03 de novembro, de 2021 | 06:26
Funcionário de empresa terceirizada do Ifood foi autor de mudança em nomes de restaurantes
Em comunicado oficial, empresa informou que empregado de prestadora de serviços, com acesso à programação de cadastros de restaurantes fez as modificações de forma indevida; Ifood nega vazamento de dados cadastrais
Milhares de usuários do aplicativo de entrega de comidas, Ifood reportaram na noite de terça-feira (2), que restaurantes tradicionais tiveram seus nomes alterados por nome ou mensagens de cunho partidário. Pessoas que acessaram o aplicativo, em vez do nome dos restaurantes e cardápios encontraram mensagens como "Marielle Franco Peneira", "Vacina Mata" e "Lula Ladrão", entre outras.
Assim que foi descoberta a invasão, iniciou-se palas um alerta para que usuários desinstalassem o aplicativo, por causa de um suposto vazamento de dados que poderia resultar em furto de senhas e dados bancários e de cartões.
Entretanto, a empresa afirma em comunicado que os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do Ifood e ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”.
Ainda no comunicado divulgado pelo Twitter, a empresa informou que um empregado de uma prestadora de serviços, que tinha permissão para alterar cadastros de restaurantes, fez as modificações "de forma indevida".
O funcionário, partidário do presidente Jair Bolsonaro, conseguiu editar os nomes de cerca de 6% dos estabelecimentos cadastrados no aplicativo. Alguns dos nomes alterados faziam referência ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), outros ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ainda louvavam a morte da vereadora carioca Marielle, chamada de Peneira”.
Ainda no fim da noite de terça-feira e madrugada desta quarta-feira as alterações, que atingiram cerca de 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma, começaram a ser revertidas.
Segundo o Ifood, o acesso da terceirizada foi revogado e os nomes dos restaurantes estão sendo restabelecidos. A empresa informou que dados de pagamento dos clientes, e outras informações pessoais de clientes, restaurantes e entregadores, não foram comprometidas. Abaixo, está a íntegra da nota do Ifood:
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
iFood (@iFood) November 3, 2021
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Observador
03 de novembro, 2021 | 14:16Parece que isso foi um false flag, o autor dessas mudanças de nome é um esquerdista apoiador do Ciro Gomes que fez isso simplesmente para criar mais atrito.”
Observador
03 de novembro, 2021 | 09:19Fanáticos enlouquecidos existem em todos espectros políticos, mas nesse caso não há evidências que o acusado seja efetivamente um apoiador do Presidente Bolsonaro, mesmo porque existe um certo ranço dos centristas contra os esquerdistas também.”
Paulo
03 de novembro, 2021 | 07:38Nunca na história do país vimos uma doença tomar conta pessoas no nível dos bolsonarista. O perfil tóxico dessa gente da nojo, 2022 será um ano difícil para democracia. O cenário não é nada bom diante dos acontecimentos recentes, tomara que democracia vença e enterramos de vez essa loucura.”
Marcelo
03 de novembro, 2021 | 07:29Tenho a impressão que "josé" não sabe ler ou é daqueles que lê e não interpreta bem as palavras do "fino trato". A postagem anterior deixa claro que há fanáticos nos dois lados e ambos são nocivos. Só digo uma coisa. "Nós brasileiros não merecemos ficar à mercê dessa polarização idiota".”
Jose
03 de novembro, 2021 | 07:10Fino Trato , mas vc é bem atrasado e não tem um pingo de sabedoria. Por acaso não existe esquerdista irresponsável? Fanático? indouto? Gente pior do que este citado na matéria, tem do lado da oposição ao milhares ou não? Aff.”
Fino Trato
03 de novembro, 2021 | 06:40Kkkkk um fanático bolsonarista consegue ser mais aloprado do que um fanático lulista. Numa crise dessas o cara prefere perder o emprego em nome de uma ideologia escrota. Só rindo da tragédia que vivemos,”