21 de setembro, de 2025 | 16:00
Milhares marcham em diversas cidades brasileiras contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem
Informações da Agência Brasil © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manifestação ocupou as seis faixas de via na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Milhares de pessoas marcharam neste domingo (21), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para protestar contra os projetos da anistia aos golpistas e da blindagem de parlamentares. A passeata ocupou as seis faixas do Eixo Monumental. O mesmo protesto também ocorreu em diversas outras capitais e cidades brasileiras.
Sob sol forte, a multidão seguiu em marcha atrás de um pequeno trio elétrico, após uma batalha de rimas e discursos de lideranças políticas do Distrito Federal (DF).
O trajeto de cerca de 1,5 quilômetro foi até a frente do Congresso Nacional, onde o cantor e compositor Chico César encerrou o ato cantando alguns de seus sucessos. O ato ocorreu das 9h às 14h.
Com o mote Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes gritavam sem anistia”; queremos Bolsonaro na cadeia”, pedindo o cumprimento da condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão. A pena foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a culpa de Bolsonaro e aliados na trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022 e culminou nos atentados à Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
Os cartazes traziam ainda dizeres como sem bandidagem”, em referência a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apelidada pelo ato de PEC da Bandidagem”, também conhecida como PEC da Blindagem ou das Prerrogativas. Segundo a proposta, a abertura de processos judiciais e investigações contra parlamentares precisará ser aprovada pela maioria das próprias casas legislativas.
Indignação
A bancária Keyla Soares, de 42 anos, contou à Agência Brasil que ficou indignada com a proposta que exige autorização prévia do Parlamento para processar criminalmente deputados e senadores.
É uma sem vergonhice. É ofensiva essa PEC. Eles só trabalham em defesa deles mesmos. O Brasil tem que se unir contra isso. Estamos lutando também pela democracia”, comentou.
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), foi um dos principais alvos dos manifestantes em cartazes como Motta Capacho”; Centrão ladrão”; PCC: Primeiro Comando do Congresso”. Como presidente da Casa, Motta é o responsável por definir a pauta de votações e incluiu a PEC e a anistia na programação da última semana.
A estudante Sara Santos, de 26 anos, disse que a PEC é um absurdo e ficou sem acreditar quando soube da aprovação. Para ela, os parlamentares apenas querem se proteger da Justiça. A estudante também criticou o PL da anistia.
Depois de tudo que a gente viveu com a ditadura militar, não podemos aceitar anistia contra quem atacou a democracia e tentou dar um golpe de Estado”, justificou.
A delegada aposentada Maria Lúcia de Souza, de 62 anos, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, desde o primeiro dia do governo dele”, queria dar o golpe para se perpetuar no poder.
Estão subestimando nossa inteligência. Acha que somos burros. Na semana que saem notícias de suposto envolvimento do Rueda [presidente do União Brasil] com o PCC, eles aprovam essa PEC da Bandidagem. Estou revoltada”, disse.
Maria Lúcia se refere à veiculação de reportagens que apontam uma suposta conexão entre o presidente nacional do partido União Brasil, Antonio Rueda, e a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Rueda e o partido negam as acusações.
Para o servidor público Albert Scott, de 47 anos, não tem que ter anistia para quem planejou e financiou tentativa de golpe de Estado e defendeu resgatar nossa bandeira” e nossas cores verde e amarela”, que foram sequestradas” pela extrema-direita.
É inaceitável. É um retrocesso essa PEC. Eles só votam por eles mesmos para se proteger da Justiça. Isso é absurdo”, disse.
Protestos em todo o país
Atos contra a anistia dos condenados por tentativa de golpe de Estado e contra a PEC da Blindagem ocorrem em todo o país neste domingo. Ao menos 33 cidades realizam protestos, incluindo todas as capitais.
Convocadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligados ao PSOL e PT, as manifestações contaram com a presença de sindicatos, grupos estudantis, artistas e movimentos sociais, como MST e MTST, além de outros partidos de esquerda e centro-esquerda.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Diogenes
22 de setembro, 2025 | 20:20Resposta para comentarista,
Agradeço imensamente o seu comentário. Em meio a tanto ruído, é um alívio saber que a sensatez e a sutileza ainda encontram espaço. Fico feliz que minha posição tenha sido percebida de forma tão clara e, ao mesmo tempo, discreta, Muito obrigado pelo seu elogio. É gratificante quando alguém percebe a complexidade por trás das posições políticas. Agradeço por enxergar além da superfície e por valorizar essa busca por coerência."”
Jns
22 de setembro, 2025 | 14:01? Trampi salva meu pai!
Bandeiras gigantes dos EUA em manifestações viralatas serão varridas para o lixo da História.
O povo unido jamias será vencido!
O Brasil é dos brasileiros!”
Jose Afonso
22 de setembro, 2025 | 13:20Sem ódio, xingamentos ou bandeira dos EUA ou de Israel. Parabéns a todos que foram protestar por um país melhor. Sem anistia e sem PEC da blindagem. Lugar de político bandido é respondendo processo, segundo as leis processuais, ou na cadeia.”
Leitor
22 de setembro, 2025 | 12:52Quer dizer que o Bolsonarista de Ipatinga é a favor da Pec da Pilantragem ou Bandidagem. Pq será que o Bolsonarismo se agarra a isso hein ?”
