05 de fevereiro, de 2023 | 20:32

Semana de trabalho de quatro dias funciona no Brasil?

Você já pensou como seria a sua vida se a semana de trabalho de quatro dias funcionasse no Brasil? A ideia vem ganhando bastante força entre companhias estrangeiras nos últimos anos, porque as empresas perceberam que existe uma relação intrínseca entre a felicidade e produtividade no trabalho.

Dados revelam que empresas com semana de trabalho de 4 dias são até 40% mais produtivas. A verdade é que muitas pessoas consideram que o molde atual de trabalhar 40 horas divididas em cinco dias por semana está ultrapassado, visto que este é o modelo de trabalho tradicional desde 1940 e o mundo mudou nessas últimas décadas.

A justificativa dada pela maioria dos profissionais é que eles poderiam desempenhar suas atividades em menos tempo. E os gestores têm ouvido seus colaboradores: 46% dos líderes empresariais concordam que adotar uma semana de trabalho de quatro dias será importante no futuro.

Atualmente, são oferecidas três possibilidades de jornadas de trabalho reduzidas: 40 horas semanais divididas em 4 dias de trabalho, redução da jornada para 32 horas semanais divididas em 4 dias, ou descarte de um dia da semana de trabalho sem alteração na jornada ou salário.

E a tendência está se popularizando em países como Islândia, França, Espanha, Nova Zelândia e Japão. No Brasil a semana de trabalho de 4 dias ainda não despontou, uma das justificativas mais comuns dadas pelos empresários é a dificuldade de conciliar a jornada reduzida com o número elevado de feriados.

Os benefícios de uma semana de trabalho de 4 dias

Diversos estudos apontam que a semana de trabalho mais curta traz diversos benefícios para os profissionais, protegendo a saúde física e mental pela redução do estresse e ansiedade.

Segundo uma pesquisa da Henley Business School, a semana de trabalho de quatro dias torna os trabalhadores mais felizes (78%), ajuda na retenção de colaboradores que são pais (71%), promove a atração e retenção de colaboradores seniores (70%) e de profissionais com carreiras em ascensão (63%).
Unsplash.com
A justificativa dada pela maioria dos profissionais é que eles poderiam desempenhar suas atividades em menos tempoA justificativa dada pela maioria dos profissionais é que eles poderiam desempenhar suas atividades em menos tempo

E se você está se perguntando o que os profissionais desejam fazer com esse dia extra na semana, as respostas variam: passar mais tempo com a família, aprender a cozinhar, praticar atividade física, adquirir um novo hobby, desenvolver habilidades pessoais e profissionais.

Quais são os desafios para implementar uma semana de trabalho de 4 dias no mundo?

Existem algumas barreiras para a implementação de uma semana de trabalho de quatro dias. O principal empecilho é que as empresas precisam estar disponíveis para seus clientes.

Também existe a dificuldade relacionada à gestão. Muitos empresários acreditam que seria difícil administrar a empresa com a redução da jornada. Uma pesquisa da Zappier revela que nem todos os setores da economia conseguem aderir a este modelo, pois suas atividades são desempenhadas ininterruptamente.

Outro obstáculo é a preocupação dos profissionais com a impressão negativa que poderiam deixar entre seus empregadores e colegas. O medo de ser visto como preguiçoso é um relato comum.

Mas de modo geral, essa tendência de reduzir a jornada de trabalho sem alteração no salário, é vista com otimismo por 34% dos empresários e 72% dos colaboradores, segundo uma pesquisa da Pipedrive.

A solução trará benefícios tanto para o colaborador, que consegue encontrar equilíbrio na vida pessoal e profissional, quanto para o empregador que encontra um colaborador mais produtivo. De modo geral, a ideia deve ser considerada pelas empresas que desejam se manter competitivas na economia global.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário