22 de dezembro, de 2023 | 08:45

Lula sanciona feriado nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares

Por Pedro Rafael Vilea - Repórter da Agência Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil
Dia 20 de novembro passa a ser feriado nacionalDia 20 de novembro passa a ser feriado nacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.

Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.

Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Javé do Outro Lado do Mundo

24 de dezembro, 2023 | 12:17

“Na minha cidade tb tem na rua muitos zumbis, agora como é Natal tá todo mundo de roupa nova. Alguns, outro dia, passando na rua eu nem os reconheci; estavam calçados, e até com mochilas. País das fantasias! Rs.”

Cacilofenes Forja

24 de dezembro, 2023 | 09:53

“"Países com mais feriados
Segundo um levantamento feito pela empresa americana de consultoria Mercer, os países com mais feriados são Colômbia e Índia, com 18 feriados cada um. No segundo lugar da lista, aparecem Tailândia, Líbano e Coreia do Sul, que possuem 16 dias de folga extra cada."
Portanto é falácia de quem abre a boca sem fatos comprobatórios. O Brasil tem em média 12 feriados. Há países com menos feriados que o Brasil mas, devido as forças da natureza (neve, tornados, furacões, etc) acabam sem ter como trabalhar por muito mais dias.
Como fazemos parte de um todo e de 1.500 para cá trucidamos, violamos muito dos irmãos que foram brutalmente escravizados e que até hoje ainda sente o reflexo dessa escravidão.
O feriado por si só não resolve o problema. Pode ser ele um lembrete para que cada um dê diariamente sua contribuição para minizar essa mancha. São gestos simples, como respeito, dignidade, inclusão, que somados podem melhorar a vida de cada ser que foi e continua sendo ultrajado constantemente. As estatísticas estão à disposição de quem ainda possa ter dúvidas.”

Zé Ninguém

22 de dezembro, 2023 | 16:20

“Dizem alguns historiadores que até Zumbi teve escravos para lhe servir no quilombo de Palmares...será verdade?”

Geri Vaz da Silva

22 de dezembro, 2023 | 11:42

“Mais um feriado pra prejudicar quem investe e gera empregos no pais”

Dom Quixote

22 de dezembro, 2023 | 11:26

“O mesmo Presidente que havia dito que número de folgas prolongadas em 2023 prejudicou PIB, me sanciona nesta 5ª feira o feriado do Dia da Consciência Negra. Tá igual o Zema, de manhã firma um compromisso em rede nacional e assina uma ata comprometendo um acordo com o funcionalismo publico, depois finge de bobo e volta atrás.
A palavra de um homem deve valer mais do que a sua assinatura.”

Marcos Andre dos Santos

22 de dezembro, 2023 | 09:43

“Eh! O Brasil é mesmo o pais da piada pronta!”

Jose Geraldo

22 de dezembro, 2023 | 09:38

“Não entendi mais nada... Afinal não ele que disse que temos muitos feriados? E por isso o PIB cresceu pouco?”

Envie seu Comentário