09 de fevereiro, de 2024 | 17:50

Em vídeo, Bolsonaro orienta ministros a questionar urnas e Judiciário

STF divulgou vídeo de reunião ocorrida em julho de 2022

Por Pedro Peduzzi e Alex Rodrigues – Repórteres da Agência Brasil

Divulgação


O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou público, nesta sexta-feira (9), um vídeo de uma hora e trinta minutos de duração de uma reunião na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro orienta sua equipe ministerial a disseminar informações que coloquem em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e a credibilidade do Poder Judiciário.

Bolsonaro diz que “providências” deveriam ser tomadas para mantê-lo no poder. Ao longo do vídeo, o ex-presidente cita uma série de argumentos que deveriam ser reproduzidos por seus ministros.

O vídeo, gravado em 5 de julho de 2022, é uma das provas apresentadas pelo STF no âmbito da Operação Tempus Veritatis, deflagrada na quinta-feira (8) pela Polícia Federal para investigar uma suposta organização criminosa cuja atuação teria resultado na tentativa malsucedida de golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023.

Demonstrando preocupação com uma possível vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro cobra de seus ministros, que adotem discursos de tom crítico a instituições como STF e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele diz ainda que buscaria apoio junto a embaixadores.

“Vamos esperar chegar 2023, 2024 para se f...? [e depois se perguntar] ‘por que eu não tomei uma providência lá atrás?’”, questionou Bolsonaro em um trecho do vídeo, para, na sequência, ordenar, aos ministros, que adotem sempre o mesmo discurso do presidente.

“Falem o que vou falar”
Segundo Bolsonaro, a “providência” a ser tomada não envolveria uso de força. Dirigindo-se ao ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Bolsonaro acrescenta: “Não é dar tiro. ‘Ah, Paulo Sérgio, vamos botar as tropas nas ruas, tocar fogo e metralhar’. Não é isso. Daqui para frente, quero que todo ministro fale o que vou falar aqui. E se o ministro não quiser falar, vai ter que falar para mim por que ele não quer falar... Agora, se não tiver argumentos para me demover do que eu vou mostrar, não vou querer papo com este ministro. Está no lugar errado”.

“Nós sabemos que, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil. Vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira, o Brasil. Agora, alguém tem dúvida de que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições”, diz o ex-presidente.

Mais adiante no vídeo, Bolsonaro diz saber que não ganhará “guerra de papel e caneta”, e cobra mais contundência nos discursos dos ministros, e diz que fará o mesmo junto a embaixadores.

Embaixadores
“A gente tem de ser mais contundente, como vou começar a ser com os embaixadores. Porque, se aparece o Lula com 51% no dia 2 de outubro, acabou. A gente deve reagir ou vai ser um caos. Vai pegar fogo no Brasil”, disse.

Em outro momento do vídeo, Bolsonaro informou sobre uma reunião que teria com “metade dos embaixadores”, e que, na semana seguinte falaria com “a outra metade”, bem como autoridades do Judiciário, para mostrar o que, segundo ele, “estaria acontecendo”.

Bolsonaro então levanta suspeitas sobre a atuação dos ministros do STF Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. “Os caras estão preparando tudo para o Lula ganhar no primeiro turno, na fraude”.

“Alguém tem dúvida do que vai acontecer no dia 2 de outubro? Qual resultado que vai estar às 22h na televisão? Alguém tem dúvida disso? Aí a gente vai ter que entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal. Vai pra p…. Ninguém quer virar a mesa, ninguém quer dar o golpe. Ninguém quer botar a tropa na rua, fechar isso, fechar aquilo. Mas nós estamos vendo o que está acontecendo. Vamos esperar o quê?”, acrescentou.

Mais críticas
As críticas ao STF continuam. “O nosso Supremo aqui é um poder à parte. É um super-supremo. Ele decide tudo. Muitas vezes fora das quatro linhas. Não dá para gente ganhar o jogo com o pessoal atirando tijolo da arquibancada em cima dos jogadores nossos, com juízes que a toda hora dão impedimento. É difícil a gente ganhar o jogo assim”.

Na decisão apresentada pelo STF, o ministro Alexandre de Moraes diz que a investigação da PF concluiu que a “organização criminosa” atuava em cinco eixos, e que um deles seria dedicado a atacar “as instituições (STF, TSE), o sistema eletrônico de votação e a higidez do processo eleitoral”.

