10 de fevereiro, de 2025 | 21:00
Trump impõe tarifa de 25% sobre importações de aço e alumínio
Brasil, Canadá e México estão entre os paises prejudicados com a decisão
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu uma canetada no aumento substancial das tarifas sobre as importações de aço e alumínio. A medida foi assinada nesta segunda-feira (10) e cancela isenções e cotas isentas de impostos para os principais fornecedores, Canadá, México, Brasil e outros países, em uma ação que pode aumentar o risco de uma guerra comercial em várias frentes.
Trump assinou termos que elevaram a taxa tarifária sobre as importações de alumínio para 25% em relação aos 10% anteriores que ele impôs em 2018 para ajudar o setor em dificuldades. Sua ação restabelece uma tarifa de 25% sobre milhões de toneladas de importações de aço e alumínio que estavam entrando nos EUA com isenção de impostos sob acordos de cotas, isenções e milhares de exclusões de produtos.
As proclamações foram extensões das tarifas de segurança nacional da Seção 232 de Trump em 2018 para proteger os fabricantes de aço e alumínio. Uma autoridade da Casa Branca disse que as isenções haviam corroído a eficácia dessas medidas.
"Nossas tarifas sobre o aço e o alumínio, para que todos possam entender exatamente o que é: 25% sem exceções. Isso vale para todos os países, não importa de onde venha."
O presidente também mencionou que as empresas têm a opção de estabelecer filiais e levar a produção para dentro dos Estados Unidos, o que lhes garantiria tarifa zero.
Por fim, Trump anunciou que nos próximos dias anunciará tarifas recíprocas para outros países e que considera novas taxas sobre carros, chips semicondutores e produtos farmacêuticos.
"Vamos trazer de volta as indústrias, e vamos trazer de volta nossos empregos e vamos tornar a indústria 'americana' grande novamente", concluiu Trump.
Quem leva o maior prejuízo com a medida de Trump?
Os cinco maiores fornecedores de aço para o mercado estadunidense em janeiro foram Canadá, seguido por Brasil, México, Coreia do Sul e Alemanha. Trata-se do maior comprador do aço brasileiro. Segundo dados do Instituto Aço Brasil, em 2022, os EUA compraram 49% do total do aço exportado pelo Brasil. Em 2024, apenas o Canadá superou o Brasil na venda de aço aos Estados Unidos. No caso do alumínio, o país do norte foi o destino de 15% das exportações de alumínio do Brasil em 2023.
O Canadá também lidera as exportações de alumínio para os Estados Unidos, enquanto Emirados Árabes Unidos, Rússia e China estão bem atrás.
A China não exporta grandes quantidades de aço ou alumínio diretamente para os EUA e a medida levará impacto menor ao país asiático. O governo dos EUA já impôs diversas tarifas sobre o aço chinês. Recentemente, as tarifas sobre o alumínio chinês também aumentaram. Em setembro passado, o presidente Joe Biden elevou as tarifas existentes sobre muitos produtos siderúrgicos e de alumínio chineses para até 25%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jns
11 de fevereiro, 2025 | 16:03A Ternium, Argentina, é a controladora da Usiminas, as siderúrgicas mais afetadas pelo tarifaço do Laranjão Americano, aplicado nas exportações do Brasil e da Argentina entre outros países, o que eleva a amplitude do estrago que será experimentado no Vale do Aço.”
Lula
11 de fevereiro, 2025 | 14:46Se tá caro não compra.”
Rj
11 de fevereiro, 2025 | 14:38Ô Jose, de onde você tira estas informações? Produzir superávit artificial, para não dizer fake, é muito fácil, basta dar um calote, nos credores, de mãos de 120 bilhões de reais, inclusive em precatórios do INSS.
O seu Minto Inelegível e Inviajável e os seus seguidores patriotários, também tem amor à pátria americana .estadunidens. À brasileira, só para se beneficiarem a si e aos familiares.”
Jose
11 de fevereiro, 2025 | 12:25Trump vem taxando todo mundo para beneficiar a população americana. Um presidente que tem amor a pátria faz de tudo para prosperar seu povo. Aqui, uma dupla de incompetente e corrupta, ao invés de taxar produtos de outros países, taxa é a gente. Dobra impostos, gasta com viagens inúteis, com milhões em hotéis de luxo. Injeta 23 bilhões lei Rouanet para beneficiar cantores ricaços. Bilhões para a mídia falar bem deles. Pegou o país com um superávit com mais de 50 bilhões, agora estamos com déficit de 70 bilhões. Mas, o culpado pela crise é o Trump. Aff. Haja paciência.”
