22 de novembro, de 2022 | 13:10

Cantor e compositor Erasmo Carlos morre aos 81 anos

Morreu no fim da manhã desta terça-feira (21), o cantor e compositor Erasmo Carlos, de 81 anos. O artista havia sido internado mais cedo no Hospital Barra Dór, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Erasmo havia recebido alta no início do mês após ficar internado por nove dias no hospital, com um quadro de síndrome edemigênica, que causa inchaço generalizado nos tecidos do corpo humano. Esse foi o diagnóstico recebido pelo artista em outubro, quando foi internado em um hospital na Barra da Tijuca.
Reprodução

O cantor, compositor, ator e multi-instrumentista era considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, parceiro de Roberto Carlos na década de 1960 e 1970, Erasmo deixa um legado considerável para a música brasileira.

Em 50 anos de estrada, compôs mais de 500 músicas, muitas das quais, um grande sucessos. Dentre elas, "Mesmo que seja eu", “Além do Horizonte” e, "Cachaça Mecânica", “É Preciso Saber Viver”, "Filho Único", "Mulher (Sexo Frágil)", "Gatinha Manhosa", "Festa de Arromba" e "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo", entre muitas outras. Entre suas composições muitas dessas canções se tornaram sucesso na voz de outros artistas.

Também, muitas de suas músicas de sucesso no passado, atravessaram de geração para geração com novas roupagens, interpretadas por novos artistas.

A música "É preciso saber viver" é um exemplo. Composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos e lançada por Roberto em 1974 no álbum Roberto Carlos, foi regravada pelo Titãs em 1998 no álbum Volume Dois. Essa música continuou a fazer sucesso no formato acústico, com Nando Reis que seguiu carreira solo depois do Titãs.

O último álbum do "Tremendão" foi lançado no início de 2022, intitulado "O Futuro Pertence À...jovem Guarda". O disco fechou sua carreira com releituras de músicas de sucesso de artistas da Jovem Guarda, movimento musical da qual ele e Roberto Carlos figuram como protagonistas.

A partida de Erasmo Carlos dá sequência ao luto na MPB. Na manhã de 9/11 morreu aos 77 anos a cantora Gal Costa, outro ícone da Música Popular Brasileira. Gal também fora contemporânea do começo de carreira de Erasmo Carlos.

Também no dia 9 de novembro, ouve outra perda para a MPB. Aos 86 anos, o cantor, compositor e apresentador de TV, Rolando Boldrim atravessou a ponte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Isaías

22 de novembro, 2022 | 22:00

“Isaías 57:2. ?Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.?”

Zoio de Zoiar

22 de novembro, 2022 | 21:58

“A morte ainda é um dos maiores mistérios da vida. É inevitável nos questionarmos o porquê de termos que nos despedir de alguém que amamos, ou mesmo temer o nosso próprio fim.
Que descanse em paz !!!”

Envie seu Comentário