24 de julho, de 2022 | 15:50

PL oficializa Jair Bolsonaro como candidato à reeleição; general Braga Neto é o vice

Com informações da Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil
Convenção partidária foi realizada no Maracanãzinho, no Rio de JaneiroConvenção partidária foi realizada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

O PL oficializou neste domingo (24) a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no pleito de outubro. Também foi formalizada a participação do general Braga Netto como candidato a vice-presidente na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano. A votação foi por unanimidade.

Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo. “Tivemos que enfrentar uma pandemia, uma guerra que não acabou ainda, uma seca como há muito não se via. Buscamos medidas para minorar o sofrimento do nosso povo. Alguns falam que eu não tenho olhado pelos mais pobres. Em 2020, quando falaram para todos ficarem em casa, eu disse para combatermos o vírus, mas sem destruir a nossa economia. Os informais foram obrigados a ficar em casa, para morrerem de fome”.

“Todo dia, quando me levanto, eu tenho uma rotina. Dobro meus joelhos e rezo um Pai Nosso. Peço que o povo brasileiro nunca experimente as dores do comunismo. Peço força para resistir e coragem para decidir. Por vezes, tento entender como cheguei até aqui. Neste país, quando acreditamos, os nossos sonhos tornam-se realidade”, disse Bolsonaro.

Entre os convidados presentes, além de várias lideranças e pré-candidatos a diversos cargos, estão o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Somente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro discursaram. A convenção começou com uma pregação religiosa e com o Hino Nacional. Bolsonaro iniciou sua fala passando a palavra à primeira-dama, que agradeceu o apoio e as orações de todos. "A reeleição não é por um projeto de governo, é um propósito de libertação”, disse.

Ao discursar, Bolsonaro fez uma convocação para que seus apoiadores vão às ruas no 7 de Setembro em um novo ataque ao Supremo Tribunal Federal. "Nós somos a maioria, nós temos disposição para luta. Convoco todos vocês agora para que todo mundo no 7 de setembro vá às ruas pela última vez, vamos às ruas pela última vez", discursou, enquanto a plateia gritava "mito".

Bolsonaro acrescentou que "estes poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Têm que entender que quem faz as leis são os Poderes Executivo e Legislativo. Têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição", acrescentou o presidente fazendo uma referência à toga preta usada pelos ministros do Supremo durante as sessões da corte.

Logo depois de convocar seus apoiadores para manifestações no 7 de setembro - que, em 2021 tiveram ameaças a ministros e terminaram por causar uma crise institucional - Bolsonaro fez os presentes jurarem "dar a vida pela liberdade".

Já publicado:
PDT lança candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República
PT oficializa chapa Lula-Alckmin para disputar a Presidência

Perfil

Jair Messias Bolsonaro é militar reformado, capitão do Exército. É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Nasceu em 1955, no município de Glicério, no interior do estado de São Paulo, mas morou em várias cidades paulistas. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército. É pai de cinco filhos.

Walter Souza Braga Netto nasceu em Belo Horizonte em 1957. Militar da reserva, alcançou o posto de general de Exército. Entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019, chefiou a intervenção federal no Rio de Janeiro. Foi comandante Militar do Leste até fevereiro de 2019, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Exército. Em fevereiro de 2020, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Em março de 2021, foi nomeado Ministro da Defesa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

25 de julho, 2022 | 20:24

“Os políticos estão escondendo a Covid, a partir de semana que vem, em Beaga, o pessoal vai passar a usar máscara. Ao invés de ficarem discutindo nomes, deveriam discutir trabalho, renda e consumo. Nenhum desses candidatos aí vai resolver o problema do Brasil. Quem vc acha que é a bola da vez?! Tudo farinha do mesmo saco. Risos.”

Viewer

25 de julho, 2022 | 17:17

“Chorem esquerdopatas, pois apesar de todas suas tramoias o Presidente Bolsonaro está caminhando a largos passos para um segundo mandato.”

Patriota

24 de julho, 2022 | 21:57

“"A simples presença deste indivíduo no pleito já é um enorme motivo de vergonha para o Brasil, e justifica todo questionamento sobre a lisura das eleições brasileiras. (sic).

Se não respeitam nem a constituição o que os impedirá de fraudar as eleições? (sic).

Este merecia estar preso e não livre e concorrendo a presidência da república". (sic).”

Envie seu Comentário