USIMINAS 7 BILHOES 728X90

09 de janeiro, de 2023 | 15:27

Ao menos dez jornalistas foram agredidos durante atos de vandalismo em Brasília

A invasão coordenada de bolsonaristas radicais a prédios públicos de Brasília, no domingo (8), terminou com a destruição de cadeiras, mesas, objetos de decoração, TVs e tudo o que tinha pela frente. Além disso, os vândalos agrediram ao menos dez profissionais da imprensa que cobriam os atos na capital.

Conforme o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, além de agredir física e verbalmente os profissionais, também houve roubos e danos a equipamentos.

Em um relato feito no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, um repórter do periódico afirmou ter sido agredido e que alguns manifestantes apontaram uma arma para sua cabeça, no Congresso Nacional. Uma jornalista da Rádio Jovem Pan também relata que um homem apontou a arma para ela.

Uma repórter fotográfica do site Metrópoles foi derrubada e espancada por dez homens. Ela teve o equipamento danificado. "Eu tentei sair um pouco, e aí foi a hora em que vieram ao meu redor, fizeram um cercadinho. Eu, instintivamente, me agachei no chão e alguém me deu um murro na barriga, tiraram minha máquina do pescoço", relatou em vídeo ao Metrópoles.

Também sofreu agressões uma jornalista da Folha, que relatou nas mídias sociais o seguinte: “Fui cercada, chutada, empurrada, xingada. Quebraram meus óculos, puxaram meu cabelo, tentaram pegar meu celular. É preciso punir essas pessoas”.

ABI repudia agressões
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) informou que repudia com veemência tais atos de terrorismo e vandalismo e lamenta que as forças policiais e de segurança não tenham agido para impedir tais violências contra o patrimônio público e a democracia. “As autoridades do GDF foram ausentes, para não dizer coniventes”, disse a entidade, concluindo que “confia na firmeza do ministro da Justiça, Flávio Dino, e espera que a ordem seja restabelecida o mais rapidamente possível”.

Marcelo Camargo / Agência Brasil


Já publicado:

CBF repudia uso da camisa da seleção em manifestações antidemocráticas

Governo cria e-mail para receber informações sobre atos de domingo

Em nota, presidentes dos Três Poderes chamam atos de ''golpistas''

Conselho de procuradores repudia atos criminosos ocorridos em Brasília
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário