02 de janeiro, de 2018 | 12:20

Três cidades brasileiras recebem o título de “ Cidades Criativas ” da Unesco

Com o título, os três municípios brasileiros entram para a lista de 180 cidades de 72 países que fazem parte da Rede

Fotos: Divulgação
João Pessoa, Paraíba, ganhou destaque como  “cidade criativa para Artes e Cultura Popular” João Pessoa, Paraíba, ganhou destaque como “cidade criativa para Artes e Cultura Popular”


Brasília, Paraty (RJ) e João Pessoa (PB) receberam o título de “Cidades Criativas” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Brasília, foi considerada a “cidade criativa para o Design”; Paraty (RJ), recebeu o título de “cidade criativa para a Gastronomia”; e João Pessoa, foi eleita a “cidade criativa para Artes e Cultura Popular”.

Com o título, os três municípios brasileiros entram para a lista de 180 cidades de 72 países que fazem parte da Rede, que também inclui Detroit (Estados Unidos); Berlim (Alemanha); Puebla (México); Xangai (China); além das brasileiras Belém e Florianópolis, na categoria “gastronomia”; Curitiba, em “design”; Salvador, em “música” e; Santos, no “cinema”.

A expectativa é que com a novidade o turismo na região aumente e os brasileiros queiram conhecer de perto os atrativos das cidades. Quem se hospedar em um hostel em Paraty , por exemplo, poderá saborear as delícias da gastronomia e conhecer também o seu centro histórico que guarda memórias da colonização brasileira e os famosos passeios de escuna para conhecer suas ilhas.
Brasília, foi considerada a “cidade criativa para o Design”Brasília, foi considerada a “cidade criativa para o Design”


Em João Pessoa, o turista pode conhecer o projeto Sereias da Penha, um dos projetos apreciados pela Unesco, onde mulheres artesãs desenvolvem um trabalho artesanal que engloba design, moda, economia criativa, com escamas de peixe em fios de cobre.

Com peças autorais, elas destacam a importância da preservação ambiental e dos ecossistemas a partir do reaproveitamento e ressignificação de materiais que fazem parte do dia a dia das comunidades de pescadores.

Paraty (RJ): “cidade criativa para a Gastronomia”Paraty (RJ): “cidade criativa para a Gastronomia”


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário