17 de junho, de 2020 | 09:40
Com aumento do trabalho em casa VPN é solução para conexão segura
Em tempos de trabalho em casa, VPN estabelece conexão segura para a troca de informação entre dispositivosA pandemia de covid-19 forçou muitas empresas a manter em casa seus funcionários para evitar que, ao circular pelas ruas, fossem contaminados com o coronavírus. O trabalho em casa (home office), que era uma exceção, deverá se tornar uma regra em muitos ramos de atividade a partir de agora. Mas, trabalhar à distância também requer, na maioria das vezes, uma conexão segura com os servidores das empresas empregadoras, muitas delas, localizadas a centenas e até milhares de quilômetros de distância.
É aqui que entra em cena a Virtual Private Network (VPN), ou seja, Rede Privada Virtual, um recurso para conexão entre dispositivos dos usuários aos servidores de dados das empresas. Nesse sentido existem, serviços de VPN que asseguram, no Brasil, acesso a conteúdo global com privacidade. Confira um dos servidores no link https://surfshark.com/servers/brazil.
O analista de Sistemas de Informação, especialista em infraestrutura de redes de pequenas e médias empresas, Marcinei Rocha explica que o conceito de VPN é uma conexão segura para a troca de informação entre o dispositivo do usuário e a rede interna de uma empresa.
Uma vez que todo conteúdo da VPN é criptografado, com uma chave de segurança, o tráfego de dados é inacessível para quem está de fora. A aplicação da VPN, pode ser tanto para uso doméstico quando corporativo, explica o especialista, em entrevista ao Diário do Aço.
No uso doméstico um usuário pode, por exemplo, acessar uma série da Netflix, que não está disponível no Brasil, mas está aberta na Franca, Estados Unidos, ou Reino Unido. Então o usuário pode 'fechar' uma VPN da sua máquina com um servidor no país de origem e passar a navegar como se a máquina estivesse naquele país de origem. Isso pode ser aplicado em uma série de cinema, em um jogo ou outra atividade qualquer”, esclarece.
Marcinei acrescenta que o meio corporativo é o que mais usa as redes privadas. É onde se faz maior aplicação de uma VPN, dada a necessidade de segurança no tráfego de dados. Todos os acessos remotos de usuários de uma rede corporativa devem ser configurados por meio de uma VPN. Recomendados e fazemos isso aqui na RST. Isso permite que empresas falem entre si e funcionários trabalhem à distância, com acesso aos dados dos servidores, em um ambiente virtual menos arriscado. No atual contexto recomendamos que todas as pessoas que tiveram a necessidade de acessar um servidor à distância, que procure orientação técnica, pois o risco de invasão de usuários não autorizados é alto”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














