09 de março, de 2022 | 10:58
Gasolina em refinaria privatizada na Bahia já custa 27,4% mais que a da Petrobras
Divulgação
Privatizada, refinaria tem repassado variações internacionais imediatamente para os preços da gasolina e diesel e, por isso, baianos já pagam mais caro pelos derivados
''Privatiza, que melhora''. Esse foi um bordão repetido nos anos anteriores, por parte daqueles que defendem a venda da Petrobras para o setor privado. Mas o fato constatado hoje é que a gasolina na Refinaria de Mataripe, antiga Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, vendida pela Petrobras ao fundo de investimento árabe Mubadala, já custa 27,4% a mais do que a vendida pela petroleira estatal. A estimativa foi divulgada pelo Observatório Social da Petrobras (OSP), organização ligada à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).Privatizada, refinaria tem repassado variações internacionais imediatamente para os preços da gasolina e diesel e, por isso, baianos já pagam mais caro pelos derivados
A diferença em relação ao valor do diesel S-10 é ainda maior, 28,2%, informou o OSP. Os combustíveis comercializados pela refinaria baiana, privatizada em dezembro de 2021, tiveram novo reajuste no último sábado, o quinto aumento só neste ano. Mataripe tem hoje os combustíveis com os preços mais elevados do Brasil, em comparação com as refinarias da estatal.
O estudo aponta que gasolina na Bahia deverá ficar mais cara do que a do Rio de Janeiro, que é hoje o Estado com os maiores preços e o maior ICMS do País. Isso porque a refinaria Mataripe é a principal fornecedora de combustíveis para o estado baiano.
Isso ocorre porque, diferentemente da Petrobrás, que consegue segurar na medida do possível os repasses na chamada Paridade de Preço Internacional (PPI), em vigor desde o governo de Michel Temer em 2016, a refinaria privatizada tem repassado imediatamente as variações internacionais.
"Chegamos a um momento em que a população deve decidir se seguiremos com a agenda privatista ou se manteremos os ativos estatais da Petrobras. Se o processo de privatização do parque de refino da companhia continuar, isso que está acontecendo na Bahia se ampliará para o restante do Brasil", afirma Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).
Já publicado
Governo brasileiro corre contra o tempo para evitar disparada de preços dos combustíveis
Ele ressaltou que a guerra na Ucrânia acentuou o problema, mas que o encarecimento da gasolina e do diesel na Bahia já é estrutural com a privatização.
No Golfo do México, que serve como referência para o Preço de Paridade de Importação (PPI), política de preços da Petrobras, o aumento do valor da gasolina foi de 15% na semana passada, informa Dantas.
"Entretanto, os custos para produzir gasolina e diesel no Brasil não mudaram. O único custo que aumentou foi o pagamento de participações governamentais. A Petrobras pode sim segurar os preços localmente sem que haja prejuízos contábeis. O último resultado, com lucro líquido de R$ 106 bilhões e distribuição de dividendos de R$ 100 bilhões, mostra o quanto de gordura a empresa tem para queimar", conclui o economista.
O que diz a operadora da refinaria na Bahia
Acelen, operadora da Refinaria Mataripe, informou por meio de nota enviada à imprensa, que os preços praticados são resultado da aplicação dos contratos firmados com seus clientes.
A nota afirma que esses os contratos trazem uma fórmula de preços objetiva e transparente, longamente discutida com os próprios clientes, aprovada pela agência reguladora, e reconhecida por todos como uma importante evolução em comparação com a prática que havia até então de preços fixados subjetivamente pelo fornecedor dominante”.
"Tais preços seguem critérios de mercado que levam em consideração diversas variáveis, sendo a principal delas, é claro, o custo do petróleo, que é adquirido pela Acelen considerando suas cotações internacionais. Como é sabido, nos últimos dez dias, com o agravamento da crise gerada pelo conflito entre Russia e Ucrânia, o preço internacional do barril de petróleo disparou, superando os US$ 123 por barril, o que gerou impacto direto nos nossos custos de produção", diz pronunciamento.
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Cidadão Brasileiro
11 de março, 2022 | 00:48Só vi aqui cidadão sabe tudo, ti garanto que correram e foi encher o tanque. Se tocam que manda nesse mundo não e nem bolsonaro nem luladrão, fica ai dando ´palpite errado privatizar não e bom que privatizar e bom, vcs nao sabe de porra nenhum são marionetes.”
