29 de março, de 2025 | 16:10

Maior parte de repatriados dos EUA é transportada para Minas

Joédson Alves/Agência Brasil
Outro voo com 104 brasileiros pousa em FortalezaOutro voo com 104 brasileiros pousa em Fortaleza
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
A maior parte dos brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegou a Minas Gerais, informou neste sábado (29) a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Das 104 pessoas que desembarcaram nessa sexta-feira (28) em Fortaleza, 76 foram transportados para Belo Horizonte com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

O restante dos repatriados ficou em Fortaleza. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, 14 pediram abrigo e ficarão na capital cearense por até dois dias. Outros passageiros, principalmente do Norte e do Nordeste, foram encaminhados para a rodoviária de Fortaleza, onde também há um ponto de acolhimento.

Quatro passageiros foram presos no desembarque por terem restrições na Justiça brasileira. Após uma perícia médica na Polícia Federal, eles foram encaminhados ao sistema penitenciário do Ceará. Posteriormente, a Justiça definirá em quais estados eles ficarão presos.

Esse foi o quinto voo de repatriados dos Estados Unidos a chegar ao Brasil desde o início do segundo mandato do presidente norte-americano, Donald Trump. Segundo estatísticas da Secom, no último voo havia 79 homens e 25 mulheres. A maioria (86,5%) tem de 19 a 50 anos. Sete são crianças e adolescentes.

Acolhimento
Após o primeiro desembarque, em Manaus, em que foram constatados maus-tratos aos repatriados , o governo brasileiro elaborou uma operação de acolhida aos brasileiros em situação ilegal que saíram dos Estados Unidos.

A orientação é que, assim que a aeronave pouse em território nacional, os passageiros retomem a condição de cidadãos brasileiros, retirando algemas e correntes e recebendo tratamento adequado. A ação reúne vários ministérios e órgãos federais, incluindo Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Saúde, Relações Exteriores, Defesa e Polícia Federal.

A articulação envolve ainda secretarias estaduais, a Defensoria Pública da União e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport, que montaram pontos de acolhimento nos aeroportos. Em Fortaleza, o Ministério da Saúde verifica a situação vacinal dos deportados. Em Belo Horizonte, há contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir assistência médica.

Quem não tem um local para ficar ao regressar ao país fica em estrutura de acolhimento provisório com alimentação e acomodação.

Por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os passageiros são transportados até a rodoviária mais próxima de cada aeroporto – Fortaleza ou Belo Horizonte – e têm transporte gratuito de ônibus até as cidades de origem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mario Ferreira Valentin

01 de abril, 2025 | 07:01

“Pessoal pobres apoiam direita ou extrema direita os resultados são estes.....
Não sou especialista em política, mas,a direita só apoia ricos e ainda tem pobres desiludido achando que é o contrário.
AMERICANO NÃO GOSTA DE NINGUÉM, PRINCIPALMENTE OS BABAS OVOS.”

Zé Doido

30 de março, 2025 | 14:36

“Seria cômico se não fosse trágico, valadarenses pagando por outdoors em GV apoiando o Pato Donald, agora senta e chora.”

J.lima

30 de março, 2025 | 11:39

“Para aqueles que forem expulsos do E.U.A os quais sao considerados fora da lei, (ladrao, assassinos etc..) os americanos podem fazer um favor a policia brasileira, despachem esta turma para El Salvador. Com certeza Bukele arranja um lugar para eles na prisão.”

Eduardo

29 de março, 2025 | 17:41

“Só poderia acontecer isso mesmo. Quem entrou pela porta dos fundos em outro país no passado está pagando caro por essa atitude hoje em dia. Mais uns 50 voos até o fim do ano.”

Alex

29 de março, 2025 | 17:04

“Só Biden deportou em 2024 2142 brasileiros. Em 2023 1418, em 2022 4274, em 2021 1648. Assim, o número de brasileiros que Biden deportou nos quatro anos de seu governo chegou a quase 10.000 brasileiros.”

Envie seu Comentário