PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

19 de julho, de 2020 | 18:32

Astro da Lava Jato, o Japonês da Federal é condenado à perda de cargo e terá de pagar multa de R$ 200 mil

O Japonês da Federal foi um ícone do auge da operação comandada pelo juiz federal Sergio MoroO Japonês da Federal foi um ícone do auge da operação comandada pelo juiz federal Sergio Moro

Nos primeiros anos da Operação Lava Jato, uma figura atípica entre os policiais federais que prenderam políticos famosos e empresários de grandes conglomerados de construtoras brasileiras, envolvidos em atos de corrupção, ganhou fama e virou até meme nas mídias sociais: o Japonês da Federal.

Pois agora o ex-agente da Polícia Federal (PF) Newton Ishii, que ficou conhecido como “Japonês da Federal” após ficar famoso pelas aparições ao lado de presos notáveis da Operação Lava Jato, foi condenado por facilitação de contrabando pela fronteira Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu.

A apuração da imprensa, publicada nesse fim de semana, aponta que o ícone da Lava Jato perderá o cargo e ainda terá que pagar uma multa de R$ 200 mil.

Embora ele tenha se aposentado em 2018, em pleno curso da operação, comandada pelo ex-juiz federal Sergio Moro, não é a Justiça que irá decidir a cassação da aposentadoria, que pode vir a ser atingida neste caso.

Segundo a decisão do juiz Sérgio Luis Ruivo Marques, da 1ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu (PR), a conduta de Ishii foi de “extrema gravidade, com afronta direta a dignidade da função pública por ele exercida”.

A ação aponta que ele se “escondeu por trás do aparato institucional voltado ao combate do crime na fronteira, para facilitar o contrabando/descaminho, o que impede que o agente, após tal fato, prossiga atuando como agente policial”.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

20 de julho, 2020 | 14:49

“É mais um caso que acontece no Brasil.”

Maria Salomé Fernandes Coelho

20 de julho, 2020 | 10:11

“Cristina, loucura tem limite! Procure tratamento urgente!”

Cristina

20 de julho, 2020 | 07:45

“Mais uma farsa da lavajato sendo mostrada. Depois de tentarem "utilizar" 2 bilhões para uma "ong", a conduta dos agentes está cada dia mais evidente: usaram a lavajato para enriquecimento ou para conseguir cargos. Maior farsa do brasil esta lavajato. A única coisa que conseguiram foi quebrar as empresas, entregar o nosso petróleo pára os Estados Unidos e também colocar Moro como ministro.”

Envie seu Comentário