Paulo
10 de março, 2022 | 05:57Quando falamos em pobre de direita, não é ofensa, mas é chamar para uma reflexão. Defender aquilo que te prejudica é insano. Talvez vc acha que o preço alto dos combustíveis não te afeta, pq vc não tem carro. O preço dos combustíveis afetam todos os outros. Qdo vc apoia privatização irrestrita, entrega para o empresário o direito de decidir qto vale seu salário”
Bolsonaro é Igual ao Lula
09 de março, 2022 | 21:28Gados e mortadelas são todos iguais, não entendem o problema, tentam resolvê-los criando outros!
Os defensores de "privatizar tudo" sempre usam os argumentos: "empresa pública só da prejuízo", "é só para encher de cabide de emprego que ficam mamando na teta do estado", "Tudo que é público tem corrupção no meio", e muitos outros, e não conseguem pensar em outra forma de resolver estes problemas!
Já os que querem "estatizar tudo", não querem entender que os "políticos brasileiros" (em sua maioria) são corruptos e vão querer tirar vantagem em tudo!
O que a população do Brasil tem que entender é que não existe um "salvador da pátria" (seja o 'messias' ou o 'companheiro' se é que me entendem), tudo tem que ser avaliado e estudado, não existe sistema político perfeito, mas se a população pelo menos entender como funciona, já iria melhorar muito está nossa nação!
Resumindo: não dá para privatizar tudo, e muito menos estatizar tudo também, temos que entender que monopólio Público e Privado não funciona!
Temos que ter algumas estatais sim!
Como você vai privatizar todo o setor elétrico do Brasil, se ele é totalmente dependente das hidrelétricas e do regime de chuva? Se não chover ou é prejuízo ou é falta de água!
Para resolver o problema da corrupção é difícil, mas se cada cidadão fizesse a sua parte, não votar em "mitos", "companheiros", e outros "salvadores da pátria" e escolhessem candidatos sérios...
..."mas não tem opção", vamos fazer opções! Vamos nos filiar nas "merdas" de partidos que temos e vamos escolher nossos candidatos, eu já faço a minha parte, FAÇA A SUA!
Uma coisa tenho certeza, se 10% da população fizesse 1% do que eu disse acima, como dizia a "sabia" "Dilma" (só que não): "quem ganhar ou quem perder" (eleição 2022), "não vai nem ganhar e nem perder" (vamos continuar a mesma merda com o 'centrão' lá), "vai todo mundo perder" (até mesmo os políticos corruptos, que ao roubar sua nação, perdem o seu caráter e perdem a chance de terem uma 'boa biografia', se é que eles se importam com isso).
E os idiotas que continuam não se importando com política e anulando seus votos, respeito sua opinião, mas vocês estão fudendo com o país nos deixando na mão do "centrão", do "Bolsonaro", do "Temer", dos "16 anos de PT", do "FHC", e dos "outros políticos", NÃO é fechando o Congresso e o STF e nem com intervenção militar ou alienígena que vamos melhorar o Brasil, "É COM A EDUCAÇÃO POLÍTICA DO POVO BRASILEIRO" (pode demorar 1, 2, até mesmo 10 gerações, mas só foi assim que o Japão, EUA, e vários países da Europa se tornaram "países de 1 mundo", vamos ACORDAR!!!).”
Pedro
09 de março, 2022 | 20:43Privatizar não resolve nada... só retira mais dinheiro do bolso do povo. Presenciei este ano, algunas estradas privatizadas possuem péssimo serviço.”
Lucas
09 de março, 2022 | 17:01Isso é fato. Toda privatização busca essencialmente o lucro. Isso acontece também em locais em que os serviços de fornecimento de água e energia elétrica foram privatizados. Além de serviços péssimos, são muito mais caros, afinal, a iniciativa privada quer lucro independente de qualquer fato.”
Jose Newton
09 de março, 2022 | 15:32Carlos Roberto não se engane. Nas mãos do chefe do mensalão foram para a contas dos companheiros 6 bilhões e meios em propinas. Se ele voltar, vai ser 20 bi. Privatiza mesmo. Aliás, o principal motivo do interesse de muita gente em privatiza-la foi por conta da petezada viu.”
Viewer
09 de março, 2022 | 14:01Isso porque os militantes de plantão simplesmente ignoram o cenário mundial e insistem em manter as narrativas para próprios fins políticos.”
Carlos Roberto Martins de Souza
09 de março, 2022 | 12:11Isto é só uma mostra do que nos aguarda caso Boçal Naro resolva entregar a Petrobrás a iniciativa privada. É preciso que a população reaja a qualquer tentativa neste sentido, pois não é a empresa que é o problema, mas sim o desgoverno deste cidadão oportunista e despreparado para governar o Brasil. Fora Boçal Naro já!”