“Na presente representação, a Polícia Federal enumera os núcleos de atuação do grupo criminoso, existentes e atuantes para operacionalizar medidas para desacreditar o processo eleitoral; planejar e executar o golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito, com a finalidade de manutenção e permanência de seu grupo no poder”, afirmou o ministro.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Olho Vivo

11 de fevereiro, 2024 | 10:25

“onde foi o golpe militar de 64?
Como se acabou com o golpe?
meia dúzia de " guerrilheiros", teria capacidade de enfrentar o exercito em 64?
Pq a maioria que se uniram a cuba , na tentativa de fazer do Brasil um país socialista, se tornaram políticos, e todos acusados e comprovados suas corrupções?
Se de fato, houvesse tentativa de golpe em 08 de janeiro, seria aquela bagunça?

Dito tudo isso, e outras ponderações ainda a serem feitas, SE NÃO HOUVESSE INTERNET HJ, DAQUI A 10 ANOS, A ESTORIA SERIA CONTADA DA MESMA FORMA DE 64....

VERDADES SECRETAS???? OSr"”

Gildázio Garcia Vitor

10 de fevereiro, 2024 | 10:17

“A "Foice" de São Paulo, que apoiou o golpe de 1964 e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), inclusive cedendo veículos para as forças de repressão, publicou hoje um vergonhoso editorial, cujo título é: "Que se faça justiça, não vingança". Parece Mateus 5:38-39. Apesar de Ateu, prefiro Êxodo 21:23-25.”

Jnd

10 de fevereiro, 2024 | 08:16

“O CARNAVAL DA DEMOCRACIA E AS CINZAS GOLPISTAS

GERALDO VANDRÉ JÁ DIZIA

Madeira de dar em doido
Vai descer até quebrar
É a volta do cipó de arueira
No lombo de quem mandou dar

MAS OS PATRIOTÁRIOS NÃO ESCUTARAM

Acabei de receber msg, enviada por empresário golpista, convocando expoentes do agro-negócio, empresários, caminhoneiros e retardados de todos os escalões para vestirem a odiada camisa verde e amarela da Seleção do Baladeiro Neymar para fazer a 'Revolução Civil em Todo o Brasil' quando o Farsante for preso.”

Lu Magalhães.

10 de fevereiro, 2024 | 07:12

“Kkk esse GADO é desprovido de massa cinzenta ou eles fingem... essa multidão que vocês veem acompanhando o BOZO nos vídeos nas redes sociais na maioria das vezes são figurantes pagos como aqueles da novela da Globo se orientem,e os quê não são figurantes são pessoas sem ocupação que tiveram seus veículos abastecidos com dinheiro do contribuinte kkkk,será que você não viu nos veículos de comunicação o montante de dinheiro quê foi investido na campanha do BOZO..mas eu tenho que reconhecer a mente DIABÓLICA por trás da mazelas dele foi muito esperta. CONSEGUIU envolver a religião,as igrejas evangélicas nessa podridão que é a política onde só tem enganadores e ladrões, e esse foi o grande erro deles,porque eles sabem mais ignoram e nem pregam quê foram os religiosos crentes aliados aos políticos que condenaram JESUS à CRUZ na época o BOZO é o rei Herodes encarnado o BOZO usou o NOME de DEUS em vão, só batismo pelas águas ele passou por cinco vezes ele deveria saber as coisas de DEUS são coisas sérias e pode ter certeza esse BOZO arrastou muita gente pro inferno literalmente usando o lema DEUS pátria família pra enganar os alfabetos políticos e religiosos e ...pronto falei. Rsrsrs”

Gustavo

10 de fevereiro, 2024 | 06:53

“Nem as forças armadas questionaram a lisura do processo eleitoral, mas é o Emerson que sabe a verdade verdadeira”

Emerson

09 de fevereiro, 2024 | 21:00

“TEM QUE QUESTIONAR MESMO... E LIVRE OPINIÃO DE CADA UM EU MESMO ACHO QUE O LULA NÃO TEVE 20 MILHÕES DE VOTOS .. NINGUÉM GOSTA DESSE CARA... ONDE O LULA VAI NÃO DA 200 PESSOAS KKKK”

Paulo

09 de fevereiro, 2024 | 20:37

“Todo mundo sabia que ele queria da o golpe. E os bolsominios apoivam e continua apoiando, como se não houve gravidade no que ele fez. Foi baton na cueca, vídeo, minuta, áudios, msgs... não precisa de mais prova.”

Envie seu Comentário