02 de abril, de 2025 | 17:09

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Inspeção deve ser justificada com base em suspeitas ou denúnciasInspeção deve ser justificada com base em suspeitas ou denúncias
Por André Richter - Repórter da Agência Brasil
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática de revista íntima vexatória nos presídios do país é ilegal. A medida é usada pela administração penitenciária para evitar a entrada de drogas, armas e celulares.

Com a decisão, a Corte passa a entender que a inspeção das cavidades corporais e o desnudamento de amigos e parentes de presos sem justificativa é "inadmissível".

Dessa forma, drogas e objetos ilegais encontrados nos corpos de visitantes não poderão ser usados como provas para criminalizá-los, se forem obtidos a partir da revista vexatória.

Apesar da proibição, a Corte entendeu que a administração dos presídios pode negar a entrada de visitantes que não aceitaram passar por nenhum tipo de revista. Contudo, a inspeção deve ser justificada com base em suspeitas de porte de objetos ilegais, denúncias anônimas e informações de inteligência.

O Supremo definiu ainda prazo de 24 meses para que presídios de todo o país comprem scanners corporais, esteiras de raio-x e portais detectores de metais. Recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública deverão ser usados pelo governo federal e os estados para a compra dos equipamentos.

Caso
A Corte julgou um recurso do Ministério Público para reverter a absolvição de uma mulher flagrada tentando entrar em um presídio de Porto Alegre com 96 gramas de maconha, que estavam enrolados em um preservativo e acondicionados na vagina.

Na primeira instância, ela foi condenada, mas a Defensoria Pública recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que a absolveu, por entender que o procedimento de revista íntima foi ilegal.

O caso tramitava no STF desde 2016 e já foi alvo de sucessivas interrupções por pedidos de vista ao longo dos anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Santos

03 de abril, 2025 | 07:58

“? a justiça do Brasil facilitando e incentivando o crime.”

Sem Lógica

03 de abril, 2025 | 07:22

“Vexatório é são estas medidas tomadas por este STF!!!!!
Tinham que acompanhar um dia de visita, que rapidamente mudaria esta posição, tem visitantes com disposição pra tudo.”

Flávio Barony

02 de abril, 2025 | 22:02

“Políticos que roubam o país também não é vexatório, conforme o STF e outros mais...”

Rx

02 de abril, 2025 | 21:12

“Legislação sempre favorecendo os criminosos parabéns stf”

Rx

02 de abril, 2025 | 21:10

“Agora sim concluiu o que faltava pra melhorar pros bandidos kkkk
Esse STF nosso é uma piada viu”

Santos

02 de abril, 2025 | 18:01

“? sempre assim, a justiça do Brasil incentivando o erro e dificultando o combate as coisas ilicítas”

Envie seu Comentário