23 de março, de 2023 | 09:21
Após privatização, empresa que assumiu portos no Espírito Santo anuncia aumento de 1.800% em tarifas
Divulgação
VPorts anunciou que a partir desta semana passa de R$ 1.103,50 para R$ 18.729,65 taxa para navios utilizarem os portos que comprou em leilão
VPorts anunciou que a partir desta semana passa de R$ 1.103,50 para R$ 18.729,65 taxa para navios utilizarem os portos que comprou em leilão
A VPorts, empresa que comprou em leilão de privatização a antiga Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), anunciou que a partir desta semana passa de R$ 1.103,50 para R$ 18.729,65, a taxa cobrada por navio que ancora em seus portos. A aumento é de 1.800% e gerou preocupação entre os empresários capixabas e mineiros, que são os maiores clientes dos serviços nos portos capixabas. Em nota enviada ao jornal Diário do Aço, a empresa explica que o ajuste em questão visa reequilibrar a divisão de custos pela utilização do VTMIS - sistema de monitoramento e gestão do tráfego marítimo que funciona todos os dias da semana.
Os empresários alertam que a decisão da Vports criou uma forte pressão, levando os sindicatos a marcarem uma reunião urgente com representantes do setor para definir como o nicho atuará diante da decisão de reajuste. A VPorts explicou que a taxa engloba todos os navios que acessam o Complexo Portuário de Vitória e Tubarão.
O caso foi parar no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira, o deputado federal Elder Salomão (PT-ES) ocupou a tribuna para questionar os efeitos da privatização dos portos no seu estado. O deputado mostrou uma manchete de jornal de 25 de abril de 2022 em que o governo federal afirma que a privatização dos portos no Espírito Santo iria proporcionar uma redução das tarifas portuárias em até 65%. Dessa forma, a Codesa foi privatizada pelo governo Bolsonaro em março de 2022.
Pois vejam a manchete de hoje (22/3), menos de um ano depois: Taxa para navios sobe 1.800% no Espírito Santo em todos os portos. Quem tá dizendo isso são empresários que atuam na atividade portuária. Estão dizendo que este aumento das tarifas vai gerar demissões e encarecimento dos produtos para o consumidor. Olha aí, povo brasileiro, e povo capixaba o que fez o governo anterior. As tarifas portuárias onde a Codesa foi privatizada há seis meses hoje é enunciado aumento de 1.800%. E quem vai pagar essa conta? É a população brasileira, porque os empresários estão dizendo que vai ter demissão e aumento de preços dos produtos que passam por esses portos”, disparou o deputado.
Para o deputado, seguidas decisões que beneficiaram grupos empresariais levaram à condição em que a inflação voltou a subir e, para conter a alta da inflação, aumentaram os juros, o que pesa no bolso do consumidor, obrigado a reduzir o consumo.
Privatização em março de 2022
Conforme publicado pelo jornal A Gazeta, em 30 de março de 2022, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) foi vendida por R$ 106 milhões à Quadra Capital, representada pela FIP Shelf 119 Multiestratégia, em leilão. O projeto de privatização havia recebido duas propostas, sendo a outra do Consórcio Beira Mar .
Conforme o governo federal, esse foi o primeiro leilão de uma estatal do setor portuário no país e servirá como um tipo de teste” para privatização de outros portos, inclusive o de Santos (SP). Além de arrematar a Codesa, a empresa também assumiu a concessão do Porto de Vitória e do Terminal de Barra do Riacho (Aracruz), num contrato de 35 anos, em que estão previstos investimentos de R$ 850 milhões, dos quais, R$ 335 milhões na ampliação dos portos.
Nota oficial da VPorts
A Vports esclarece que, desde o início da atividade como autoridade portuária privada, em setembro de 2022, tem cumprido todas as obrigações contratuais, reafirmando seu compromisso com o aumento da qualidade dos serviços prestados, com a redução do custo de movimentação de carga pelos usuários dos portos administrados e com a promoção do desenvolvimento social e econômico em sua área de atuação.
A empresa reforça que a nova estrutura tarifária foi pensada para trazer economia ao usuário do Porto Organizado, viabilizando preços menores e operações mais rápidas e eficientes e que conforme deliberado pela ANTAQ, vigerá apartir de 17.05.23.
O ajuste em questão visa reequilibrar a divisão de custos pela utilização do VTMIS - sistema de monitoramento e gestão do tráfego marítimo que funciona todos os dias da semana, 24 horas, registrando posicionamento via câmeras e radares instalados em pontos estratégicos, reforçando a segurança por meio da mitigação dos riscos de acidentes, tráfico de drogas, prostituição e furtos nos navios que esperam para atracar no complexo portuário de Vitória e no Porto de Tubarão. Vale ressaltar que as embarcações que acessam o Porto Organizado já têm os custos do serviço incluído nas tabelas de utilização direta e não precisarão pagar a tarifa específica do VTMIS.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
José
24 de março, 2023 | 15:40Quanta desinformação...”
Marcelo José Pereira
23 de março, 2023 | 18:26MINAS ENTREGOU TUDO...PARA INGLATERRA E BÉLGICA ...... MINEIROS E A INCOMPETÊNCIA DA BR 381.. ????????
OLHO GRANDE DOS MINEIROS... VÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS...”
Ipatinguense
23 de março, 2023 | 14:59Que paulada! O problema é que isso tem repercussão além das fronteiras do estado. Pois o capixaba bem que merece...”
Pronto Falei
23 de março, 2023 | 10:43Estado burro. Privatiza correio, Petrobras, BB e Caixa. Privatiza que melhora! Mas esses empresários capixabas camisa verde/amarela são um bando de comunistas mesmo, reclamando da política de livre mercado. Vê se pode!
"contem ironia"”
Marcelo Costa
23 de março, 2023 | 09:40Privatiza que melhora. Vou mandar um salve para os gestores de Ipatinga que estão querendo tirar a Copasa para por uma suposta empresa alternativa. Estão lendo essas notícias? E os vereadores? E o Ministério Público?”