17 de fevereiro, de 2023 | 07:20
Tigre enfrenta o América em busca da primeira vitória no Ipatingão
Waldecy Castro
Fora dos três primeiros jogos por uma lesão na coxa, Rafael Grampola deve estrear com a camisa do Tigre hoje
Fora dos três primeiros jogos por uma lesão na coxa, Rafael Grampola deve estrear com a camisa do Tigre hoje
Com um empate, uma derrota, uma vitória e dois jogos atrasados em relação aos adversários, o Ipatinga busca na noite desta sexta-feira (17) seu primeiro triunfo dentro de casa. O desafio é difícil, já que vai encarar o América, que busca classificação antecipada à semifinal do Campeonato Mineiro. O jogo será às 21h30, no Ipatingão.
A preparação para este duelo contou com dois treinos seguidos no Ipatingão, na quarta (15) e quinta-feira (16). A novidade para o time quadricolor deve ser a presença do centroavante Rafael Grampola entre os titulares. Ele recuperou-se de uma lesão na coxa e já trabalha normalmente com os demais companheiros.
Embora o lateral Bruno Santos tenha sentido um incômodo na coxa direita no jogo da última rodada, ele está em condições e deve começar jogando.
Os ingressos para a partida ainda estão à venda por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), nos seguintes locais: Casas Globo Canaã, JCE SPORTS - Bom Jardim, Sapatos Club - Cidade Nobre, Quiosque Boachá - Parque Ipanema, Point do Esporte - Centro e Coronel Fabriciano, Quiosque Central Nutrition Shopping, Santos Refrigeração Panorama e Vale Grill - Bom Retiro.
Times
O técnico Waguinho Dias vai manter a equipe que vem jogando e deve fazer modificações somente no ataque, com Rafael Grampola no lugar de Danilo Mariotto. Com isso, o Tigre entra em campo com Gabriel; Carlos Daniel, Mailson, Luanderson Moraes e Bruno Santos; Netinho, Luanderson Silva e Chiquinho; Nadson, Rafael Grampola e Márcio Júnior.
Se repetir o time que venceu o Democrata-GV na última rodada, Vagner Mancini deve escalar o América com Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Danilo Avelar e Nicolas; Alê, Juninho e Benitez; Aloísio, Felipe Azevedo e Matheusinho.
Arbitragem
Paulo César Zanovelli, Marcyano Vicente e Helen Aparecida formam o trio de arbitragem. O VAR será comandado por Vinícius Gomes.
Classificação antecipada
Enquanto o Ipatinga busca a primeira vitória em casa, o América vai atrás do quinto triunfo e da vaga antecipada à semifinal. Líder do grupo B com 13 pontos, um resultado positivo hoje garante o Coelho no mata-mata faltando ainda duas rodadas para o fim da fase classificatória.
Isso ocorre porque a Caldense, vice do grupo do América, tem apenas quatro pontos e chegaria somente a 13 caso vença todos os seus compromissos. Com isso, um empate diante do Ipatinga é suficiente para o Coelho chegar a 14 pontos e se garantir na semi.
Além disso, o América tem a chance de se manter como líder geral. O clube americano tem saldo maior que o Atlético, líder do grupo A. Se fechar a primeira fase como melhor geral, terá vantagem de decidir a semifinal e a final em casa; além de poder empatar os dois jogos ou vencer uma partida e perder a outra pela mesma diferença de gols.
Waldecy Castro
Waguinho Dias: respeito ao poderio do América, porém acreditando no potencial do Tigre
Waguinho Dias: respeito ao poderio do América, porém acreditando no potencial do Tigre
Waguinho exalta qualidade do América, mas anuncia Tigre ''propositivo''
Antes do treinamento apronto desta quinta-feira no Ipatingão, o treinador do Tigre, Waguinho Dias, falou sobre sua expectativa em relação ao jogo diante do América. Waguinho exaltou a estrutura do clube da capital, refletida na formação e desempenho da equipe dentro de campo há alguns anos, a ponto de ser, até então, líder da fase inicial do Mineiro.
Segundo o técnico do Tigre, por essas e demais razões, como a organização administrativa do América, o adversário merece ser respeitado e receber toda atenção.
Trata-se do líder da competição, um clube estruturado em todos os setores, que nem precisa ficar exemplificando. Temos que atuar com toda atenção e seriedade que um jogo deste porte requer. Entretanto, meu time não deixará de jogar, não deixará de ser propositivo. Seremos organizados em campo e buscaremos o gol adversário, não ficaremos lá atrás esperando por contra-ataques. A torcida, que, espero, venha nos apoiar novamente em grande número, pode esperar uma equipe aguerrida e pronta para fazer um bom espetáculo. Esse é um jogo bom de se jogar, importante sob todos os aspectos”, afirmou.
Com quatro pontos no Grupo C, em três jogos, o Ipatinga ficaria numa posição privilegiada em matéria de possibilidade de classificação à semifinal caso vença este duelo contra o Coelho. Depois deste confronto, terá mais quatro jogos: Villa Nova na próxima quarta-feira (22), em Nova Lima; Pouso Alegre, dia 25, em casa; Patrocinense, dia 1/3, em casa; Athletic, dia 4/3, fora. Pelos cálculos atuais, com 14 ou 15 pontos a equipe poderia chegar à semifinal, ainda que seja como a segunda melhor classificada na contagem geral de pontos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]