23 de outubro, de 2021 | 08:38
Cinco dicas para prevenir a osteoporose
Ricardo Oliveira *
Você sabia que uma em cada três mulheres têm osteoporose em todo o mundo? Entre os homens, a incidência é um pouco menor: 1 em cada 5 apresenta o diagnóstico. Essa doença do metabolismo provoca a perda de massa óssea e a incapacidade de reconstrução das células do tecido ósseo. Por isso, separamos 5 dicas sobre osteoporose para ajudar você, confira:Aumente o consumo de cálcio
Apesar de não ser o único tratamento, os alimentos ajudam muito no combate à osteoporose. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é ingerir pelo menos 800 mg de cálcio por dia.
Pare de tomar refrigerante
O refrigerante em excesso aumenta consideravelmente os níveis de fosfato no sangue, afetando os ossos e impedindo que o organismo absorva o cálcio.
Preste atenção à Vitamina D
A vitamina D melhora a saúde dos ossos porque ajuda o corpo a absorver o cálcio. Por isso, o cálcio sozinho não vale. Ele só é absorvido pelo organismo e bem utilizado quando existe uma quantidade suficiente de vitamina D.
Faça atividades físicas
Manter uma rotina de exercícios físicos ajuda a fortalecer os ossos e a atrasar a perda de massa óssea. O ideal é que sejam atividades mais leves e com o mínimo de impacto, como a caminhada.
Consulte seu médico e faça a densitometria
A osteoporose é uma doença silenciosa, que demora a ser notada porque não dá sinais de dor nem qualquer outro sintoma. Como ela não se expressa facilmente, poucas pessoas acabam descobrindo antes de sofrer a primeira fratura. Por isso, é muito importante que você consulte o seu médico regularmente e faça a densitometria óssea se ele recomendar.
* Sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
25 de outubro, 2021 | 20:41A caminhada e o uso de suplemento alimentar é de suma importância pro pessoal da terceira idade, além de propiciar a produção de noradrenalina e serotonina. Chegou a hora de ter coragem pra sair de casa. Risos.”