12 de setembro, de 2025 | 06:08
Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo por atentado contra a Democracia
Primeira Turma do STF terminou, na noite de quinta-feira, julgamento da ação da trama golpista, sentenciados ficam inelegíveis por 8 anos
Com informações da Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quinta-feira (11) o julgamento da ação da trama golpista. Os advogados dos sentenciados ainda podem recorrer apresentando embargos. Em função das condenações, os acusados foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa e devem ficar inelegíveis. O prazo começa a contar a partir da sessão de 11/9. Entretanto, Bolsonaro já estava inelegível até 2030 por ter sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado. Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.
Confira as penas definidas para os condenados:
- Jair Bolsonaro ex-presidente da República: 27 anos e três meses;
- Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;
- Almir Garnier - ex-comandante da Marinha: 24 anos;
- Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;
- Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;
- Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa: 19 anos;
- Mauro Cid ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 2 anos em regime aberto e garantia de liberdade pela delação premiada;
- Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.
Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.
Joedson Alves/Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados na ação penal da trama golpista e a arcar com os prejuizos causados pelo vandalismo nas sedes dos três poderes em 8/1/2023

Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) também condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista ao pagamento solidário de R$ 30 milhões pelos danos causados pela depredação das sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas de 8 de janeiro.Com a decisão, Bolsonaro e os demais condenados deverão ajudar a pagar os prejuízos provocados com o vandalismo ocorrido no edifício-sede do Supremo, Congresso e o Palácio do Planalto. O pagamento deverá ser efetivado após o fim de todos os recursos contra a condenação.
A indenização é uma das consequências da condenação dos acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Roberto
12 de setembro, 2025 | 14:04Ficou barato pra essa quadrilha de golpistas.
Agora os trouxas vão fazer Pix pro capitão fascista pagar a multa,
Pode esperar ele passar mal e ser internado aparecendo nas mídias com soro colado no nariz em uma cama de UTI igual um ator pra enganar os trouxas igual aconteceu na facada faik.”
Opa
12 de setembro, 2025 | 13:36Sei lá.Se deve ,tem que cumprir a pena . O descondenado
está governando um país,vai entender.”
Jns
12 de setembro, 2025 | 12:50O trairão fardado e o Fux esperneandi
Mauro Cid, por iniciativa própria, planejou e arregimentou o Exército, a Aeronáutica, a Marinha e a Gadaiada Ensandecida para participar do Golpe Tabajara e, após o fracasso da empreitada, fazer a delação premiada para enjaular Bozo & Cia.”
Jaime
12 de setembro, 2025 | 08:40Sera que fica preso? ou so foi condenado . Existe uma diferenca grande em ser condenado e cumprir a pena.”