17 de março, de 2022 | 13:31

A Escola do Futuro já chegou

Alfredo Freitas *

O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil. Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola. É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. E, ao contrário do que muita gente pensa o sistema escolar está em constante evolução e vivencia agora um salto para um futuro que já chegou.

Sistemas, games educativos e aplicativos do ensino remoto permanecem com retorno às aulas presenciais. É o que estamos constatando. Com a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades brasileiras, muitos mecanismos adotados durante o ensino remoto -- ampliado pela pandemia -- já passam a incorporar o currículo escolar. Como diretor de educação e tecnologia da Universidade americana -- Ambra University -- acredito que será impossível frear o hibridismo da educação a partir de agora.

Instituições de ensino brasileiras estão seguindo a lógica adotada em outros países e passaram a implementar atividades em modelo híbrido de ensino (junção de ferramentas do ensino online e presencial) no currículo escolar. Plataformas digitais, aplicativos e games educacionais que foram incorporados pelas escolas e universidades com o ensino remoto seguem sendo utilizados mesmo com a volta das aulas presenciais.

Com mais de 15 anos de experiência e à frente da Ambra University -- universidade totalmente online -- acredito que a pandemia forçou o uso da tecnologia e acelerou transformações nas salas de aula e nas metodologias do ensino em todo o mundo. O que é irreversível e já trouxe no curto prazo o perfil mais híbrido à educação mundial. Há mais de 10 anos formamos em português e online brasileiros interessados em obter o diploma americano remotamente.

“Ao contrário do que muita gente
pensa o sistema escolar está em
constante evolução e vivencia
agora um salto para um
futuro que já chegou”


Ao longo desse tempo pudemos experimentar diversas ferramentas digitais para aprimorar o processo metodológico e de aprendizagem. É muito bom observar que as escolas e universidades presenciais estão perdendo o antigo preconceito e aderindo às novas tecnologias para melhorar o ensino.

Pesquisa recente com Dirigentes Municipais de Educação em todo Brasil, em mais de 4.472 municípios do país mostrou que 96% destes municípios (77% do total), já aplicam recursos do ensino remoto para ajudar na recomposição pedagógica do ensino durante a Pandemia. O ensino online salvou o ano letivo de 2020 e está ajudando a salvar o ano letivo de 2021. O ensino via internet foi o responsável pela não perda do total do ano letivo durante a pandemia.

Recursos como videoaulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade do ensino durante o período de pandemia quando não podíamos ter aulas presenciais. O ensino via internet é irreversível, inclusive por que já está se adaptando às salas de aula.

Estamos de fato contemplando o hibridismo da educação mundial e devemos atentar para esse momento. É preciso investir em internet, em acessibilidade e treinamentos para garantir que o futuro da educação chegue também para todos os brasileiros. Não há mais espaço para antigos preconceitos com relação aos benefícios do ensino remoto na formação de pessoas.


* Especialista em educação e tecnologia, diretor da universidade Ambra University (Onevox Brasil). Pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília

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