USIMINAS ESTÁGIO 728X90

16 de outubro, de 2025 | 07:20

Diocese afirma que investiga padre flagrado com noiva de fiel em casa paroquial

Em áudio, padre se defende e afirma que "ela só queria tomar um banho"

Reprodução de vídeo
Flagrante foi feito pelo noivo da jovem, que estava acompanhado de familiares e testemunhas, escândalo foi gravado e divulgado nas mídias sociais; família é agora denunciada na polícia pelo vazamento das imagens Flagrante foi feito pelo noivo da jovem, que estava acompanhado de familiares e testemunhas, escândalo foi gravado e divulgado nas mídias sociais; família é agora denunciada na polícia pelo vazamento das imagens

A Diocese de Diamantino, no estado de Mato Grosso, anunciou nesta quarta-feira que abriu procedimento para investigar a conduta de um padre identificado como Luciano Braga Simplício que aparece em um vídeo, no momento em que foi flagrado com a noiva de um fiel em uma casa paroquial na cidade de Nova Maringá, no interior de estado.

Simplício é responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida do município, que fica a cerca de 400 quilômetros da capital Cuiabá. A cidade tem aproximadamente 6 mil habitantes, conforme dados do IBGE e o caso repercutiu depois do flagra que teve o vídeo vazado na internet. O próprio noivo traído (na companhia do pai e de outras pessoas), fez o flagrante, gravado em vídeo.

Na gravação, o padre aparece apenas de bermuda sendo confrontado pelo noivo da mulher e pelo sogro, que a procuram pela casa paroquial e um deles chega a arrombar duas portas usando um banco de madeira. Já no fim do vídeo, a noiva é encontrada no banheiro da casa paroquial, escondida embaixo da pia e vestindo um pijama baby doll. A jovem era auxiliar da igreja.

Em nota, a Diocese de Diamantino, que administra a igreja em Nova Maringá, informou estar ciente do escândalo que se formou a partir do vídeo. A diocese ressaltou, por meio de nota, que "todas as medidas canônicas previstas já estão sendo devidamente tomadas" acerca do ocorrido, "tendo em vista o bem da Igreja e do povo de Deus".

Conforme o Código de Direito Canônico, padres devem viver em celibato, sem relações afetivas ou sexuais. A violação desse dever é considerada grave e pode gerar punições que vão de advertência à suspensão ou até à "demissão".

Queixa na polícia
A Polícia Civil do Mato Grosso informou que um inquérito foi instaurado na Delegacia de São José do Rio Claro para apurar o caso, após um familiar da mulher registrar boletim de ocorrência devido à "divulgação indevida de imagens". Segundo a polícia, a jovem tem 21 anos, e as investigações estão em fase inicial.

Padre alega que 'Não teve nada'
Em um áudio publicado pelo padre acusado, ele afirma que fazia uma caridade, pois a fiel o pediu para usar o quarto externo da casa paroquial para tomar banho e trocar de roupa, pois teria "atuado de manhã" na paróquia.

O religioso disse que não negou o pedido, e a mulher chegou a brincar que, então, dormiria no local, já que estava sozinha visto que o noivo tinha viajado.

Quanto ao fato de a jovem ter sido escondida com roupa íntima de dormir debaixo da pia, o padre afirma que a jovem ficou com medo que fossem assaltantes batendo à porta. “Ela não queria ser vista, porque já foi assaltada uma vez e ficou com medo", justificou o padre no áudio.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Religioso

16 de outubro, 2025 | 09:25

“Ouvir dizer que padre não gosta "daquilo". O noivo pode ficar tranquilo.”

Gildázio Garcia Vitor

16 de outubro, 2025 | 09:21

“"Gênesis 3:6". O versículo mais lindo e significativo de todo o Livro Sagrado do Povo Hebreu, aquele que foi escolhido por Javé.
Se nem Adão e Eva-ou seria Eva e Adão, só não pode falar rápido-, obedeceram ao Criador, por que a Igreja insiste em manter este Cânone, Instituído a partir do século XI e confirmado pelo Concílio de Trento (1545-1563)?
Semelhante ao Matrimônio, um dos sete Sacramentos, tão bem cantado pelo Raulzito em "Medo da Chuva".”

Amo Ser Católico

16 de outubro, 2025 | 08:32

“Um sacerdote, independentemente da sua falibilidade humana, ocupa uma posição de liderança moral e espiritual na comunidade. Ele é um representante da Igreja e um guia para os fiéis. A quebra de confiança, seja ela real ou percebida (por ele estar em uma situação imprópria na casa paroquial, sem camisa, com a noiva de um fiel), é o dano mais imediato e grave. A ética ministerial exige um padrão de conduta que evite a "aparência do mal" (1 Tessalonicenses 5:22) para proteger a credibilidade do ministério e a fé dos outros.
O caso, se provado, é uma triste falha humana e ministerial que exige ser tratada com rigor na justiça eclesiástica, mas com misericórdia no coração cristão. É ético e sensato que a Diocese investigue a fundo, com o objetivo de proteger a verdade, a Igreja, o ministério e as pessoas envolvidas. Não se justifica o erro, mas se busca o perdão e a correção, lembrando que a missão de Jesus era transformar os pecadores em discípulos, e a Igreja tem o dever de guiar todos, inclusive seus líderes, nesse caminho.”

Paulo

16 de outubro, 2025 | 08:32

“Chifre paroquial é o primeiro que vejo...”

Nem

16 de outubro, 2025 | 08:29

“"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". Mateus 26:41”

Como no Passado

16 de outubro, 2025 | 08:11

“No passado, no mundo inteiro toda a sujeira produzida na igreja católica era varrida para debaixo do tapete e ninguém se atrevia a falar no assunto porque todos tinham medo da praga que o padre poderia jogar sobre que ousasse a desafiar. Será que agora no século 21 vai ser diferente? Claro que estes incovenientes não são regras e sim, pouquíssimas exceções, porque a maioria absoluta dos fiéis católicos são pessoas sérias, honestas e comprometidas com a fé cristã.”

Passada!

16 de outubro, 2025 | 07:44

“Kkkkkk. Depois reclamam que estão perdendo fieis. "ela teria 'atuado de manhã' na paróquia". E que atuação ein, padre?”

Envie seu Comentário