30 de julho, de 2025 | 13:59
Alexandre de Moraes é alvo de sanções do governo Trump pela Lei Magnitsky
Entenda as consequências práticas da Lei Magnitsky, em vigor desde 2012
Divulgação
Medida de Trump ocorreu em meio às ameaças do presidente dos EUA ao Brasil, usando julgamento de Bolsonaro para justificar guerra tarifária e ação contra empresas dos EUA acusadas de disseminar Fake News

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, aplicou nesta quarta-feira (30) sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky. Essa legislação é usada para punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou de corrupção em larga escala.
A decisão foi uma resposta à atuação de Moraes em dois processos: um que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de tentativa de golpe de Estado, e outro que investiga a disseminação de notícias falsas por meio de plataformas sediadas nos Estados Unidos, como Facebook, Instagram, Rumble, X (antigo Twitter), Trump Media (de propriedade de Trump) e YouTube.
A medida foi anunciada em meio às ameaças de Trump ao Brasil. O presidente norte-americano classificou o julgamento contra Bolsonaro como uma caça às bruxas” e usou esse argumento para justificar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp
>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço
No site oficial do Departamento do Tesouro dos EUA, na seção do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), Alexandre de Moraes aparece como nova inclusão na lista global de sancionados pela Lei Magnitsky, datada de 30 de julho.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou que Moraes assumiu o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos Estados Unidos e do Brasil. Segundo ele, Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos com motivação política inclusive contra Bolsonaro. Ele afirmou que o Tesouro continuará responsabilizando aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades dos seus cidadãos.
Censura a conteúdos com notícias faslas
Além do caso envolvendo Bolsonaro, Moraes foi acusado pela Casa Branca de censurar conteúdos publicados nas plataformas Rumble e Trump Media. Ambas alegam que o ministro violou a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão, ao ordenar a remoção de contas de influenciadores brasileiros de direita. As remoções ocorreram dentro do inquérito das fake news conduzido pelo STF, que investiga perfis acusados de espalhar desinformação.O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já havia anteriormente revogado os vistos de Moraes, seus familiares e aliados. Segundo ele, o governo Trump responsabilizará estrangeiros por censura a expressões protegidas nos Estados Unidos. Ele afirmou que a atuação política de Moraes contra Bolsonaro criou um ambiente de perseguição e censura tão amplo que viola direitos básicos dos brasileiros e afeta também os americanos. (Com informações de agências)
Entenda as consequências práticas da Lei Magnitsky
As sanções impostas pela Lei Magnitsky têm consequências práticas severas para indivíduos e entidades atingidos. Ao terem seus bens congelados sob jurisdição estadunidense, os alvos perdem acesso a contas bancárias, propriedades e investimentos nos Estados Unidos, além de serem automaticamente excluídos de qualquer operação que envolva o sistema financeiro do país.A ação gera bloqueio de ativos em dólares mesmo fora do território dos EUA, além do bloqueio de cartões de crédito de bandeiras estadunidenses. Além da perda patrimonial, os sancionados passam a ser proibidos de entrar nos Estados Unidos, o que prejudica diretamente diplomatas, empresários e líderes políticos.
Empresas e cidadãos dos EUA também ficam legalmente impedidos de negociar com essas pessoas ou instituições, o que isola os alvos comercial e politicamente. Em muitos casos, bancos internacionais e parceiros comerciais optam por encerrar vínculos, temendo sanções secundárias ou danos à reputação.
Bloqueio digital na mairoia das plataformas
Cidadãos incluidos na Lei Magnitsky são atingidos também por empresas de tecnologia com sede nos Estados Unidos, dentre elas, o Google. As empresas ficam obrigadas a suspender ou encerrar contas pessoais e institucionais dos sancionados.Isso inclui o bloqueio de acesso a serviços como Gmail, Google Drive, YouTube e Google Pay, mesmo que utilizados no Brasil ou em outros países.Além disso, o Google, assim como todas as empresas baseadas nos EUA, é legalmente obrigado a monitorar e relatar qualquer movimentação financeira, digital ou contratual que envolva um indivíduo sancionado, sob pena de sanções próprias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Indignado
31 de julho, 2025 | 09:56O Brasil está envergonhando o mundo, agora ditador vem dar ordem no nosso país como se não tivesse lei , fico mais triste quando vejo ditos cristão apoiarem e pedirem o pior para o seu pais, depois da seita bolsonarista estamos cada dia pior. O Morais está correto em tudo que faz contra a família bozo e Trump provavelmente não termina este seu desgoverno porque americano é gente como nós, o Trump está cavando sua sepultura. Não manda no mundo. O Brasil é dos brasileiros, soberano.”
Arthur
31 de julho, 2025 | 08:15Pobre Xandão, deve estar super ressentido tadinho. Só mais um pão e circo pensado pelo laranjão pra animar o gado com ganho real nenhum a nenhuma parte. Maus tempos.”
Rx
31 de julho, 2025 | 07:01Bom dia nelore e demais leitores.
