05 de fevereiro, de 2019 | 14:12
O mito Heath Ledger
Oscar DAmbrosio*
A divulgação de fotos em que Joaquin Phoenix será o novo Coringa, o vilão a incomodar Batman nas telas do cinema, traz à memória a imortal versão do personagem de Heath Ledger (1979 2008), ator que marcou a sua existência pelo personagem célebre, mas também pelo seu olhar, estilo e comportamento.
O fato de morrer jovem também colabora, é claro, para que ocorra um processo de mitificação. Dessa maneira, sua carreira atingiu o patamar da imortalidade. Em breve jornada, desempenhou alguns papeis marcantes, sendo o principal, que lhe rendeu, postumamente, o Oscar de melhor Ator Coadjuvante, o de Coringa, no filme Batman, o Cavaleiro das Trevas, de 2008.
O documentário I am Heath Ledger enfoca justamente a carreira e o processo criativo do ator australiano desde suas primeiras aparições nas telas até um de seus desempenhos de êxito mais marcantes, como O segredo de Brokeback Mountain, em que contracena com o não menos que excelente Jake Gyllenhaal.
A paixão do artista por câmeras e pela captação e seleção de imagens é um dos principais focos do filme, dirigido por Derik Murray e Adrian Buitenhuis. Eles mostram como Ledger desenvolveu um progressivo envolvimento pela técnica e pela estética cinematográfica, indicando o mergulho numa promissora carreira de diretor. Havia até o projeto de um filme sobre xadrez, tema pelo qual ele era apaixonado, além de ser jogador talentoso.
Vídeos caseiros e depoimentos de pessoas que com ele conviveram, de familiares a amigos e companheiros de trabalho, acentuam a entrega de Heath Ledger à profissão, sempre numa perspectiva de buscar um aperfeiçoamento. Autodidata, encarava a vida como uma caminhada permanente em busca da perfeição. Ao enfatizar esse aspecto, o documentário cumpre muito bem o seu papel informativo e de tributo a um jovem que marcou época
* jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
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