18 de agosto, de 2020 | 13:27
Distanciamento social com alta tecnologia: robô entrega prêmio a vencedora de loteria no Canadá
Divulgação
Guylaine Desjardins recebe o cheque de $ 6 milhões de dólares canadenses, entregue a ela por um robô

Recentemente, uma notícia que envolve distanciamento social, alta tecnologia e loteria ganhou as manchetes da mídia mundial. Guylaine Desjardins, ganhadora da Loto-Quebec, do Canadá, recebeu seu prêmio de um apresentador bastante peculiar: o cheque de $ 6 milhões (que corresponde a mais de 24,6 milhões de reais) foi entregue a ela por um robô.
A sorte sempre consegue surpreender e os segredos na loteria são imprevisíveis, principalmente quando se pode contar com recursos tecnológicos, nada é impossível.
Assim foi a experiência de Desjardins, que além de se tonar milionária comemorou sua vitória conhendo SARA, um robô desenvolvido e controlado por alunos da École de Technologie Supérieure (ÉTS), renomada faculdade de engenharia de Montreal, em parceria com a Centech, empresa de Quebec que promove a inovação.
Como é habitual, os vencedores da loteria de Quebec costuma receber seus prêmios em eventos que reunem a imprensa para uma entrevista. Com as regras do distanciamento social impostas para conter a disseminação da Covid-19, os organizadores responsável pela entrega do prêmio da loteria de Quebec tiveram que se reinventar. E chegaram a um resultado de sucesso.
Desjardins, que mora na região de Laurentians, ao norte de Montreal, participou da coletiva no Casino Mont-Tremblant com todos os envolvidos usando máscaras e respeitando o distanciamento social. O evento aconteceu no dia 23 de julho, mas a premiação é referente ao concurso 6/49, de 1 de julho de 2020.
Essa foi a primeira vez na história da loteria de Quebec que um robô entrega o prêmio principal. Além do robô, que obviamente não transmite a Covid-19, para reforçar ainda mais o distanciamento físico a conferência foi transmitida em uma live, para telespectadores e jornalistas.
O robô SARA, em tamanho real, dessa vez foi usado especificamente para cumprir as diretrizes impostas pelo Governo durante a pandemia. A ideia original de apresentá-lo ao público durante uma entrega de prêmio de loteria também serviu para apoiar os projetos de inovação de Quebec.
Guylaine Desjardins, que joga os mesmos números da loteria há mais de 25 anos, disse em entrevista que demorou para descobrir que havia vencido, pois só verificou seus números depois de algumas semanas. De acordo com a Loto-Québec, a vencedora ficou boquiaberta” quando ganhou e teve que correr até o carro para pegar seus óculos e garantir que estava lendo o resultado corretamente.
Apesar da máscara, ainda podemos ver seus olhos sorridentes”, disse Julie Houle, apresentadora do Loto-Québec, a Desjardins. "Isso mostra que mesmo nas condições em que vivemos, você está tendo um momento de felicidade."
A nova milionária contou que as primeiras pessoas com quem ela quis compartilhar a notícia foram seus dois filhos. O mais velho disse que iria verificar na Internet, apenas para ter certeza de que era realmente verdade.
Desjardins disse também que, por enquanto, pensa apenas em investir e mimar seus filhos, comprando uma motocicleta de três rodas. Mas assim que as circunstâncias permitirem, pretende viajar com a família.
Desde o dia 27 de fevereiro que a Loto-Quebec não entregava um prêmio de loteria pessoalmente. Grandes prêmios foram entregues, mas sempre através do correio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]