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18 de dezembro, de 2021 | 17:30

Abandono de passageiros pela Ita Transportes Aéreos vira caso de polícia

Divulgação
Até 31/12 estavam programados 513 voos da companhia, a maioria em São Paulo e Rio de Janeiro; nos aeroportos, passageiros protestamAté 31/12 estavam programados 513 voos da companhia, a maioria em São Paulo e Rio de Janeiro; nos aeroportos, passageiros protestam
Acabou em caso na Polícia Federal, a situação dos passageiros da ITA Transportes Aéreos, companhia que anunciou a suspensão de todos os voos na sexta-feira (17), conforme noticiado pelo Diário do Aço.

Apanhados de surpresa, com as malas nas mãos, passageiros registraram boletim de ocorrência na Polícia Federal contra a empresa no Aeroporto de Guarulhos (SP). A informação é do jornalista Celso Martins, do site Tudo de Viagem.

Os passageiros estão alegando que que não receberam nenhuma assistência da ITA, como realocação em voo de outra companhia ou hospedagem para esperar outros voos. Os passageiros também alegam que nenhum funcionário da empresa estava nos guichês de atendimento no terminal de Guarulhos.

Levantamentos feitos pela imprensa de São Paulo mostram que até 31 de dezembro deste ano estavam programados 513 voos da companhia, a maioria em São Paulo e Rio de Janeiro.

A ITA Transportes Aéreos começou a operar em junho deste ano e atendia passageiros em 14 destinos nacionais. Com promessa de voltar a operar, sem data definida, a companhia teve seu Certificado de Operador Aéreo (COA) suspenso logo após anunciar a suspensão de suas operações.

Obrigações da companhia

As regras da Resolução 400/2016 da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), determinam que a companhia aérea é obrigada a prestar assistência aos passageiros quando o voo tiver atraso ou for cancelado.

A empresa aérea é obrigada, por exemplo, a fornecer alimentação e hospedagem, além do transporte, a todos os clientes prejudicados. Os passageiros alegam, entretanto, que nenhuma assistência neste sentido foi prestada.

Segundo a ITA Transportes Aéreos, a prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. A ITA informa que está contando com o apoio de outras companhias para atender os passageiros afetados.

Nota da ITA Transportes Aéreos

O Grupo Itapemirim informa que tem trabalhado arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.

A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos.

A ITA informa que neste sábado havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil.

A companhia orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Todos os passageiros devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou diretamente com sua agência de viagem.

Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível.
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