04 de março, de 2024 | 12:44
Homem preso por manter a esposa em cárcere privado é morto no Ceresp de Ipatinga
O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga foi palco de um homicídio na manhã desta segunda-feira (4). O detento Moisés Ferreira da Silva, de 45 anos, que se encontrava na unidade desde o dia 3 de agosto do ano passado, foi morto pelos companheiros de cela após ser violentamente agredido.
Moisés foi preso no dia 2 de agosto de 2023, acusado de manter em cárcere privado a esposa, uma idosa de 71 anos. Os policiais penais foram informados sobre o ocorrido e, ao averiguarem depararam-se com a vítima caída. Foi acionado o resgate do Samu e uma Unidade de Suporte Básica (USB) e uma Unidade de Suporte Avançada (USA), com um médico, foram enviadas à unidade prisional. Os profissionais tentaram todas as manobras, porém, Moisés não reagiu às intervenções e foi constatado seu óbito pelos socorristas.
Após os trabalhos da perícia, o corpo de Moisés foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal de Ipatinga para ser necropsiado. A apuração da Polícia Civil agora vi estabelecer a dinâmica do crime e os responsáveis.
Protesto
Depois da descoberta da morte nesta segunda-feira, familiares de presos fizeram um protesto na estrada de acesso ao Ceresp, na tarde desta segunda-feira. Entre os manifestantes estavam principalmente mulheres.
Sejusp divulga nota oficial
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), confirma o óbito de um custodiado do Ceresp de Ipatinga, nesta segunda-feira, 4/3.
O preso foi encontrado por policiais penais com hematomas aparentes e imóvel na cela. A enfermeira da unidade foi imediatamente acionada e constatou o óbito, ainda no local. O SAMU também foi acionado e confirmou a morte.
"Todos os procedimentos legais estão sendo realizados para a devida responsabilização pelo crime e elucidação dos fatos. A Polícia Civil foi acionada na unidade para iniciar os trâmites de polícia judiciária, incluindo a perícia. A unidade vai apurar o ocorrido de forma administrativa", conclui a nota.
Agressão à esposa idosa
A prisão de Moisés ocorreu sob a acusação de agredir e manter em cárcere privado sua esposa, uma idosa de 71 anos. O caso foi registrado na rua Palmas, no bairro Esperança. A descoberta do crime se deu após uma denúncia de violência doméstica. No local, os policiais encontraram a vítima com hematomas no rosto e braços. Ela relatou que o marido a agrediu com socos e tapas após uma discussão.
A idosa também disse que o homem a mantinha em cárcere privado havia cerca de dois meses. Ele a impedia de sair de casa e de ter contato com familiares e amigos, relatou a vítima.
Com a constatação, o agressor foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Ipatinga. Ele foi autuado por lesão corporal dolosa no âmbito da violência doméstica e familiar e por cárcere privado. Ele ainda possui outros registros de crimes na ficha policial, como receptação, assalto, lesão corporal, tráfico e estelionato.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Pedro
04 de março, 2024 | 20:12Coitado deles, estão tirando férias, preso tudo gente boa”
Landim
04 de março, 2024 | 18:10Parente de preso gosta de porta de cadeia né, fazendo manifestação pra quê? Ninguém tá lá atoa não, roubar, traficar, matar e etc pode, agora porque tá preso qualquer quer fazer manifestação.. Brasil tinha que ter prisão perpétua e pena de morte, isso sim”
Roni
04 de março, 2024 | 17:18Coitado, tava no cerespe atoa.
Não fez nada com a senhora de 71 anos
Ele virou um anjo”