19 de fevereiro, de 2024 | 15:33
Israel declara Lula persona non grata após fala sobre holocausto
Presidente classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio
Ricardo Stuckert / PR
Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suas declarações sobre operações israelenses na Faixa de Gaza e o corte de ajuda humanitária a habitantes da região. Nas redes sociais, Katz declarou Lula persona non grata.
Nós não perdoaremos e não esqueceremos em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que se desculpe e se retrate por suas palavras”, postou o embaixador israelense.
Esta manhã, convoquei o embaixador brasileiro em Israel perto de Vashem, o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família.”
A comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que destruíram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto.”
Ontem (18), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a fala de Lula equivale a cruzar uma linha vermelha”. As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.
Entenda
Em entrevista coletiva durante viagem oficial à Etiópia, o presidente brasileiro classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.
"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças", disse Lula.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Carlos
20 de fevereiro, 2024 | 11:11Vou repetir meu comentário, vi que não postaram.
As asneiras ditas pelo bozo, não se comparam a REPUGNANTE, HORRENDA, ofensa feito pelo Lula.
Querer "dourar a pílula" a fim de amenizar a boca podre do Lula, é compartilhar e curtir, é ser indiferente ao sofrimento da humanidade.
Falei do Bozo...mas..
"NÃO PODEMOS TENTAR JOGAR DEBAIXO DO TAPETE, ESSA INFELIZ FALA DO LULA, QUE DESPERTA AO REPÚDIO DE TODO MUNDO,USANDO AS BRIGUINHAS BOBAS DOS BOLSOMINOS X LULOÍDES"
Deixo meu pedido de perdão para todo Povo de Israel.
*Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar* Gêneses 12:3
Nps perdoa SENHOR, tem misericórdia de nossa nação.”
Oliveira
20 de fevereiro, 2024 | 08:20Os políticos zombam da cara do contribuinte. Um Presidente mal informado dando munição a uma oposição caducante, ambos encobertos pela imunidade parlamentar. Então vamos aos fatos. Um Presidente que adora falar asneiras com o seu discurso popular que agrada aos seus, pessoas incapazes de enxergar a política além da paixão. Noutra ponta, os parlamentares com o pedido do impeachment de um Presidente eleito como se não houvessem e não conhecessem os pressupostos de admissibilidade. Ainda temos um ex-presidente que irá tumultuar uma cidade, em busca de apoio nas próximas eleições municipais e presidenciais, ou seja, quem não é visto, não é lembrado. Temos problemas demais para envolvermos em questões internacionais,importantes sim, mas que não temos necessidades de nos metermos. É como quem que envolve nos problemas alheios para fugir de seus próprios problemas. Isso tem nome, HIPOCRISIA.”
Defensor
20 de fevereiro, 2024 | 08:17Israel sofre ataques diariamente de TERRORISTAS, ao retaliar é chamado de genocida? Me poupem!
Queria ver se fosse seus filhos e familiares que estivessem sofrendo com estupros e assassinatos SIMPLESMENTE por ter determinada religião...”
Lucimar Vasconcelos
20 de fevereiro, 2024 | 07:48Lula está certíssimo. 10.000 crianças já foram assassinadas na Faixa de Gaza por Israel. Ele tem voz e deve se posicionar a favor dos inocentes.”
Cleber Sousa
20 de fevereiro, 2024 | 07:02O Brasil era conhecido por ser um país soberano e mediador de conflitos. Não de insultos. Essa gestão do atual presidente está muito aquém do que foi no passado. Enquanto isso temos a violência no nosso país. Vale uma reflexão. Se não for entrar para levar a paz , que não entre para levar a discórdia...”
Bom
19 de fevereiro, 2024 | 23:22Os covardes não gostaram de poucas verdades que o Lula jogou na CARA deles.
Lula só falou a verdade, estão assassinando inocentes.
JA PENSARAM A POLÍCIA ENTRAR NUMA COMUNIDADE E MATAR TODOS QUE VEEM PELA FRENTE?
E tem uns brasileiros idiotas, sem noção, políticos improdutivos, APOIANDO ISRAEL.
Vocês deveriam ir pra lá E SE ALIAREM AO SEUS MONSTROS.
E TOMAR UM TIRO BEM NO MEIO DA FUÇA.”
Joseph
19 de fevereiro, 2024 | 22:24Infelizmente nosso presidente antes falar qualquer coisa, tem de pensar nas consequências. Ele quer aparecer. Perdeu a oportunidade de ficar calado. Vai colher uva no pé de azeitona (Oliveira),”
Jhilad Shalit
19 de fevereiro, 2024 | 21:34? necessário recordar o Holocausto para que ele nunca mais aconteça. E não é para que nunca mais aconteça algo especificamente com o meu povo, porque eu sou judeu. É para que nunca mais aconteçam a intolerância, o desrespeito e a iniquidade.”
Rj
19 de fevereiro, 2024 | 18:00O Lula é "persona non grata", já o Inelegível, sempre foi "persona grata", tanto é que o Primeiro-Ministro Netanyahu esteve presente em sua posse.”
Mengele
19 de fevereiro, 2024 | 16:42O Lula está certíssimo na sua comparação. Israel apoiado pelos capachos de sempre estão gastando todo o estoque de armamento deles em cima de pessoas quase todas indefesas...só quem não tem alma ou cérebro não percebe isso. Toda guerra visa vender armamento, q são as coisas mais caras do mundo, e advinha quem são os donos das empresas que produzem armas, veículos militares e tudo em geral que os soldados usam nas batalhas...?”