09 de dezembro, de 2024 | 13:54
Filme ''Ainda estou Aqui'' é indicado ao Globo de Ouro
Com informações Agência BrasilDirigido por Walter Salles, o longa Ainda estou Aqui foi indicado ao prêmio Globo de Ouro de filme de língua estrangeira. A atriz Fernanda Torres também foi indicada a melhor atriz junto com Tilda Swinton, Kate Winslet, Angelina Jolie e Nicole Kidman.
Ainda estou Aqui narra a vida da família Paiva a mãe, Eunice, e os cinco filhos após o desaparecimento do marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela ditadura militar.
O longa é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para ser o representante brasileiro a concorrer à indicação ao Oscar 2025. O filme foi recebido com comoção pelas plateias e premiado em vários festivais internacionais, levando o prêmio de melhor roteiro no festival de Veneza.
O filme é baseado no livro biográfico do jornalista Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens Paiva. Lançado em 2015, o livro conta a história da mãe dele, símbolo da luta contra a ditadura, que viveu até 2018, e morreu aos 86 anos, com Alzheimer.
Eunice Paiva criou os cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos e indígenas após a prisão e o desaparecimento do marido, em 1971, durante a ditadura, no Rio de Janeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
09 de dezembro, 2024 | 21:50Desculpem "nossa falha".
O lançamento do Documentário "Maura e Robinson" será na Estação Memória Zeza Souto, localizada na Rua Belo Horizonte, 272, Centro - Ipatinga.”
Gildázio Garcia Vitor
09 de dezembro, 2024 | 20:16Para quem se interessar por este assunto, como o caro Leitor, que assistiu ao filme e gostou, tenho uma sugestão:
dia 14/12 (sábado), às 19 h, será o lançamento do Documentário "Maura e Robinson", do Diretor Nilmar Lage, que define o filme "como uma história sobre resistência e enfrentamento à Ditadura Militar, vivida durante o período político mais sombrio do Brasil".
Professora Maura Gerbi, amiga e colega de trabalho por uns 15 anos, e Robinson Ayres, ex-Secretário da Educação e ex-Vereador no município de Ipatinga, e pais do meu ex-aluno Danielzinho, hoje Dr. Daniel, têm uma bela e sofrida história com a Ditadura Militar (1964-1985).
Em 4/8/2024, este Portal Diário do Aço publicou uma excelente matéria sobre esse Documentário.”
Leitor
09 de dezembro, 2024 | 17:17Assisti o filme muito bom fala sobre ditadura e como era o cala boca dos governos e militares mataram muita gente que até hoje não se sabe como e onde jogavam os corpos no mar de helicópteros ou enterravam em ilhas desertas filme conta uma realidade vivida os cartéis era o inferno e a desumanização dia e noite torturas até a morte das formas mais cruéis possíveis.”
Gildázio Garcia Vitor
09 de dezembro, 2024 | 15:35Segundo Sylvia Colombo, Historiadora e Jornalista, "Ainda Estou Aqui' chega a um Brasil que precisa ser educado sobre a ditadura", como aconteceu com a Argentina, com o filme "A História Oficial", de Luis Puenzo (1985).
Acredito que ela esteja certíssima, mas não será fácil, o que tenho de colegas Professores, inclusive de Ciências Humanas, e até na rede privada, que defendem o Minto Inelegível e a volta dos militares ao poder não "está no gibi".
E o pior, é que eles não gostam de ler quase nada, de nada.”