Olharcritico
22 de setembro, 2025 | 11:04Porque as fotos dos milhares de petistas, sempre são mostradas de perto, nunca panorâmica? Medo de mostrar que ao redor esta vazio. Ridiculos.”
Inacio
22 de setembro, 2025 | 09:06"Petista nem sabe falar direito vem passar vergonha em um jornal, e a respeito das manifestações, foi um fiasco, parem de esconder a verdade kkkkkkkkkkk "”
Pedro Magalhães
22 de setembro, 2025 | 09:00Não a PEC da " blindagem ", espero que os senadores que representam o povo de Minas Gerais venham manifestar seu voto e indignação sobre a PEC.”
Mariane Torres
22 de setembro, 2025 | 08:11O comentário do José , abaixo, é o típico exemplo da dissonância cogninitiva que atinge determinadas pessoas envolvidas nessa polarização política chata. Ele finge desconhecer as alegações discutidas no processo que envolve a trama golpista. Vive numa realidade tão paralela que apenas replica a narrativa dos que queriam se manter no poder, à revelia da maioria da vontade popular. Se tiver preguiça de ler todo o processo, José, leia apenas a parte do processo que fala do "Punhal verde e amarelo".”
Jose
22 de setembro, 2025 | 07:44Golpe de Taubaté:
- sem armas
- sem Exército
- sem liderança
- sem Congresso
- com Bíblias e Terços
- com idosos e crianças
- sem apoio internacional
- Bolsonaro estava fora do país
- Lula já comandava as Forças Armadas
Que raio de golpe é esse?
Os ditadores de hoje, eram os anistiados de 79. Explodiram quarteis, assaltaram bancos, assassinaram militares, sequestraram embaixadores, diziam estar lutando contra militares para a volta da democracia, estavam lutando é para tomar posse dos cofres públicos. Além de anistiados mesmo sendo terroristas, recebem bolsa ditadura. Todos eles envolvidos em inquéritos da PF por roubo de verbas públicas.
Ninguém nestas manifestações e nem os artistas pagos com fortunas para participarem protestaram contra o roubo de mais de 6 bilhões dos aposentados e deficientes.”
Comentarista
22 de setembro, 2025 | 07:36Sr. Diógenes,
Achei de voce pautou de forma neutra e inteligente.É difícil, no pais polarizado,escrever qualquer coisa sem se denunciar se esquerda ou direita.No seu comentário percebe se de forma velada sua orientação partidária.Mas você conseguiu expressar como um cidadão de forma neutra.parabens ótimo comentário sem paixão.”
José Carlos
22 de setembro, 2025 | 05:16Tamanho de manifestações contra PEC da Blindagem e anistia assusta bolsonaristas. Desde ontem eles estão em tudo quanto é grupos de WhatsApp, redes sociais falando "meus dúzia". Repetem isso sem parar, igual a zumbis.”
John
22 de setembro, 2025 | 04:47Brasil acima de tudo, não devemos depender totalmente de outros países, devemos diversificar nossa economia e pautar em assuntos de interesse do povo como segurança,saúde, educação e tecnologia, chega de lero-lero.”
Analista
22 de setembro, 2025 | 04:35Este país não tem mais solução PEC pra sustentar bandido de Gravatá.”
Inacio
21 de setembro, 2025 | 22:20Kkkkkkkkkkk Cadê os milhares tinha só gatos pingados mostra a verdade”
B2@
21 de setembro, 2025 | 21:37Kkk, Mura, alguém está mobilizado contra poitica suja. Quanto ao mensalão, já foi....quem vive de passado é museu!”
Diogenes
21 de setembro, 2025 | 21:25??Eis aqui a "sabedoria" do nosso pais: em vez de construir uma nação, construímos a próxima eleição. O projeto de país é uma miragem, e a virtude dos líderes é trocada por uma distribuição de esmolas que mal disfarça a falta de um plano real.
?Bolsa-gás, energia "de graça"... Tudo isso é o banquete para o gado, um anestésico para manter a massa quieta. E é por isso que a virtude do trabalho é trocada pela conveniência do auxílio.
?Conheço uma mulher que acorda ao meio-dia, mantida por um auxílio de R$ 1.200,00 do governo. Enquanto ela dorme, o país desperdiça sua energia. E o governo, que deveria iluminar o caminho, apenas nos afunda na escuridão.
?Estamos à deriva, e se talvez parassemos para procurar por um homem honesto e começasse a procurar por um país honesto, um país que olhe para si mesmo no espelho e enfrente a sua própria hipocrisia.”
Nelore
21 de setembro, 2025 | 21:02Caríssima Mura, que conversa para boi dormir, hein?”
Show
21 de setembro, 2025 | 20:45Ainda bem que não fui para assistir os shows, dizem que estava lotado.show de graça é osso.”
Mura
21 de setembro, 2025 | 20:31Porque essa turma não saiu as ruas gritando contra o mensalão e o petrolao..que fizeram muito mal ao país desviando dinheiro público. Dinheiro da educação, da saúde, do desenvolvimento do pais... infraestrutura...etc. Hoje mesmo num barzinho vi vários jovens falando que não gostam de trabalhar....vivem da mesada dos pais. ...mas dinheiro pra boteco.....esse país está todo errado... ninguém quer estudar, trabalhar e ficam vestindo viseiras e nem sabem o que falam....triste nação...podia ser do primeiro mundo....mas talvez de quarto ou quinto mundo.”