11 de maio, de 2018 | 14:16
Placas de veículos terão até dezembro padrão dos países do Mercosul
As novas placas deverão ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro
Antônio Cruz/ Agência Brasil
Produção das placas de veículos obedecerá ao padrão dos países do Mercosul
O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (11) resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul. As novas placas deverão ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas.
Produção das placas de veículos obedecerá ao padrão dos países do MercosulA resolução traz as regras e requisitos de credenciamento das empresas responsáveis pela produção, estampa e o acabamento final das placas veiculares. As empresas só poderão produzir e comercializar as placas se forem credenciadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
De acordo com a resolução, a venda das placas deverá ser feita de forma direta das empresas credenciadas aos proprietários de veículos. A definição dos preços também será feita pelos fabricantes.
Substituição da placa
A resolução permite ainda que o proprietário do veículo antecipe a substituição da placa, mantenha os números originais no cadastro e altere os caracteres no novo modelo a ser instalado.
Conforme outra resolução publicada em março deste ano, a medida se aplica a todos os tipos de veículo, incluindo reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.
Para veículos já emplacadas, a troca será opcional. As novas placas são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo mantém os atuais sete caracteres alfanúmericos e apresenta ainda Quick Response Code (QRCode) e número de ID único para coibir fraudes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Miria
11 de maio, 2018 | 21:28Isso não passa de mais uma manobra pra roubar o povo brasileiro.Só aqui que o povo aceita tudo calado.”
Felipe
11 de maio, 2018 | 19:25Em Ipatinga podem preparar , que uma placa dessa vai custar uns 400 reais. Só sangue suga, a outra custava 80 o par, aí do nada ficou mais de 170, imagina as novas.”