18 de fevereiro, de 2023 | 07:33
Situação da ponte metálica sobre o rio Doce é alvo de reclamação de motoristas
A ponte metálica sobre o rio Doce na BR-458, entre Santana do Paraíso e Caratinga, está com ondulações nas laterais do tabuleiro, nos dois sentidos, e com buracos nos meios da ponte, causando danos aos veículos e com riscos de acidentes. Esses problemas são antigos, a ponte já passou por várias reformas e as irregularidades na pista sempre voltam.
O aposentado Adilson Teixeira Bergue, o Preto Pescador, de 65 anos, contou ao Diário do Aço que mora no bairro Porto Seguro, em Caratinga, e trafega diariamente pela ponte metálica, que na avaliação dele está em situação lamentável. Nós que somos usuários da via só temos que lamentar, porque é buraco atrás de outro. Se desvia de um, cai em outro. Essa semana mesmo eu gastei R$ 400 com conserto do meu carro. Eu evitei de bater em um caminhão, que vinha na contramão, e acabei passando por cima de um buraco, causando alguns estragos no meu veículo”, explicou.
Adilson Teixeira afirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deveria resolver essa situação da ponte metálica o quanto antes. Nesse trecho passam milhares de veículos todos os dias. Fica difícil assim porque pagamos caro com impostos e não temos condições de tráfego seguro em uma ponte. Então o descaso do Estado com o usuário é muito grande”, lamentou.
Motoristas de ônibus e caminhões também já enviaram mensagens ao jornal alertando para os riscos de acidentes. Não há condição de tráfego em toda a largura da ponte. Com isso, os veículos estão cada vez mais espremidos no centro do tabuleiro. Às vezes é preciso parar, para evitar acidente”, alerta um motorista de ônibus.
Resposta
Em nota enviada ao Diário do Aço, na tarde de sexta-feira (17), o Dnit informou que o trecho citado é coberto por contrato de manutenção, e que a empresa responsável pelos trabalhos se encontra neste momento no segmento rodoviário para verificar e corrigir esses problemas”.
Problema antigo
Em dezembro de 2015, o Diário do Aço noticiou que a situação da ponte metálica já estava ruim, com buracos no asfalto sobre o tabuleiro de aço. Em diversos pontos, a massa asfáltica não existia e restava somente a chapa metálica à mostra da ponte. No dia 2 de novembro de 2020, outra notícia sobre a situação da estrutura foi divulgada. Já no dia 5 de novembro de 2020, o Dnit realizou obras paliativas no local para tapar os buracos ao longo da ponte metálica, conforme noticiado. Dois anos depois, a ponte aguarda uma nova intervenção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Esio de Assis Viana
18 de fevereiro, 2023 | 19:21Deus ajude que não aconteça nenhum acidente fatal mas se acontecer tomara que seja com um familiar de alguém do Dnit ou de algum político.”
Esio de Assis Viana
18 de fevereiro, 2023 | 19:17Essa ponte tá uma calamidade a muitos anos e os políticos não resolvem. Corremos o risco do Vale do Aço ficar isolado.”
Anonimo
18 de fevereiro, 2023 | 16:03enquanto nao houver uma tragedia nao vao mudar isso ai...e o brasil dos politicuuzz ricos !!!”
Jones
18 de fevereiro, 2023 | 13:29Quem atravessa a ponte caminhando, percebe que o tempo de uso resultou em processo evidente de elevada trepidação estrutural.”
Edimir Rodrigues
18 de fevereiro, 2023 | 12:49E pensar que o ministro exemplo da infraestrutura de Bolsonaro eleito governador de São Paulo era aplaudido como o melhor. As estradas todas estão ruins, ídolo de pano.”
Jgassis
18 de fevereiro, 2023 | 07:55Nós, que constantemente passamos por esta ponte, sabemos do risco que corremos em cada travessia. Quando é feita a noite então, o risco é maior ainda, pois nem sempre é possivel desviar dos buracos.
Creio que as autoridades irresponsáveis pela ponte estão a espera de uma notícia que uma tragédia com a queda de um ou mais carros caindo dentro do rio.”