DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

25 de janeiro, de 2025 | 18:02

PF acolhe brasileiros de voo oriundo dos EUA

Casa Branca/Divulgação
Brasileiros foram transportados até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábadoBrasileiros foram transportados até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado
Com informações da Agência Brasil e da Ascom Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) recebeu na noite desta sexta-feira (24), em Manaus, um voo vindo dos Estados Unidos com 88 brasileiros. A aeronave, que tinha como destino a cidade de Belo Horizonte, apresentou um problema técnico. Os brasileiros que estavam neste voo tinham sido presos antes mesmo do começo do atual governo. Somente em 2024, no governo Biden, foram feitos 17 voos que trouxeram cerca de 2.100 brasileiros deportados.

Os brasileiros que chegaram no voo de sexta-feira, a Manaus (AM), estavam algemados, foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela PF, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país. A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.

Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.

Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado (25). Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.

Conforme publicado pelas agências neste domingo, o Brasil já pediu diversas vezes para as autoridades dos Estados Unidos reconsiderem a postura de embarcar os deportados algemados e Washington já respondeu que as algemas evitam brigas durante o voo ou mesmo um sequestro do avião.

FAB
A FAB informou que uma aeronave KC-30 foi destacada, após solicitação do governo federal, para prestar apoio aéreo a passageiros deportados oriundos dos Estados Unidos que aguardam o término do traslado em Manaus.

A aeronave, segundo a FAB, decolou da Base Aérea de Brasília às 13h, com pouso previsto para 14h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”.

De acordo com o comunicado, a FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados – durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Entenda
As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na Presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigranteS nos Estados Unidos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fabricio

26 de janeiro, 2025 | 21:21

“Leandro, corretíssimo nunca se deportou tantos brasileiros como no governo Biden, e detalhe com algemas, agora não pode, o governo só se atrapalha e vai piorar.
Ninguém fala do maior déficit fiscal 2024.
Vida que segue.”

Justo

26 de janeiro, 2025 | 15:51

“Todos que estão ilegais já sabiam que mais tarde ou mais seriam deportados , agora é entrar em contato com os ex patrões americanos pedir uma carta convite providenciar um visto de trabalho e vida que segue.”

Leandro Ferreira Campos

26 de janeiro, 2025 | 12:29

“Ué, silêncio ensurdecedor ocorreu durante os anos de Joe Byden nos EUA quando foram 32 aviões lotados de deportados, porque será que só agora a imprensa se manifesta? E pq a Polícia Federal, os minitres do STF também não mandaram soltar as algemas ? Estranho essa diferença de postura”

Gildázio Garcia Vitor

26 de janeiro, 2025 | 11:26

“Senhor Jose (sic), os governos amigos dos Estados Unidos da América ficaram no poder por 120 anos, considerando apenas o período pós-Republica, e não conseguiram melhorar as condições socioeconômicas para a maioria da população. Nem a Ditadura Militar (1964-1985) conseguiu, na verdade, em virtude dos grandes empréstimos externos que o país conseguiu, para realizar importantes obras, como, por exemplo, Itaipu e Ponte Rio-Niterói, a partir de 1974, com a Primeira Crise do Petróleo, a situação piorou muito.”

Fabricio

26 de janeiro, 2025 | 11:24

“Resposta para cidadão e RJ, pergunta para o diário fo aço, por que do silêncio da direita, com comentários que não saem, não pode falar do barba.
Se for pra falar uma opinião sincera e realista não sai,
Só vale se for militância. Tá difícil.”

Rj

26 de janeiro, 2025 | 10:58

“Ô Fabrício, se fosse o seu Minto Inelegível e Inviajável, nem receberia.
Pior que o Nine, ê o Minto e a excremento direita fazendo politica com a posse do Trump, mesmo não sendo convidados para tal. A embaixadora do Brasil dói convidada e compareceu representando o pais. Então o governo americano sabe de todos os criminosos do Brasil que estão em seus território? E a terra plana? E a vacina chipada? E a mamadeira de piroka?
Perdeu Mané! Aceita que dói menos.”

Jose

26 de janeiro, 2025 | 10:33

“Foram em busca de prosperidade nos EUA porque? Não são os americanos nazistas, facistas, violentos? Cuba não tem o melhor sistema de saúde, o melhor sistema de educação e moradia de graça para todos? Porque não foram para Cuba? Por falar nisto, aqueles políticos inimigos ferozes dos EUA, defensores de Cuba, já completaram 15 anos no poder. Não deveriam ter conseguido prosperidade, segurança, economia estável e moradia no país e assim evitar que milhares de brasileiros mudassem para EUA em busca dela?”

Fabricio

26 de janeiro, 2025 | 10:08

“Comentários não saem diario do aço,
Viva governo do amor, que recebe repatriados com flores e banhos.”

Cidadão

26 de janeiro, 2025 | 10:00

“O silêncio dos "patriotas" é ensurdecedor...”

Gildázio Garcia Vitor

26 de janeiro, 2025 | 07:33

“Ontem à tarde, um bolsonarista evangélico me disse que todos eles vieram acorrentados porque são criminosos perigosos. Segundo ele, o Trump será tão bom Presidente quanto o Bolsonaro, porque ele é a favor da família tradicional e contra a "política de gênero",”

Roberto Selken

26 de janeiro, 2025 | 05:42

“Ontem vi um sabujo tupiniquim gritando:Make America Great Again (em português é Torne a América Grande Novamente).Vai entender...”

Fabricio

25 de janeiro, 2025 | 18:51

“Estou receoso comentar tem comentários que não sai, mas o que o governo está fazendo das muitas trapalhadas que tem feito usar os deportados para fazer política.
O Trump, está para deportar primeiro os criminosos fugidos, que tem problema nos seus países origem.”

Envie seu Comentário