09 de setembro, de 2024 | 17:26

Oposição entrega a Rodrigo Pacheco pedido de impeachment contra Moraes

Reprodução/Redes sociais
 O requerimento tem a assinatura de mais de 150 deputados e contou com o apoio eletrônico de mais de 1 milhão de brasileiros O requerimento tem a assinatura de mais de 150 deputados e contou com o apoio eletrônico de mais de 1 milhão de brasileiros

A oposição ao governo Lula protocolou, nesta segunda-feira (9), no Senado Federal, o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O requerimento tem a assinatura de mais de 150 deputados e contou com o apoio eletrônico de mais de 1 milhão de brasileiros.

O pedido foi entregue pessoalmente no gabinete da presidência da Casa nas mãos do chefe do Poder Legislativo, o mineiro Rodrigo Pacheco (PSD). A decisão de abrir um processo de impeachment contra ministros do STF depende do aval do presidente do Senado.

No 7 de Setembro, sábado, bolsonaristas foram para a avenida Paulista, em São Paulo, para pedir a saída do ministro. O ato havia sido convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cartazes com “Fora Alexandre de Moraes” e “Abaixo a Ditadura” eram maioria entre os apoiadores, que protestam contra a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo e contra a decisão que suspendeu a rede social X no Brasil.

Pacheco já sinalizou que não fará nenhum movimento no sentido de dar prosseguimento a um processo de impeachment contra ministro do STF. Nos atos de sábado, o congressista foi um dos alvos dos manifestantes que estavam na Paulista. Atualmente, não há prazo para os chefes das Casas Legislativas decidirem sobre um pedido que chega ao Congresso Nacional.

Historicamente, o Senado nunca avançou com um pedido de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores da política, em Brasília, afirma-se que não há clima político para mover a cassação do ministro Alexandre de Moraes.

Congressistas atuam em múltiplas frentes contra o STF

Parlamentares da oposição também anunciaram que, após protocolar o pedido de impeachment, entrarão em obstrução de modo a barrar votações de demais projetos. Isso já é assunto consolidado na Câmara, pelo menos.

“Iremos fazer obstrução na Câmara dos Deputados. E vamos lutar pela anistia aos perseguidos políticos e para que a censura não seja aplicada no Brasil”, disse a líder da minoria na Casa, deputada Bia Kicis (PL-DF).

Também na Câmara, na Comissão Constituição e Justiça, a presidente Caroline de Toni (PL-SC) pautou um projeto de lei que visa anistiar os presos em razão do envolvimento nos ataques golpistas do 8 de Janeiro.

Essa é a principal bandeira movida pela oposição neste momento. Na manifestação bolsonaristas neste último 7 de Setembro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, chamou Moraes de “psicopata”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Renato

10 de setembro, 2024 | 14:18

“Atos jurídicos ilegais e ditatoriais na cabeça do gado. Quem comete fakenews comete crime, quem atenta contra o estado democrático de direito comete crime, quem ínsita o ódio e a violência comete crime. Nada disso é liberdade de expressão. As pessoas precisam ter responsabilidade ao mesmo tempo que precisam ser responsabilizadas pelos seus atos. Se não fosse o Xandão, o bolsonarismo tinha dado um golpe de estado no Brasil e ao invés de estarmos discutindo políticas públicas, estaríamos discutindo banheiro unissex nas escolas.”

Viewer

10 de setembro, 2024 | 09:36

“Lendo os comentários dá pra ver o nível de insanidade de determinados indivíduos ao defender atos jurídicos ditatoriais e completamente ilegais quase como uma forma de ameaça.

Cuidado com o que desejam, vocês podem estar plantando uma guerra.”

Paulo

10 de setembro, 2024 | 07:17

“O erro do Ministro Alexandre de Moraes foi protelar este inquérito. Se tivesse mandado prender os cabeças desta bagunça teria resolvido a parada.. Estes deputados e senadores da foto nunca fizeram nada pra melhorar o país, passaram o mandato defendo está ideologia tosca e mais nada.”

Vejam Só Essa

09 de setembro, 2024 | 20:33

“O ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) passou a articular, diretamente com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato da preferência do chamado ?Centrão? e apontado como o favorito à sucessão de Arthur Lira (PP-AL), a liberação dos presos durante o golpe de Estado fracassado no 8 de Janeiro. A anistia é tida como "favas contadas". Com o apoio do PL para sucessão na Presidência da Câmara, Motta terá meio caminho andado. Então é isso: Ele coordena a anistia aos golpistas e, em troca, o PL o apoia para presidência da Câmara. "O Brasil não é para amadores"”

Lu Magalhães.

09 de setembro, 2024 | 19:11

“E pensar quê tudo isso poderia ter sido evitado se o inelegível, o IMBROCHAVEL, tivesse caráter e honrado sua palavra dita no último debate na Globo de que aceitaria o resultado das urnas mas o MISERAVI não teve nem culhões pra enfrentar a derrota se borrou todo e. Ainda fugiu pros EUA..kkk”

Oliveira

09 de setembro, 2024 | 18:54

“O Rodrigo não irá dar provimento ao pedido, é claro. P Xandão mandaria prender figuras importantes meio político que possuem processos parados no STF. E este não é o primeiro e não será o último. Fica a dica: é só o congresso votar uma lei obrigando o Presidente do Senado a apreciar o pedido. Kkkk!
Fazem de tudo para não cairem no esquecimento.”

Márcio

09 de setembro, 2024 | 18:42

“Bando de ordinários. Essa turma tem ir trabalhar, focar em problemas importantes, que são muitos.
Esse pessoal foi lá em Brasília e quebrou tudo, destruiu tudo numa tentativa de golpe desesperada, e agora ficam falando em ditadura e perseguição. E olha a ironia, são os mesmos que vão pra rua pedir ditadura militar kkkk.
Todo mundo quer uma ditadura pra chamar de sua. rarara”

Eu Eu Mesmo e Irene

09 de setembro, 2024 | 18:32

“Ao invés de trabalhar, gostam de ficar aparecendo para lacrar na redes sociais. Bando de a-toas, inúteis e sanguessugas.”

Envie seu Comentário