14 de março, de 2018 | 08:50

Dia Mundial do Consumidor

GB Imagem
John Kennedy instituiu o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”John Kennedy instituiu o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”
O “Dia Mundial do Consumidor” é lembrado no dia 15 de março. A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor.

Em 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, para dar proteção aos interesses dos consumidores.

Vinte e três anos depois, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou como diretrizes os Direitos do Consumidor, dando legitimidade e reconhecimento internacional à data.

A importância da legislação específica é o estabelecimento dos direitos dos consumidores, a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento ou prejuízo, melhorando o mercado de consumo e estimulando o controle de qualidade dos produtos.

No Brasil, você pode se informar sobre os seus direitos procurando o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon.

O órgão está à disposição dos consumidores para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, bem como a apuração destes atos nas esferas administrativa e judicial.

O Procon não se destina apenas a ser um balcão de reclamações e denúncias. Tem como objetivo informar e educar consumidores e fornecedores, evitando, na origem, os conflitos verificados na relação de consumo.

Em Ipatinga, as instalações do Procon funcionam à rua Edgar Boy Rossi, 170, no Centro da cidade, em frente ao CadÚnico e ao lado da prefeitura, no prédio onde já funcionou o Cesec.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário