09 de dezembro, de 2024 | 09:51
Advogada que gravou vídeo do caso Jeniffer Castro afirma que é vítima de ameaça
O incidente envolvendo a bancária mineira Jeniffer Castro e uma criança que desejava seu assento no avião ganhou destaque após ser filmado e divulgado pela advogada Eluciana Íris Almeida Cardoso, de Belo Horizonte. Jeniffer também é de Belo Horizonte e retornava para a capital mineira em um voo da companhia aérea Gol, quando o episódio ocorreu, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.Alex Ferreira/Arquivo DA
Advogada admite erro em mostrar o rosto de passageira que não quis ceder o lugar para um menino birrento
Advogada admite erro em mostrar o rosto de passageira que não quis ceder o lugar para um menino birrento
Inicialmente foi divulgado que a gravação fora feita pela mãe do menino de quatro anos, que insistia em ocupar o lugar da jovem Jeniffer, para ficar perto da avó. Entretanto, a mãe do menino veio a público esclarecer que não fora ela nem sua filha quem gravou o vídeo, mas outra mulher. A mãe também tratou de se defender e afirmou que sua família jamais faria algo para prejudicar alguém. Ela pediu à passageira para trocar de lugar, houve a recusa e ela foi tenta acalmar o filho, que iniciou uma birra. Enquanto isso, outra mulher passou a gravar o vídeo.
No fim de semana que passou apareceu a outra mulher”. Trata-se da advogada, nutricionista e escritora Eluciana Íris Almeida Cardoso, de 54 anos, filiada ao Podemos, partido pelo qual disputou as eleições de 2018 para a Assembleia Legislativa de MG. Ela também já foi candidata a vereadora.
Nas mídias sociais, compartilhava conteúdos de nutrição e bem-estar, mas desativou suas contas após receber ameaças devido à repercussão do vídeo que ela gravou dentro do avião.
A advogada, que não tinha qualquer relação com a família passou a gravar o vídeo quando Jeniffer se recusou a trocar de lugar com um menino de quatro anos. A jovem bancária disse que não trocou de lugar porque a família tinha outro assento com lugar junto à janela do avião. Com a repercussão do caso, a jovem que seria vítima foi defendida pela maioria de quem viu o vídeo e alcançou domingo (8/12) a marca de 1,3 milhão de seguidores no Instagram. A jovem passou a ganhar dinheiro fazendo publicidade para marcas famosas de lojas, produtos e serviços.
Expor o rosto da passageira foi um erro, admite advogada
Já a advogada que gravou o vídeo afirma que tem enfrentado uma avalanche de críticas e ataques. Em entrevista no fim de semana, Eluciana assumiu que a exposição do rosto da passageira Jeniffer foi um erro.
Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com criança é demais", disse Eluciana, enquanto gravava. As imagens foram publicadas nas redes sociais pela filha de Eluciana.
A mulher explicou que sua filha até tentou ocultar a identidade da bancária com um emoji na edição do vídeo, mas o resultado não saiu como esperado. "Antes de publicar o vídeo, ela procurou fazer uma edição para cobrir o rosto, mas na ignorância da ferramenta, ela achou que tinha inserido a 'carinha' para não expor a pessoa, achou que tinha conseguido, mas quando publicou não foi com a 'carinha'", detalhou.
Logo após perceber o erro, mãe e filha decidiram retirar o vídeo, mas o conteúdo já havia viralizado. Desde então, as duas têm lidado com discursos de ódio. "Estou com medo da exposição da minha filha. Ela está recebendo muitos discursos de ódio, pessoas pedindo para ela se matar, são palavras muito ofensivas", desabafou Eluciana, destacando o impacto emocional causado pela situação.
A advogada também revelou que hackers invadiram as contas de sua filha e criaram perfis falsos para disseminar ataques. "Ela tem 24 anos, hackearam a conta dela, fizeram uns quatro perfis fakes dela, das minhas páginas [...] Isso tudo gerou muito constrangimento e medo", contou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Xangai
14 de dezembro, 2024 | 06:05Tem gente que adora se meter onde não è chamada, isso que dá. Normalmente esse tipo de pessoa não dá conta da própria vida .”