Silva
11 de fevereiro, 2025 | 11:52Palmas e carreata para Pato Donald Trump. A geração que nasci e outras depois são as piores que existiram. Gente sem capacidade de racionar, fazer um análise, acham que Trump e Bolsonaro são anti-esquerda. Medo de comunismo mas olha o livre capital aí! Segue o jogo, boçais, idólatras!”
Jns
11 de fevereiro, 2025 | 10:03Perderam,
Manés e Barnabés!”
Cidadão
11 de fevereiro, 2025 | 08:44Amigo do Bolsonaro, é isso que esses vermes querem,destruir tudo,eles querem só pra eles assim como foi no governo passado de genocida e corrupção que junto com a pandemia da gripezinha ainda queria arrebenta com os pobres...Mais uma para o Brasil o amigo dos Patriotas deve tá comemorando.”
Jota
11 de fevereiro, 2025 | 07:42Como "zumbi alienado" que sou, a auternativa é torcer para que as dignísssimas autoridades da republica democrátrica zumbilandia aplique as devidas medidas de reciprocidade, ou seja, 25% sobre os produtos dos gringos.”
Paulo Henrique
11 de fevereiro, 2025 | 07:17Não consigo entender como existe pessoas pra defender o Mula depois de tudo que ele fez com o país. Se o Bolsonaro é ladrao e criminoso porque não o prenderam até hoje? Pelo amor de Deus gente. Por isso nosso país não vai pra frente. Vamos sempre ser escravisados, nosso povo é burro, não consegue olhar a frente do tempo. A mesma medida que os EUA tomaram o Brasil já fez com alguns produtos Importados, não se trata de beneficiar ou prejudicar os outros países. O presidente tem a função de defender os interesses do seu país. E a pessoa que vai ilegal pros EUA gera custo pra eles, o que não e interessante pro governo. Vocês defensores dos imigrantes recebam em suas casas os refugiados venezuelanos, haitianos. Banquem eles pra vocês verem como no final do ano a conta pesa. Pensem um pouco a frente da bolha de vocês!!”
Carlos
11 de fevereiro, 2025 | 06:55Ontem escutei dois "empresários" de Ipatinga comemorando o Trump. Eu conto, ou vocês contam? O que será que aconteceu com essa gente, que age como a formiga que comemora o formicida?”
Gildázio Garcia Vitor
11 de fevereiro, 2025 | 06:08Ontem à noite, um senhor com Curso Superior, me disse: "Agora fazueLe, isso é que dá, votar em bandido". Nem respondi, para discutir com bolsominion, só sendo Psiquiatra, e dos muito bons, como o saudoso e. genial Dr. Carlos Vieira.
Hoje deve ter mais, daqui a pouco estarei em uma Escola do Cariru, não é conveniente passar pela sala dos Professores.”
Saibro
10 de fevereiro, 2025 | 22:11Isso mesmo Arthur.
Os patriotas que botam boné do MAGA, que falam em alinhamento com os EUA, que defendem o modelo americano pro Brasil, defende Deus, mas é favor de tortura e de anexar países de menor poder.”
Rj
10 de fevereiro, 2025 | 22:00Õ Roberto, também não é à toa, que o desemprego está no nível mais baixo, no governo do ex-presidiário que não existe. Lá também não tem rachadinhas, compra de mais de 50 imóveis em dinheiro vivo, emprego de mães e mulheres de milicianos nos gabinetes, roubo de joias das Arábias e tentativa de golpe pelo presidente derrotado enquanto estava no poder etc.”
Roberto
10 de fevereiro, 2025 | 15:31Pior que o ex presidiário não existe. Trump tá certo, lá não tem triplex, mensalão, dinheiro na cueca e etcs. Ou seja primeiro mundo. Não é atoa que nos últimos 2 anos foi época q mais chegou brasileiro no EUA.”
Arthur
10 de fevereiro, 2025 | 13:56Cade o Prefeitaço pra comemorar a volta do Trump agora?? Espero que ele tenha um emprego muito bom pra cada um dos afetados na região depois”