08 de junho, de 2022 | 09:55
Operação apura furtos de cabos elétricos e outros metais, em Itabira
Prejuízo causado pela quadrilha que agia na cidade é calculado em cerca de R$ 50 milhões
Com atualização às 13h14Divulgação Polícia Civil
Policiais civis cumpriram 28 mandados de buscas e apreensão na região de Itabira
Policiais civis cumpriram 28 mandados de buscas e apreensão na região de Itabira
Os furtos e os roubos de cabos elétricos e de outros objetos metálicos provocaram uma grande operação da Polícia Civil em Itabira deflagrada na manhã desta quarta-feira (8). A Operação Anatólia, que teve início em novembro de 2021, teve o objetivo de apurar organização criminosa (Orcrim) responsável pelos crimes na área de uma empresa.
Ao longo desse período, já foram apreendidos cerca de 200 quilos do material que foram subtraídos pelos investigados. Somente no ano de 2021, a atuação desta Organização Criminosa gerou um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 50 milhões.
Segundo informações da Polícia Civil, dentre os investigados, destacam-se quatro grupos organizados entre si, com clara divisão de tarefas, que atuam de forma estável e perene: indivíduos que furtam, indivíduos que roubam utilizando armas de fogo, receptadores e empregados das prestadoras de serviço terceirizados pela própria empresa que fornecem informações privilegiadas.
O nome da operação nos remete ao local onde, segundo registros históricos, foi encontrado pela primeira vez o bronze e o cobre, objetos da presente investigação: "A Anatólia, localizada na parte da Ásia, atualmente pertencente à Turquia, foi o berço de muitas civilizações no decorrer da história”.
Nesta quarta-feira, foi deflagrada a Operação para cumprir 18 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão, com a participação de 80 policiais civis lotados nas delegacias regionais integrantes do 12º Departamento de Polícia Civil, sediado em Ipatinga, além do apoio aerotático com a presença de helicóptero da Policia Civil de Minas Gerais.
No início da tarde, o comando da operação divulgou um balanço da Operação Anatólia. Os policiais apreenderam aproximadamente quatro toneladas de cabo de cobre com 15 pessoas presas por furtos ou roubos qualificados e organização criminosa. Três investigados encontram-se foragidos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]