, 2023 | 11:19Primeiro tinha que pensar em pagar quem trabalhou realizando o CENSO e nao recebeu o pagamento que já ultrapassou 3 meses.”
Paulo
28 de janeiro, 2023 | 18:29As fakes news bolsonaristas e com aval de alguns destes prefeitos atrapalharam o trabalho dos recenseadores. Agora querem correr atrás do prejuízo. Pq precisam do FMP.”
Marcos Antonio
28 de janeiro, 2023 | 12:56Se estes esforços das prefeituras de sensibilizar a populaçao estivesse sido feito antes de iniciar o CENSO,hoje nao estaria nesta situaçao. Ficaram preocupados com eleiçoes e copa do mundo,ai deu nisto.”