08 de março, de 2022 | 10:45

Imprensa internacional repercute fala sexista do deputado ''Mamãe Falei''

Reprodução Instagram
O deputado Arthur do VAl chegou a postar fotos ao lado de garrafas de bebidas, supostamente, para fazer artesanalmente as bombas incendiárias chamadas de coquetéis molotovO deputado Arthur do VAl chegou a postar fotos ao lado de garrafas de bebidas, supostamente, para fazer artesanalmente as bombas incendiárias chamadas de coquetéis molotov

Viraram escândalo internacional, as falas do deputado estadual palista, Arthur do Val (Podemos), em áudios vazados do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, o Mamãe Falei (Podemos). A vergonha só não é maior porque os jornais estrangeiros também enfatizam os variados pedidos de renúncia do parlamentar.

Entre os jornais estrangeiros, que repercutem o episódio está o Francês, Le Figaro e o britânico The Guardian. A publicação inglesa falou a respeito da indignação após a fala sexista e machista do político sobre as ucranianas. O Guardian, inclusive, publicou os áudios.

“Comentários machistas do político brasileiro sobre refugiados ucranianos provocam indignação”, diz o título do impresso britânico.

A reportagem cita que um “proeminente membro da direita brasileira” enfrenta pedidos de renúncia depois que ele teve as mensagens de áudios vazadas fazendo comentários insensíveis e misóginos sobre refugiados ucranianos durante uma missão supostamente humanitária ao país recentemente invadido.
Reprodução
Le Figaro, portal de notícias frânces, noticiou o conteúdo do áudio machista e sexista do deputado Arthur do ValLe Figaro, portal de notícias frânces, noticiou o conteúdo do áudio machista e sexista do deputado Arthur do Val

O Le Figaro publicou o seguinte: “Um deputado regional brasileiro que se gabava de ter feito coquetéis molotov na Ucrânia enfrentou uma avalanche de críticas em seu retorno ao Brasil no sábado, por dizer que as mulheres ucranianas eram “fáceis” porque eram “pobres” em mensagens de voz que vazaram para a imprensa”, escreveu o portal.

Entretanto, essa não é a primeira vez que o político se envolveu em polêmicas. Em 2016, Arthur foi acusado de assediar uma jovem de 17 anos, durante uma manifestação de estudantes. Em 2018, causou repulsa ao falar que não era a Patrícia Pillar, após Ciro Gomes bater na cabeça dele. Em 2020, foi condenado pela Justiça por ataques ao Padre Júlio Lancelloti, entre outras polêmicas, que projetaram o seu nome para a política.

Agora, as falas do deputado sobre as ucranianas serem “fáceis porque são pobres” foram destacadas na reportagem do The Guardian.
Reprodução
The Guardian, portal de notícias britânico, noticiou a fala sexista de Arthur do Val, deputado de São PauloThe Guardian, portal de notícias britânico, noticiou a fala sexista de Arthur do Val, deputado de São Paulo

E como o áudio vazou? Do Val embarcou para a Ucrânia em missão, segundo ele, para ajudar na resistência contra a invasão russa. Ele chegou a postar fotos ao lado de garrafas de bebidas, supostamente, para fazer artesanalmente as bombas incendiárias chamadas de coquetéis molotov.

Enquanto estava em solo ucraniano, enviou áudios para um grupo de amigos em que falava das mulheres ucranianas em fuga da guerra ou em ação nas forças policiais.

“Ele faz comentários obscenos sobre as autoridades de segurança femininas na fronteira Ucrânia/Eslováquia: “Apenas inacreditável, cara. Assim que essa guerra acabar, eu vou voltar”.

O parlamentar, que pretendia disputar o governo de São Paulo na eleição de outubro, já anunciou a desistência da candidatura. Ele deverá ser expulso do Podemos e, se depender da oposição, terá o mandato cassado.



