08 de fevereiro, de 2022 | 14:15
Tribunal do Júri condena homem que matou o irmão no Nova Esperança, em Ipatinga
Jonas da Silva, de 43 anos, foi considerado culpado no início da tarde de segunda-feira (7) pelo Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga. Ele pegou mais de 17 anos de prisão pelo assassinato do próprio irmão, Wagner Wilians da Silva, de 37 anos. A vítima foi morta a golpes de machado em julho de 2020 na casa onde morava no bairro Nova Esperança, em Ipatinga.
O julgamento de Jonas da Silva foi realizado no Salão do Júri Vito Gaggiato, no Fórum da Comarca de Ipatinga, com os trabalhos iniciados por volta das 9h. A juíza Érica Climene Xavier Duarte presidiu o Conselho de Sentença e o promotor Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro representou o Ministério Público na acusação.
O réu, que ao ser preso pela Polícia Militar negou ser o autor do crime, durante a oitiva na delegacia e na Justiça decidiu confessar o assassinato. Na Polícia Civil, alegou ter recebido um tapa no rosto. Em seguida, pegou um machado e deu dois golpes na cabeça da vítima, mas negou ter usado um bastão de madeira, objeto localizado com marcas de sangue logo depois do fato.
Segundo a sentença de pronúncia, à qual o Diário do Aço teve acesso, Jonas disse que teve uma discussão com o irmão, quando ambos se encontravam embriagados e teria sido agredido pelo bastão de madeira. Ele revelou que depois de matar a vítima, tomou um banho e ficou bebendo mais algumas doses de cachaça. Somente mais tarde é que, ao sair de casa, revelou o crime.
O promotor Jonas Monteiro sustentou o pedido de condenação do réu por homicídio duplamente qualificado, motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. A alegação foi acatada pelo Conselho de Sentença que considerou o Jonas da Silva culpado.
A juíza sentenciou o réu a uma pena de 17 anos e seis meses de prisão pelo homicídio. Ele voltou ao Sistema Prisional, onde encontrava-se recolhido desde a prisão em flagrante, para aguardar o período de recurso por parte de sua defesa em relação à condenação.
PMs foram informados sobre o crime durante patrulhamento no bairro
Como acompanhou o Diário do Aço na época dos fatos, o crime foi praticado na rua Vereador Samuel Gomes Lopes, no bairro Nova Esperança, na madrugada de 27 de julho de 2020. Uma equipe da Polícia Militar policiava o bairro quando foi informada sobre um homem que teria matado o próprio irmão.
Os PMs encontraram Jonas da Silva com lesões no rosto, com sintomas de embriaguez. Ele negou que fosse o autor do crime. No interior do imóvel, os policiais constataram marcas de sangue por todos os lados. Wagner Wilians estava caído com vários ferimentos pelo corpo e sem vida.
No local, foram encontrados um machado e um bastão de madeira, ambos com marcas de sangue. Testemunhas alegaram que os irmãos estavam se desentendendo a respeito do imóvel onde moravam desde a morte da mãe deles.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]