17 de setembro, de 2018 | 09:40
Fazer o bem: conheça modelos de trabalho voluntário
Não é raro encontrar celebridades do cinema, televisão e mesmo do mundo digital envolvidos em trabalhos voluntários. Seja com apoio financeiro ou ao visitar destinos que precisam de ajuda, a solidariedade e empatia que eles demostram inspiram muitos a seguir o mesmo caminho e fazer o bem ao próximo e ao meio ambiente, perto ou longe de casa.O volunturismo não traz benefícios só para o próximo, se envolver em ações humanitárias ajuda no desenvolvimento da vida pessoal e profissional do voluntário. Habilidades como empatia, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, liderança, raciocínio lógico, proatividade e muitas outras são fortalecidos com essa experiência.
Confira os detalhes de alguns projetos:
Social
Esta modalidade envolve ações humanitárias com crianças, jovens e até mesmo adultos e idosos carentes e acontece em escolas, creches, organizações, entre outros. Em um dos programas, entre as muitas opções oferecidas pela CI, os voluntários trabalham em centros de educação para monges de 8 a 25 anos na cidade de Chiang Mai, na Tailândia. Lá, eles ensinam inglês, matemática e outros conhecimentos”, afirma.
Esportes
Projeto social localizado em comunidades desprivilegiadas que atua com crianças por meio do esporte. É um programa que promove atividades relacionadas ao futebol para crianças e jovens de comunidades desprivilegiadas da Cidade do Cabo”, completa Fabiana.
Ambiental
São projetos em santuários e centros de conservação e reabilitação de animais resgatados, que possibilitam o contato com tubarões, macacos, pássaros e muitos outros animais. O trabalho tem sempre o objetivo de preservação da fauna e flora da região. Uma das opções mais interessantes é poder conviver com grandes felinos, incluindo leões e leopardos, em uma reserva animal próxima de Joanesburgo, onde, entre diversas atividades, o voluntário irá cuidar e reabilitar animais doentes e feridos”, diz.
A gerente de produtos ressalta que a CI não apoia projetos que criem leões e outros animais para a caça. Achamos importante criar um selo para mostrar para os interessados nos projetos ambientais nossas intenções. A CI não divulga ou promove essas atividades de crueldade animal. Promovemos o convívio no habitat natural deles, que respeitem os animais”, completa Fabiana.
Saúde
O intercambista irá participar da reabilitação de crianças doentes que estão em centros de recuperação e clínicas médicas em locais carentes, promovendo qualidade de vida para toda a comunidade. É possível ir para a África do Sul para trabalhar em um centro de recuperação para crianças que muitas vezes não recebem visita de seus familiares, ou para a Namíbia para ser voluntário em uma clínica médica de uma vila em que vivem pessoas em situação de extrema pobreza”, explica.
Independente do projeto escolhido, a CI auxilia em todos os processos para que a pessoa chegue ao destino desejado para realizar uma ação humanitária que mais combina com suas aptidões pessoais, e dá o suporte necessário durante todo o período de estadia. Definitivamente é para sair da zona de conforto com um objetivo nobre e que ultrapassa o aprendizado de um idioma”, finaliza a gerente de produtos da CI Intercâmbio e Viagem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]