Reprodução de vídeo
Arthur do Val disse no sábado (5), ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos (SP) que os áudios sexistas que enviou sobre mulheres ucranianas foram um Arthur do Val disse no sábado (5), ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos (SP) que os áudios sexistas que enviou sobre mulheres ucranianas foram um "erro num momento de empolgação", mas buscou desvincular suas falas do teor da viagem feita à Ucrânia

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Resposta a Zé de Minas

09 de março, 2022 | 07:33

“Zé, quanta ingenuidade!! Se as mansões dos filhos valem bilhões, você acha mesmo que este bandido miliciano roubou apenas milhões? Com sigilo no cartão, com a PF impossibilitada de investigar (todo dia troca-se um delegado), com o Aras engavetando todos os crimes? Só com a cloroquina hiperfaturada e com as propinas da vacina seria 1 dólar por dose. Não se engane, são bilhões.”

Francis Bacon

09 de março, 2022 | 07:28

“As falas sexistas deste animal, são apenas reflexos das falas de outro político, que inclusive no dia internacional das mulheres, disse que "as mulheres estão praticamente integradas à sociedade", disse também que a mulher foi produzida de um pedaço de um homem. Este tipo de pensamento, que inferioriza a mulher, que a coloca em posição de serva do homem, incapaz de tomar decisões e as rédeas de sua vida e de seu próprio corpo, de seu prazer, deve ser expurgada da nossa sociedade, O que eles chamam de conservadorismo são apenas meios de subjugar as vontades e direitos das mulheres. Este político é o mesmo que disse que não estupraria uma mulher, porque ela não merecia.”

Paulo

08 de março, 2022 | 22:33

“Mais um homem de bem, defensor da moral e dos bons costumes, que se diz patriota. E até usa o nome de Deus, e diz que é contra tudo que não presta. As máscaras estão caindo, de Deus não se zomba e não se deixa enganar.”

Messi José

08 de março, 2022 | 14:58

“Caros leitores, quando eu li a reportagem e o áudio, não acreditei no que estava lendo e ouvindo. Minha indignação e tanta, que eu imagino como pode um ser humano dessa estirpe fazer parte da política brasileira. É repugnante ouvir as declarações do áudio. A todos as mulheres do nosso planeta, como mencionou bem o internauta Marcos Guimarães, perdão pela fala desse cafajeste. Nem todos, são bandidos perigosos sem arma igual a esse bandido que acabou de cometer um crime contra vocês mulheres. Justiça nesse canalha!”

Só na Tucaia

08 de março, 2022 | 13:21

“Caro amigo Marcos. Sabe uma boa maneira de consertar esse erro. Deixa esse vagabundo preso numa sela com pelo menos uns 20 homens. Lá eles iam fazer dele uma mulher e nunca mais ele ia cometer um erro grave como esse. Pena que no Brasil políticos e ricos não vão pra cadeia.”

Marcos Guimarães

08 de março, 2022 | 11:28

“Cafajeste! Imoral e sem vergonha!
Caberiam outros dizeres, mas a Reputação dos Homens de bem não deve ser rebaixada a gente que se comporta dessa forma.
É sabido que a Guerra cobra seu preço e quem mais sofre são mulheres, crianças e idosos que perdem a sua Liberdade.
Longe de bandeiras partidárias, o que defendemos aqui é uma Moral que anda sumida no Brasil, um país que decaiu nas ultimas décadas pela falta da Moral e dos bons costumes.
Estamos cansados de pizzas e "descondenações", ou ele Renuncia ou o Parlamento abre o processo de cassação e expulsão, pois as palavras afetaram cada mulher deste planeta.
Nenhuma mulher deve ser explorada por ser pobre!
Nenhuma mulher deve ser explorada e abusada sexualmente por causa da roupa que veste!
A mulher não carrega em si a culpa.
Desculpa mulheres da Ucrânia! Nós brasileiros consertaremos este erro!”

Jones

08 de março, 2022 | 11:19

“o esgoto transbordou no país”

Zé de Minas

08 de março, 2022 | 11:09

“Este é mais um exemplo da moral dos nossos políticos,mas tem um que é mais esperto de todos, conseguiu roubar milhões e ainda é candidato a presidente. Pode ?”

Envie seu Comentário