Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de março, de 2023 | 11:59

Prefeito de Ipatinga fala sobre o caso Yuri

Gustavo Nunes afirmou à imprensa que a administração municipal não negou o medicamento à criança e nem mesmo entrou com ação para impedir o fornecimento

Stéphanie Lisboa
Na manhã desta sexta-feira a imprensa foi recebida pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), para esclarecer o assunto Na manhã desta sexta-feira a imprensa foi recebida pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), para esclarecer o assunto

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), falou à imprensa regional a respeito do caso do menino Yuri, de seis anos, que repercute nas mídias sociais desde a quarta-feira (22). Gustavo rebateu a informação, divulgada em um vídeo, de que a administração municipal teria negado o medicamento para a criança.

“Não é verdade que a prefeitura negou esse medicamento para o Yuri, também não é verdade que a prefeitura entrou com uma ação para impedir o fornecimento desse medicamento para o Yuri, muito pelo contrário, aqui nós temos a consciência, seguimos a legislação, e decisão judicial se cumpre”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, em Ipatinga há casos de pessoas que conseguiram, por meio de decisão judicial, o fornecimento do Canabidiol, mesmo medicamento do qual depende o menino. “Aqui nós temos alguns casos de pessoas que conseguiram uma decisão judicial para o fornecimento, pelo município, do medicamento à base do Canabidiol, e está sendo fornecido”.

O caso
O caso Yuri começou a circular nas mídias sociais a partir de um vídeo, publicado no dia 22 de março, na página do Instagram do médico neurologista infantil Marcone Oliveira.

Nele, o profissional apresentava o quadro de saúde do menino Yuri, diagnosticado como hemimegalencefalia. Contava sobre os procedimentos já adotados no tratamento dele, como uma cirurgia, e ressaltava a necessidade de a criança conseguir o Canabidiol, remédio derivado da cannabis sativa, principalmente para controlar as convulsões frequentes que o menino tinha.

Segundo Marcone, o garoto ganhou o direito ao medicamento, mas não teve acesso. “O Yuri chegou até a ganhar esse medicamento, mas infelizmente ele não conseguiu ter acesso a esse medicamento. Porque a prefeitura de Ipatinga rejeitou e entrou com um processo contra”, disse o neurologista no vídeo.

Ação judicial
Gustavo informou à imprensa que a ação judicial da família foi encerrada. “A pedido do Ministério Público o juiz encerrou essa ação. Uma coisa eu posso garantir: não foi por um pedido ou por uma ação da Prefeitura Municipal de Ipatinga”.

Ajuda à família
Indagado sobre como o Executivo estaria ajudando a família de Yuri, o prefeito garantiu que entraria em contato com os envolvidos para explicar a situação e oferecer uma orientação. “Vamos agora entrar em contato com a família e falar que essa ação foi encerrada não pelo município, mas pelo poder Judiciário a pedido do Ministério Público. Nós podemos orientar a família para entrar com uma nova ação”, disse.

Esclarecimento
Junto do vídeo feito pelo médico, circulou também nas mídias sociais a reprodução de uma imagem em que o gestor municipal afirmava a um seguidor, por mensagem, que o medicamento solicitado pela família de Yuri seria proibido no Brasil. Gustavo reconheceu o erro. “Eu me equivoquei naquela resposta, assumo esse erro aqui publicamente para todas as pessoas”, esclareceu. E reforçou: “peço perdão em relação a isso, o medicamente não é proibido, mas os municípios de um modo geral no Brasil inteiro precisam de uma ordem judicial para fazer a aquisição do medicamento”.

Ofensas
Durante a entrevista coletiva, Gustavo Nunes relatou ter sofrido ataques pessoais, não só a ele, mas especialmente a sua filha, com a repercussão do caso. “O problema não sou eu receber ataques pessoais, quer xingar o prefeito, falar que quer matar o prefeito, pode falar à vontade, não tem problema não, agora partir para minha família, para minha filha de quatro anos, aí não”, lamentou.

