23 de maio, de 2023 | 17:52
Profissionais da saúde devem aprofundar seus conhecimentos em insônia pediátrica
É fato que durante o período da graduação, o assunto sono não é abordado como deveria. O sono infantil é uma dor muito latente nos lares brasileiros, estando no top 5 das principais queixas dos pais nos consultórios médicos.
Até os seis meses de idade é normal a criança acordar durante a noite para mamar. Após a introdução alimentar, os despertares vão diminuindo gradativamente. Portanto, não é normal um bebê de um ano dormir pior do que dormia nos primeiros meses. Por isso, a necessidade do pediatra saber acolher as queixas e explicar aos pais o que deve ser observado sobre o desenvolvimento de um padrão de sono saudável.
Contudo, para poder orientar e fazer um diagnóstico correto, é importante que os médicos busquem se aprofundar no assunto através de um curso de insônia pediátrica. Um curso que dê todas as informações necessárias para que os casos sejam diagnosticados e tratados da melhor forma possível.
Fatores a serem observados no desenvolvimento da criança
A falta de sono e/ou a má qualidade dele podem influenciar diretamente na rotina e no desenvolvimento da criança. Por isso, é importante explicar para os pais quais são os fatores que eles precisam ficar alertas e buscar ajuda do pediatra. A seguir, estão alguns deles:
● Irritabilidade: quando ela se irrita facilmente, apresenta comportamentos agressivos, impulsivos, falta de paciência em situações comuns do dia a dia;
● Falta de energia: ela não está disponível para atividades simples de sua rotina, como andar, brincar, correr, tomar banho e apresenta sempre um cansaço excessivo;
● Descontrole emocional: a criança apresenta sucessivas crises de raiva, fica agressiva, bate, se machuca;
● Crescimento: durante o sono é liberado o hormônio do crescimento, assim a criança pode apresentar problemas de estatura e peso.
Sobre o curso
O curso de insônia pediátrica tem como objetivo auxiliar médicos, pediatras e profissionais da saúde a realizarem uma anamnese detalhada, que consiga coletar dados que ajudem no diagnóstico, assim como esclarecer os conceitos sobre o sono e sua regulação. O curso explica os estágios do sono de acordo com a faixa etária das crianças e sobre os tratamentos não farmacológicos e farmacológicos descritos.
A doutora Ana Elisa Ribeiro Fernandes é médica do sono e é a responsável pela criação e ministração desse conteúdo. Ela atua na área há mais de 20 anos e tem como principal objetivo inserir cada vez mais os conhecimentos sobre sono em matérias durante a graduação. Ao acessar o site é possível ter mais conhecimento sobre o trabalho dela.
A inscrição pode ser feita aqui nesse link
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]