CADERNO IPATINGA 2024

23 de abril, de 2022 | 10:30

Inscrições para cursos técnicos gratuitos no Vale do Aço terminam na segunda-feira

Divulgação/Senai
O curso técnico de mecânica é uma das opções dos candidatos na região O curso técnico de mecânica é uma das opções dos candidatos na região

Os interessados em participar da segunda edição do Trilhas de Futuro, programa que oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do ensino médio e jovens que já concluíram essa etapa de ensino, serão encerradas na segunda-feira (25). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Na Região Metropolitana do Vale do Aço, são ofertadas ao todo 1.850 vagas, das quais, 1.478 vagas são de Ipatinga, 132 de Coronel Fabriciano e 240 de Timóteo. As opções dos candidatos na região são: Enfermagem, Radiologia, Eletroeletrônica, Mecânica, Informática, Edificações, Segurança no Trabalho, Estética e Eletrotécnica. O cadastro para as vagas pode ser feito pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Instituições credenciadas

Os cursos ocorrem em instituições de ensino credenciadas pela SEE/MG em todas as regiões do estado, e são disponibilizadas 40 mil vagas em diversas formações profissionais. No Vale do Aço, as instituições credenciadas são: Escola Pró Imagem Educação Profissional, Senai, Senac, Faculdade Única e Colégio São Francisco Xavier, conforme divulgado pela SSE/MG. A previsão de início das aulas é em 25 de julho.

Candidatos

Poderão se inscrever para as vagas estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer à forma profissionalizante, mas é importante o candidato ter conhecimento dos critérios e ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas.

Informações necessárias

No momento da inscrição no site, os candidatos deverão fornecer informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo, CPF do candidato, nome da mãe/pai ou responsável legal e escolaridade, entre outros. Cada candidato poderá indicar até três cursos de interesse. Também é necessário informar o turno de preferência e a instituição. Só poderão ser realizadas inscrições para cursos e instituições listadas no Catálogo de Cursos, disponibilizado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Benefícios

Além da formação técnica gratuita, o programa oferece uma ajuda de custo de R$ 18 ao dia para despesas com alimentação ou transporte. Esta segunda edição está oferecendo um total de 40 mil vagas em 71 opções de cursos em mais de 110 municípios. Durante o período de inscrição, o candidato que não tiver acesso aos recursos digitais poderá procurar uma escola estadual do seu município para realizar o cadastro.

Ordem de prioridade

Após o período de inscrições, a seleção dos candidatos será realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos prioritários indicados pelos candidatos, sempre respeitando a seguinte ordem de prioridade: Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual; Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual; Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública estadual; Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal; Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública federal ou municipal; Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular; Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede particular; Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede.

Cronograma

Neste primeiro momento, o estudante realizará a inscrição no curso de seu interesse e receberá, caso seja selecionado, a confirmação para realizar a matrícula junto à instituição de ensino. O período para a matrícula será de 27 de abril a 6 de maio. Haverá ainda entre o período de 12 a 26 de maio a chamada para vagas residuais.

Matrícula

A matrícula do estudante no Trilhas de Futuro deverá ser realizada, presencialmente, na instituição credenciada para a qual foi encaminhada e no período previsto na Resolução SEE nº 4.719/2022. Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário