30 de setembro, de 2021 | 14:17
Metade da população adulta de Minas completou o esquema de vacinação contra a covid
Imprensa MG
Todas as 14 macrorregiões de Saúde foram autorizadas a continuar na fase mais flexível do plano Minas Consciente
Todas as 14 macrorregiões de Saúde foram autorizadas a continuar na fase mais flexível do plano Minas Consciente
Mais de 50% dos mineiros adultos estão imunizados com as duas doses ou dose única da vacina que combate o coronavírus. A marca foi um dos destaques apresentados nesta quinta-feira (30) pelo secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, durante a apresentação semanal do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de acompanhamento da pandemia.
Fechamos setembro com esse dado importante e lembramos que o Governo do Estado recebeu no prazo previsto as vacinas em quantidades suficientes para que todos fossem imunizados com ao menos uma dose. A campanha continua e, graças a esse avanço, estamos conseguindo diminuir a intensidade da doença”, destacou o secretário.
Vacinômetro
Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já foram aplicadas 14.782.827 como primeira dose de vacinas contra a covid-19, 7.889.957 como segunda dose e 486.056 como dose única.
Reflexos na rede assistencial
O avanço da vacinação no Estado segue refletindo na diminuição da pressão sobre a rede assistencial. As solicitações de internações por covid tiveram queda de 30% em quatro semanas. No Vale do Aço, Centro-Sul e Jequitinhonha as reduções foram superiores a 50%.
As internações são um retrato fiel do avanço ou retrocesso da covid no estado. Esses números em quedas constantes confirmam a eficácia da vacinação”, enfatizou Baccheretti.
Tudo verde
Todas as 14 macrorregiões de Saúde foram autorizadas a continuar na fase mais flexível do plano Minas Consciente, criado para a retomada segura e gradual das atividades econômicas.
O Leste e o Noroeste eram nosso foco de atenção, mas as duas áreas não apresentaram uma piora no cenário e provavelmente estavam com dados represados. Hoje, há poucas oscilações negativas em relação aos indicadores da pandemia”, afirmou o secretário, enfatizando, no entanto, que os cuidados sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos, devem ser mantidos pela população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]