DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

30 de julho, de 2025 | 21:33

Tarifaço de Trump deixa de fora aviões, minérios e suco de laranja

Informações da Agência Brasil

© Antonio Milena/Arquivo Abr
Segundo o documento assinado por Trump, as taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, dia 6 de agosto.Segundo o documento assinado por Trump, as taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, dia 6 de agosto.

A Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevando o valor da tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%, traz cerca de 700 exceções, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.

Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos.

No entanto, café, frutas e carnes não estão entre as exceções aplicadas pelos Estados Unidos e serão taxados em 50%.

Segundo o documento assinado por Trump, as taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, dia 6 de agosto. Mercadorias que estão em trânsito para os Estados Unidos também ficarão de fora da taxação.

>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp

>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço

A ordem justifica que os Estados Unidos consideram o Brasil uma ameaça “incomum e extraordinária à segurança nacional dos EUA”. A classificação é semelhante à adotada contra países considerados hostis à Washington, como Cuba, Venezuela e Irã. 👉Clique aqui e veja a lista completa, divulgada pela Casa Branca

Próximas medidas
No documento, Trump diz que a lista de exceções pode ser alterada caso o Brasil “tome medidas significativas para lidar com a emergência nacional e se alinhe suficientemente com os Estados Unidos em questões de segurança nacional, economia e política externa”.

O presidente americano também ameaça aumentar as alíquotas se o governo brasileiro tomar medidas de retaliação contra os Estados Unidos.

“Por exemplo, se o governo do Brasil retaliar aumentando as tarifas sobre as exportações dos Estados Unidos, aumentarei a alíquota ad valorem estabelecida nesta ordem em um montante correspondente”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Nelore

31 de julho, 2025 | 08:00

“Caríssimo Geninho Do Limoeiro, se o Brasil virasse uma Venezuela a culpa não seria sua nem do Lula, mas do Dudu Bananinha e do Paulo Figueiredo, o neto do último ditador, que estão agindo com todas as armas para salvar o Minto Inelegível e seus comparsas das prisões.
Você tem capacidade intelectual para fazer uma análise comparativa, entre as economias do Brasil e da Venezuela? Se não, pare falar bobagens e de propagar fake news.”

Geninho do Limoeiro

30 de julho, 2025 | 22:54

“Eu fiz o L e tô satisfeito.... Em breve seremos a nova Venezuela da América latina.”

Jns

30 de julho, 2025 | 21:45

“Brics Brics Nervoso

Durante a recente cúpula do Rio de Janeiro, os países do Brics anunciaram o início de estudos para o estabelecimento de uma rede de cabos submarinos que lhes permitam comunicação direta ? sem passar pelos Estados Unidos.”

Envie seu Comentário