30 de março, de 2018 | 10:00

Aproveite os benefícios do peixe!

Nutricionista orienta quanto aos nutrientes e ao que observar na escolha dessa proteína

Wôlmer Ezequiel
A forma de preparo do alimento também pode influenciar na conservação dos nutrientesA forma de preparo do alimento também pode influenciar na conservação dos nutrientes

É comum muitas pessoas aderirem à tradição da Sexta-feira Santa e optarem por um cardápio sem carnes ou dando preferência ao peixe para as tradicionais refeições de Páscoa. A carne de peixe é muito nutritiva e de acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, os peixes são fontes de proteínas de boa qualidade, gorduras polinsaturadas, como o ômega 3, além de zinco, fósforo, selênio, iodo e cálcio, além de conterem baixo valor calórico.

Um dos principais benefícios é o ácido graxo do ômega 3 que auxilia na diminuição de triglicerídeos e colesterol ruim, ideal para pacientes cardíacos e com veias obstruídas. “No entanto, é importante ressaltar que nem todos os peixes têm grandes quantidades desse nutriente. Os que mais apresentam o ácido graxo são a sardinha, truta, arenque e salmão”, explica a profissional do São Cristóvão.

A forma de preparo do alimento também pode influenciar na conservação dos nutrientes. “Evite fritar o peixe para não acumular gordura. O ideal é cozinhá-lo, assá-lo ou grelhá-lo, pois de tal forma há menos perda dos elementos nutritivos”, comenta Cintya.

Embora não haja contraindicações para o consumo de peixe, não se pode esquecer que é um produto altamente perecível, por isso no momento da escolha na feira ou mercado é necessário total atenção. “Observe o cheiro e as brânquias que devem estar rosadas ou avermelhadas, além de úmidas. Se estiver acinzentada e seca o peixe não está mais fresco. A escama também deve estar brilhante e firme, pois se soltar facilmente significa que está envelhecido. A pele não pode estar opaca e os olhos devem também estar brilhantes”, aconselha a nutricionista. “Se escolhido de maneira correta e preparado de forma saudável, o peixe é um alimento que deve estar presente na mesa durante o ano todo”, finaliza.

Dicas para a escolha do peixe na feira ou mercado:

· Fique atento ao odor. Se o cheiro for muito forte é sinal de que o processo de decomposição já se iniciou;

· As brânquias devem estar rosadas ou avermelhadas e úmidas;

· A escama deve estar brilhante e firme;

· A pele não pode estar opaca;

· Os olhos devem estar brilhantes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário