PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

26 de abril, de 2025 | 10:44

Mais de 200 mil pessoas prestaram as últimas homenagens ao papa Francisco

Informações da Agência Brasil

Ricardo Stuckert / PR
Fiéis acompanharam a Missa de Exéquias do pontífice no VaticanoFiéis acompanharam a Missa de Exéquias do pontífice no Vaticano

Mais de 200 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, na manhã deste sábado (26) para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco e acompanhar a Missa de Exéquias do pontífice.

A cerimônia foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, acompanhado por outros 250 cardeais, arcebispos, bispos, padres e religiosos consagrados. Em sua homilia, o decano do Colégio Cardinalício destacou o legado de união deixado por Francisco.

Nas palavras do cardeal, os 12 anos de papado de Francisco foram marcados por sua proximidade com as pessoas e por sua espontaneidade de gestos até os últimos dias, além de seu profundo amor pela Igreja.

Para o decano, a decisão do papa de adotar o nome Francisco “imediatamente pareceu indicar o plano pastoral e o estilo no qual ele queria basear seu pontificado, buscando inspiração no espírito de São Francisco de Assis”.

Agradecendo aos presentes, o religioso observou que a fervorosa manifestação de luto testemunhada ao longo da última semana em todo o mundo diz muito sobre o quanto o pontificado de Francisco tocou mentes e corações – não apenas dentro da Igreja.

Ao fazer referência à uma passagem do Evangelho onde Cristo incumbe Pedro de pastorear seu rebanho, o cardeal observou que, apesar da fragilidade e do sofrimento que marcaram os últimos momentos de Francisco, o papa escolheu seguir no caminho de entrega até ao último dia da sua vida terrena.

“Seguiu os passos de seu Senhor, o bom pastor”, pontuou o cardeal.

“A última imagem que temos dele – e que ficará gravada em nossa memória – é a do último domingo, de Páscoa, quando o Papa Francisco, apesar de seus graves problemas de saúde, quis nos dar sua bênção da sacada da Basílica de São Pedro.”

“Em seguida, ele desceu para esta praça, para saudar a grande multidão reunida para a missa de Páscoa, enquanto viajava no papamóvel conversível”, completou.

Ao concluir a homilia, o cardeal repetiu as palavras com as quais Francisco sempre encerrava suas audiências e encontros: “Não se esqueçam de rezar por mim” e disse que, agora, são os fiéis quem pedem para que o papa interceda por sua Igreja e por todo o mundo.

“Querido Francisco, pedimos agora que reze por nós. Que abençoe a Igreja, que abençoe Roma e que abençoe o mundo inteiro do céu, como fez no domingo passado, da sacada desta basílica, em um último abraço a todo o povo de Deus, mas que também abrace a humanidade que busca a verdade com um coração sincero e que ergue a tocha da esperança.”

*Com informações da agência de notícias do Vaticano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Nicolau

28 de abril, 2025 | 18:31

“Sr.Gildazio, o único socialismo real ao meu ver, que infelizmente está em prática, mas com resultados pífios, e o de CUBA, mas é uma tristeza.
Mas sem muitas delongas, estamos presenciando com o presidente atual aqui no brasil um Misto de socialismo com capitalismo, 20%, da população brasileira, de alguma forma depende bolsas da vida, loas e outras letrinhas, estou falando de 4 CUBA, 40 milhões de pessoas.”

Gildázio Garcia Vitor

28 de abril, 2025 | 12:52

“Bom dia, Sr. Nicolau, parabéns e obrigado pelo comentário! Me desculpe, também ! Sem querer debater, mas esclarecendo, primeiro, não estou falando do meu humanismo, mas dos Papas; segundo, parece-me que estás confundindo Comunismo teórico, que é uma Ciência, com as ditaduras sanguinárias de esquerda que existiram, principalmente na URSS, com o Stalinismo, e na China, com o Maoismo.
Para estudarmos o Socialismo, é de bom senso, classificá-lo em Socialismo Utópico, Científico e "Real".”

Nicolau

28 de abril, 2025 | 06:50

“Bom Dia, me desculpe Sr.Gildazio não quero debater, mas uma simples observação, um comunista falar em humanismo, é como uma Kombi querer disputar formula 1, e se levarmos em conta que Nitzsche via o humanismo como uma forma de moralidade que limitava a capacidade individual de crescimento e autossuperação, portanto quem é anti-humanismo aqui???”

Vitorio

27 de abril, 2025 | 11:22

“A Igreja Santa e Pecadora, Santa por quê foi instituída por Jesus, tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, já será 267, sucessores de Pedro, uma igreja apostólica, fiel a sua doutrina e tradição, Pecadora por que é humana, com tantos erros que aconteceram, e falhas que acontece, mas uma igreja milenar, com mais um bilhão de fiéis, e fiel ao mandamento de Jesus na quinta feira Santa a missa que nunca terminou, fazei isto em memória de mim até que eu volte.
E o sacrifício que se renova de forma incluenta nos altares das igrejas todos os dias no mundo inteiro.”

Gildázio Garcia Vitor

26 de abril, 2025 | 22:41

“Acredito, que depois de João XXIII e Paulo VI, Francisco foi um dos mais humanistas desta Igreja, com tanta história de erros e acertos, mas que ainda quer continuar existindo apenas com "Carisma e Poder" e, portanto, anti-humanista.
Claro que, por ser um Comunista há mais de 50 anos,, não tenho lugar de fala, mas sou um estudioso de todas as religiões, em especial do Cristianismo.”

Gevarsio

26 de abril, 2025 | 19:32

“E uma riqueza a unidade da igreja, e o importante é a autoridade moral do papa, qual evento mundial consegue reunir tantos Reis, presidentes e autoridades do mundo inteiro, que o Espírito Santo ilumine os príncipes da Igreja, purpurados, para que escolha um sucessor santo e fiel para conduzir a barca de Pedro.”

Envie seu Comentário