26 de agosto, de 2025 | 07:24
Advocacia pede à PF investigação sobre fake news contra Banco do Brasil
Postagens em perfis nas mídias sociais incentivam correntistas a retirar dinheiro do banco; Objetivo é causar caos financeiro no país
Com informações da Agência BrasilA Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Polícia Federal (PF) pedido de abertura de investigação para apurar a divulgação de fake news envolvendo o Banco do Brasil.
No ofício, a AGU cita diversas publicações nas redes sociais que pedem aos correntistas do banco que retirem dinheiro das contas devido à aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras. Na avaliação do órgão, as mensagens pretendem gerar caos no Sistema Financeiro Nacional”.
Observa-se uma ação articulada de disparo massivo de publicações que buscam aterrorizar a sociedade com a perspectiva iminente de um colapso no sistema”, diz a AGU.
Na petição enviada à PF, a AGU cita postagens dos deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para instigar a retirada de recursos do banco.
Lei Magnitsky
No mês passado, os Estados Unidos anunciaram sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, norma estadunidense que prevê a aplicação de restrições para quem é considerado violador de direitos humanos.
A lei prevê o bloqueio de contas bancárias, ativos e aplicações financeiras nos Estados Unidos, a proibição de transações com empresas americanas que estão no Brasil, além do impedimento de entrada no país. A medida, entretanto, é contra alvos pontuais, não contra a população como um todo, como faz crer as notícias falsas produzidas para causar pânico.
Banco do Brasil
Na sexta-feira passada (22), o Banco do Brasil (BB) anunciou que tomaria ações judiciais após ataques bolsonaristas em redes sociais. Postagens com fake news sobre a existência de sanções estrangeiras e de bloqueio de ativos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) recomendam a retirada de recursos da instituição financeira. Os parlamentares citados pela AGU ainda não se pronunciaram.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Lu Magalhães.
26 de agosto, 2025 | 09:25Uai uai uai uai... essa gente maldosa que fingem querer o bem das pessoas, mas só fingem ..e se escondem atrás do lema Brasil acima de tudo . São um perigo eminente ..uma mente diabólica e podre quê trama as mazelas deles usam a massa de manobra quê é um povo analfabeto política e religiosamente como bem querem..e ainda conseguem plantar na cabeça dessa massa de manobra quê colocar regras na Internet é perseguição ao direito de expressão..ai fica difícil..e a garapa acaba azedando..”