Live
No início da tarde desta sexta-feira, o médico e a mãe de Yuri fizeram uma transmissão on-line para esclarecer algumas informações a respeito do caso. Uma boa notícia foi divulgada, graças à comoção e solidariedade da população, a família conseguiu um valor, não informado, suficiente para arcar com a compra do medicamente, que custa cerca de R$ 2 mil por mês, pelos próximos anos.

A mãe de Yuri, Naiara Moisés e o neurologista, Marcone Oliveira, explicaram que o intuito da gravação não foi denegrir a imagem do Executivo, mas ajudar Yuri. Naiara disse que a família vai mover nova ação judicial para conseguir o remédio para o filho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juquinha

24 de março, 2023 | 23:53

“Não precisa falar nada mas dá prefeitura de Ipatinga-mg,somente negativas.”

Marilene

24 de março, 2023 | 15:31

“Saúde está péssima!
Há mais de dois anos estou sem tratamento adequado para o meu pé que sofreu fratura em buracos de uma praça no Centro de Ipatinga.
Não adiantou protocolar processo administrativo.
Melhor período de boa saúde do município foi no período Quintão. Faço tratamento continuados e sei bem avaliar, indiferente de preferência política.
Só para pensar: a UPA foi construída de fato, para atender a demanda dos munícipes?
Claro que não.
E atende a outros municípios.
Vejam a UPA de Coronel Fabriciano, Município com menor arrecadação fazendária.”

Emerson

24 de março, 2023 | 13:34

“Mesma situação do caso Davi... Prefeitura não estava auxiliando em nada até o pessoal começar a criticar o sr.prefeito e ele se render a negatividade da repercussão e começar a auxiliar. Se não colocar pressão não funciona. Fazem quando querem essa é a verdade. Postos sem remédio, saúde tá um caos prefeito.”

Patriota

24 de março, 2023 | 13:34

“Em briga de bolsonaristas, esquerdopatas não devemos meter a colher.
Paga os medicamentos do Yuri e do João Victor e não se fala mais nisso. 2024 vossa excelência poderá colher os frutos nas urnas eletrônicas. Fraudadas? Lógico que não! As fraudes só ocorrem no 2° turno e contra o Bolsonaro. E o datapovo? E a Terra Plana? E a vacina com chip chinês? E os 80 maiores empresários bolsonaristas do Brasil, inclusive Joesley e Wesley Batista, da JF/JBS, na comitiva do Presidente Lula em visita à China Comunista? O Capitalismo não tem ideologia, nem em Pindorama. ADOOOOOOROOOOOOO!!!”

Gisele

24 de março, 2023 | 13:17

“Minha filha depende de medicação de alto custo e pela justiça a prefeitura tem que fornecer mas a mesma não fornece desde outubro. Só quem passa por isso sabe a luta que é.”

Humberto Hott

24 de março, 2023 | 13:00

“Sr. Prefeito, se é verdade que a prefeitura atende as decisões judiciais, porque não pagou o retroativo aos aposentados e pensionistas ainda? Há decisão transitada para o pagamento imediato. Quem casa com a viúva, cuida dos filhos”

Marcel

24 de março, 2023 | 12:49

“Quem acusa tem que provar,entao que o medico prove atraves de documentos validados que a prefeitura rejeitou e entrou com um processo contra.Simples assim.”

Helenice Ferreira de Souza

24 de março, 2023 | 12:40

“Para compartilhar essa notícia use o link: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0105337-prefeito-de-ipatinga-fala-sobre-o-caso-yuri.
Isto não procede, há quase dois anos a prefeitura vem descumprindo uma ordem judicial em reação a medicamentos do meu filho joao victor , medicamentos esses que é imprescindível pra vida dele.
Trabalho dia e noite pra compra o mesmo.”

Envie seu Comentário