Sim,que todos que estão ultrapassado os limites da constituição sejam punidos ao rigor da lei, mas todos mesmo.”
Salgado .
31 de julho, 2025 | 06:52Acho que já chegamos no fim do túnel .!
O receio é de que nossas futuras gerações , é que irão colher os frutos dessa idiotices de eleitores , Vereadores , prefeitos , governadores, deputados , senadores , ministros , e por fim o nosso presidente da República .que não pesam na nação , no país .
Estamos mesmo é perdidos .!”
B2@
31 de julho, 2025 | 00:39MUITA GENTE PRESA ARREPENDIDA DE TENTAR APLICAR UM GOLPE, ESTÃO ARREPENDIDAS DE SEGUIREM UM DITATOR QUE SE ESCONDEU ATRÁS DE UMA MULTIDÃO. ESTÃO RECEBENDO OENAS DURAS NÃO POR CAUSA DE UM BATOM, POR TENTAREM IMPOR A SUA VONTADE CONTRA A DE UMA MAIORIA. ESTE MESMO REI FUJÃO, NÃO ACEITOU O RESULTADO DAS URNAS E TENTOU DESESPERADAMENTE MOBILIZAR O SEU GADO, IMBECIS. AGORA SEU FILHO TENTA IMPOR O JEITO "MAGA" SOBRE OS INTERESSES DA NAÇÃO BRASILEIRA. VAMOS ANALISAR A SITUAÇÃO: SE AS ELEIÇÕES PARA O EXECUTIVO FORAM FRAUDADAS PELO PT E DEVEM SER ANULADAS, ESTE MESMO PARTIDO ELEGEU SENADORES E DEPUTADOS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS; NINGUÉM ACREDITA QUE O PT AGIRIA APENAS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO. POIS BEM, DEVERIAM SER REALIZADAS NOVAS ELEIÇÕES PARA OS CARGOS DO SENADO FEDERAL E TAMBÉM DOS DEPUTADOS FEDERAIS. ENFIM, NUNCA VI O NIKOLAS FERREIRA OU OUTRO DEPUTADO EXIGINDO NOVAS ELEIÇÕES EM ÂMBITO LEGISLATIVO. OS VIRA-LATAS SÃO PARCIAIS E NÃO TEM NADA DE PATRIOTAS, DEUS, FAMÍLIA OU LIBERDADE. SÓ QUEREM SE MANTER NO PODER MESMO QUE SEJA APENAS UMA VINGANÇA DE UM DEPUTADO FUJÃO, ASSIM COMO SEU PAI, CONTRA UM MEMBRO DO STF. E PARA ELE O POVO QUE SE LASQUE, MESMO QUE FIQUEM SEM EMPREGO. ACORDEM. NINGUÉM ESTÁ DO LADO DE NINGUÉM, APENAS DEFENDEM INTERESSES PRÓPRIOS. FAZ-ME LEMBRAR DA MÚSICA, "ZÉ NINGUÉM " TÃO ATUAL.”
Leoncio Simoes
30 de julho, 2025 | 20:14Gildazio brilhante comentario”
Rogério
30 de julho, 2025 | 19:04Sabem o que vai mudar na vida do Xandão ???
Absolutamente NADAAAAA ??”
Jj
30 de julho, 2025 | 18:49O Rei está nu!
Parabéns Trump!
Perdeu Mané não amola!”
Zefiro
30 de julho, 2025 | 18:32O Laranjao está botando pra quebrar, aqui Rodrigo Pacheco não ganha bem para síndico de prédio, tem que puxar do Lula, pra ganhar indicação STF, se não pode sumir do mapa.”
Justiça Feita
30 de julho, 2025 | 18:04MUITA GENTE PRESA SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL... FALAM EM GOLP QUE NUNCA EXISTIU... PARABÉNS AOS USA PRO FAZER JUSTIÇA AO POVO BRASILEIRO...UM DITADOR SEMPRE ACABA CAINDO SOZINHO”
Nelore
30 de julho, 2025 | 17:47Como tem lambe-botas (ou bolas?) e patriotas vira-latas comentando aqui.
Obrigado Trump!”
01/08 Chegou Com Tudo!
30 de julho, 2025 | 15:31Lavando a alma de muitos brasileiros. Obrigado Trump.”
Bianca
30 de julho, 2025 | 14:49Obrigado Trump não esqueça que xingou sua mãe de branquela.”
Nelore
30 de julho, 2025 | 14:30Caríssimo Rx, com base nesta sua lei, que não é nada científica, o que está acontecendo com o Minto e com a Espanhola é a lei do retorno. Estão pagando o que aqui fizeram.”
Gildázio Garcia Vitor
30 de julho, 2025 | 14:26O mundo está de cabeça para baixo mesmo, pois quem adora aplaudir os ditadores, os torturadores e a Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil é a turma das direitas, com destaque para o ex-Presidente Bolsonaro, que homenageou o Coronel Brilhante Ulstra ao votar a favor do impeachment da Presidente Dilma.”
Rx
30 de julho, 2025 | 14:19A lei do retorno
Aqui se faz Aqui se paga”