B2@
10 de dezembro, 2024 | 06:36A intenção desta senhora era se beneficiar diante de uma situação cotidiana, um não, como reposta a um pedido. Como é comum as pessoas divulgarem suas rotinas em redes sociais, logo logo, deu ruim. Transformam situações comuns em enredo de um filme trapalhão. Este pedido de desculpas, não convence ninguém. Parece ser um forma de vitalidade.”
Francisco Chagas
09 de dezembro, 2024 | 17:39Ela disse claramente "filmar sua CARA", e passou pra filha que é tiktoker ganhar likes e dinheiro com a viralização! agora vem com essa?? caráter e ética fazem bem, tente....e tapar o roosto da vitima com emoji não alivia a maldade que fez....e se algum passageiro/a resolve agredir a moça? e por último, pra que foi se meter?”
Rodrigo
09 de dezembro, 2024 | 13:35Vcs devem imaginar o porquê a advogada filiada ao partido político PODEMOS filmou a pessoa da janela do avião. Com certeza o intuito da filmagem era mostrar para os seus seguidores da internet, uma pessoa da oposição(isso sem saber) que não tinha empatia e com mais certeza ainda,ia pedir para as pessoas repassarem o vídeo, causando assim uma grande comoção. Só que o tiro saiu pela culatra. Se deve tem que pagar.”
Jose
09 de dezembro, 2024 | 13:04Justificativa muito estranha desta senhora. Da a entender que, pode gravar uma pessoa sem sua permissão, esculachar com ela, mas se colocar uma sombra pra encobrir o rosto da pessoa filmada, tá tudo bem.”
Gildázio Garcia Vitor
09 de dezembro, 2024 | 11:08Parece que todos, exceto a vítima, querem seus 15 minutinhos de fama no "Fantástico" show da baixaria. "Assim Caminha a Humanidade" para o grande Apocalipse das aparências.”
Justo
09 de dezembro, 2024 | 11:02A advogada tentando tirar o dela da reta e de quebra levar uma grana”
Roberto
09 de dezembro, 2024 | 10:31Advogada q não sabe que isso é crime? coitado dos clientes dela, será que ganha alguma coisa na justiça? Depois dessa vai perde clientes, acabou a política pra ela.”
Mariane
09 de dezembro, 2024 | 10:14Nunca, que vou fazer uma presepada destas. No máximo, quando percebo uma situação de risco, aciono a segurança, polícia, seja o que for, mas me envolver? Jamais. Olha o tamanho da confusão que essa advogada criou. E outra coisa, a equipe de bordo da companhia não foi acionada para intervir nesta situação? O que diz a Gol?”
Carlos Motta
09 de dezembro, 2024 | 10:10Certa vez eu cheguei em um lugar e deparei-me com uma situação bem parecida. Quase tomei partido para defender uma das partes. Me contive e alguns minutos depois descobri que não era nada do que parecia inicialmente. Eu tinha 20 anos na época. Hoje tenho 45. Ou seja, 25 anos se passaram e carrego para sempre a lição. Pare, respire, observe bem, pergunte, veja os dois lados antes de entrar em qualquer defesa.”
Maria G Arruda
09 de dezembro, 2024 | 10:09Advogada e não conhece as leis. Filmar o rosto e expor as pessoas. Agora diz que colocou emoji pra tampar o rosto, como? Se na gravação ela diz: olha estou filmando seu rosto, aliás acho que nem foi rosto que ela disse, acho que foi cara mesmo ?”
Sinceramente
09 de dezembro, 2024 | 10:08Agora é tarde... quando a cabeça não pensa infelizmente o corpo e que padece nem tudo nesse mundo se deve querer abraçar e agora vendo o que vc tá passando talvez vc possa pensar no que a moça passou sou mãe meu baby vive fazendo pirraça mas nunca me achei no direito de transportar pra outra pessoa uma coisa simples que criança faz”
Que Absurdo
09 de dezembro, 2024 | 10:07Se é advogada acho que é pior ainda. Obrigatoriamente teria que saber que cometeu um crime e expos uma pessoa a risco, correu risco de provocar tumulto em uma aeronave cheia de passageiros, dentre tantas outras situações. Qual a lição principal??? Não se meta em problemas aleios, sem saber corretamente das coisas.”