07 de junho, de 2022 | 15:51
Personal Organizer: Tudo no devido lugar
Menos estresse e ambientes mais organizados abrem espaço para atuação de profissionais da organização de residências e escritórios
Quando o assunto é mudança residencial quase todo mundo tem uma história estressante ou engraçada para contar. Provavelmente acompanhada da velha frase: estou pagando os meus pecados”. Isto porque, mudar de um imóvel para o outro pode ser desgastante e até desanimador.
Mudar-se pode gerar um desgaste, o pós-mudança também se torna bastante complicado se o morador não sabe nem por onde começar. É aí que entra uma das profissões que mais cresce no Brasil, o Personal Organizer (PO). Embora a profissão seja conhecida desde a década de 80, nos Estados Unidos, foi durante a pandemia que ela se popularizou.
Ainda não há levantamentos oficiais sobre o número de profissionais de organização no país, mas um recente evento do setor na América Latina, o congresso Personal Organizer Brasil, reuniu mais de 8 mil destes profissionais.
E foi com este gatilho que Laila Pena, ex-gerente de uma escola de inglês decidiu se especializar no assunto. Há dois anos atuando no segmento no Vale do Aço, ela garante que a demanda é alta, já que muitas pessoas buscam soluções rápidas e que geram menos estresse no dia a dia.
Perder tempo procurando gera um estresse muito grande. Esse profissional vai categorizar, organizar e etiquetar todos os itens, facilitando para que cada membro da família encontre e volte com as coisas para o lugar”, disse Laila.
Quanto custa
A organização na casa leva em conta a praticidade e o dia a dia da família. Os profissionais cobram em média R$750 reais a diária de 8 horas com uma assistente. O valor pode ser maior, dependendo do espaço e da quantidade de itens a serem organizados.
As maiores procuras ainda estão no closet e guarda-roupas e pós-mudança, quando a pessoa não quer se preocupar em abrir as caixas e colocar tudo no lugar. Mas também há demanda também para organização em cozinhas, por exemplo, quartos de bebês, escritórios” cita.
Nova rotina
Laila garante que quem contrata o serviço pode até mudar os velhos hábitos. Segundo relata, é possível manter o ambiente organizado por vários meses após a primeira organização. Não é um investimento barato, então as pessoas se comprometem a manter essa organização. É um trabalho de mão dupla.
A organização vai estar bem-feita, etiquetada, e isso facilita para que as pessoas voltem com as peças para o lugar. Já tive cliente que me chamou após seis meses e até um ano após a primeira organização, e percebi que eles conseguem manter o ambiente bem organizado”, finalizou.
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Bianca de Souza
07 de junho, 2022 | 20:55De fato ter um profissional que entende de organização e otimização dos espaços muda a nossa rotina. É onde mora a diferença entre arrumar e organizar. Adoro as dicas da Laila no insta! Excelente matéria!”
Ivia Marcelli Rodrigues Oliveira Mardones Gasep
07 de junho, 2022 | 17:15Fiz minha organização de cleset com a Laila há mais de um ano e facilita muito a manutenção da organização.”
Nathalia Hott
07 de junho, 2022 | 16:54Excelente materia!
Todo mundo preciso de uma PO.
Ter tudo organizado facilita a vida e o dia a dia.
Depois que aprendi a ser organizada com a Laila Pena, minha rotina é muito mais fácil e pratica.
Mantenho sempre cada coisa em seu lugar e fica sempre fácil de achar.
Obrigada pelas dicas Laila! Sucesso!!!”