15 de fevereiro, de 2023 | 15:07
Fotógrafo aciona a Polícia ao ver câmera roubada no 8 de janeiro em site de vendas
O fotojornalista que teve equipamentos roubados por militantes políticos da extrema-direita, em uma tentativa de golpe em Brasília, ocorrida no dia 8 de janeiro, encontrou sua câmera colocada à venda em um site de negociação. Ele fingiu estar interessado, marcou um encontro com o criminoso e levou a polícia junto. O indivíduo que estava com o equipamento foi preso em flagrante. Ele alegou em sua defesa que encontrou a câmera na Praça dos Três Poderes no dia do ato antidemocrático.
No dia dos fatos, Pedro Ladeira cobria os ataques às sedes dos Três Poderes pelo jornal Folha de São Paulo, quando foi cercado e agredido por golpistas.
Um dos golpistas levou a câmera do profissional. Ladeira foi à Polícia Civil do Distrito Federal para informar que colegas haviam encontrado a câmera à venda em um site e em mídias sociais por um preço muito inferior ao valor real.
Uma marca de uso na câmera chamou a atenção do fotógrafo, que teve a certeza de que se tratava de seu equipamento. De acordo com a ocorrência registrada, um colega de Ladeira entrou em contato com o vendedor, simulando ter interesse no item. Eles marcaram um ponto de encontro em um shopping da região central de Brasília para que o colega pudesse ver a câmera”.
Policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DECOR) acompanharam o encontro e, assim que um homem chegou para mostrar a câmera, o abordaram e conduziram à delegacia.
O bolsonarista, de 26 anos, foi identificado e, segundo a polícia, disse ter achado a câmera em 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, durante as manifestações antidemocráticas. Na delegacia, ele assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado. A câmera foi devolvida ao jornalista.
Ao receber o equipamento, Ladeira ficou surpreso: todas as fotos que tinha registrado no dia estavam intactas no cartão de memória o que poderá servir para identificar outros golpistas.
Além da câmera do profissional em serviço, equipamentos fotográficos do Palácio do Planalto também foram roubados e até hoje não foram recuperados.
Já publicado:
- PGR denuncia mais 139 pessoas por atos antidemocráticos
- Ex-servidor da Prefeitura Coronel Fabriciano é preso pela Polícia Federal por participar de atos golpistas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















